Modelagem Matemática no Ensino Fundamental (página 6)
Considerações finais
O trabalho de modelagem, nos possibilita expressar situações concretas utilizando na prática a linguagem matemática além de desenvolver o raciocínio lógico-matemático, a criatividade e a capacidade de analisar situações matemáticas .
Além disso a relação professor-aluno é maior e mais abrangente dando assim, condições de despertar a motivação, o interesse pelo próprio conteúdo. Com base nisso, a modelagem matemática pode vir a ajudar a superar as dificuldades no ensino, pois através da construção e da prática é possível responder a pergunta que tanto se faz em relação à Matemática; Porque tenho que aprender isso? Tornando assim a aprendizagem agradável e coerente. Segundo CALDEIRA (1992):
"O que é importante acentuar é que os conceitos aparecem da necessidade e não são impostos sem nenhum sentido de ser. Talvez essa seja a principal característica da dinâmica deste trabalho." (Apud Arthur Gonçalves; p. 11).
Assim, analisando os resultados obtidos pelos dois grupos, concluímos que a aprendizagem através do modelo foi maior e mais visível, porém há situações a serem observadas na modelagem, como já citamos. É necessário ter um conhecimento abrangente sobre o assunto, ter um modelo adequado à série trabalhada e um conhecimento prévio do assunto em que se está trabalhando, para assim poder corresponder às expectativas às quais são propostas pela modelagem matemática. Porém a modelagem é sem dúvida a alternativa para a matemática concreta
BIBLIOGRAFIA
BIEMBENGUT, Maria Salett, HEIN, Nelson. Modelagem Matemática no ensino. São Paulo: Contexto, 2000.
D' AMBRÓSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. Campinas: Papirus, 1996.
FIDELIS, Reginaldo. "Contribuições da modelagem matemática para o pensamento reflexivo: um estudo".
www.uel.br/cce/pos/mecem/dissertac.(03/04/07).
LEAL, Simone. "Modelação Matemática uma proposta metodológica para o curso de Economia".
www.eps.ufsc.br/disserta99/leal.(22/04/07).
LUDKE, M.; ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MACHADO, Arthur Gonçalves Junior; OLIVEIRA, Adilsom do Espírito Santos: "Modelagem como caminho para fazer matemática na sala de aula".
www.ufpa.br/npadc/gemm/documentos/docs.(02/09/2007).
Melo, Eduardo: Matriz e Rede de Restrição: uma proposta inicial de aplicação na fase de concepção de jogos eletrônicos
www.sbc.org.br/bibliotecadigital/download.php 20/05/2007
SILVA, André Gustavo Oliveira. "Modelagem Matemática: uma perspectiva voltada para a Educação".
www.uel.br/cce/pos/mecem/pdf.(08/05/07)
Clique aqui para avaliar este artigo
![]() |
||
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106






























