Você está em Artigos

Modelagem Matemática no Ensino Fundamental (página 5)

Pontos positivos e negativos na aplicação da Modelagem Matemática como alternativa em sala de aula.

A partir do momento que iniciamos a nossa pesquisa foi possível analisarmos que a modelagem matemática embora seja uma tendência ainda muito nova e pouco aplicada, ela traz consigo pontos positivos e negativos.

Segundo BLUN (1989). Em relação ao processo de modelagem matemática, alguns obstáculos têm sido evidenciados no que se refere à teoria construída a partir das experiências e das próprias ações pedagógicas (apud Arthur Gonçalves, p.05).


- Pontos Negativos

1. O tempo que o professor dispõe em sala de aula para a realização das atividades. Uma vez que o professor trabalhando com um modelo ele gasta muito mais tempo do que dispõe;

2.  O excesso no número de aluno, que acaba não dando condições para que o professor execute a modelagem de forma positiva, pois é no momento da construção do modelo que o aluno passa a ver vários pontos interessantes, até então por ele desconhecido e é esse o momento do professor estar abrangendo a possibilidade de interação entre vários conteúdos e mostrar ao aluno que isso faz parte do seu cotidiano;

3.  A falta de capacitação do próprio professor em estar utilizando esta tendência.
 

- Pontos Positivos

1.  A possibilidade real da aprendizagem da matemática e da sua aplicação, a partir da interação com a realidade;

2.  O aluno como pesquisador;

3.  A interação entre professor e aluno por meio de pesquisa.

Analise dos resultados

A analise da nossa pesquisa partiu das avaliações realizadas pelos dois grupos pesquisados. No primeiro grupo, por ser um trabalho em sala de aula e bem tradicional onde utilizamos somente o livro didático, houve uma grande dificuldade para concluir a pesquisa, pois embora tenha sido um tempo curto, houve evasão, pois os alunos não são obrigados a estarem presentes uma vez que eles são voluntários.

A partir desse ponto, acreditamos que um grande vilão das notas abaixo da média em sua maioria, pode ser sim as aulas monótonas, sem atrativos e sem uma interação com a realidade desse aluno e que embora esteja presente, sua concentração é totalmente ausente.

Nomeamos estes alunos como A, B, C e D. Na avaliação aplicada a esse grupo temos 5 questões entre identificação e classificação de figuras geométricas, construção usando ângulos, perímetros e área.
 
Em relação à avaliação, o aluno A conseguiu identificar 2 das 5 figuras e classificou todas, construiu as figuras pedidas, não conseguiu encontrar o perímetro pedido e encontrou a área. O aluno B não conseguir resolver nenhuma das atividades apresentadas. O aluno C identificou 4 figuras e classificou 5, construiu as figuras pedidas, encontrou o perímetro e encontrou a área. O aluno D identificou 2 figuras e classificou apenas 1, conseguiu fazer apenas uma das construções, não conseguiu encontrar o perímetro e nem a área.

O tempo gasto para a realização dessa avaliação foi de 1 hora e 10 minutos para os alunos A e C e de 1hora e 30 minutos para os alunos B e D e concluímos que os resultados foram muito abaixo do esperado, já que as atividades apresentadas na avaliação foram trabalhadas em sala de aula.

No grupo da modelagem não tivemos problemas em relação à evasão, todos os alunos convidados foram até o final. Nesse grupo foi possível ver uma grande interação entre os alunos e entre o assunto trabalhado.

Depois de realizarmos a pesquisa como já descrevemos, avaliamos também este grupo. A avaliação nesse grupo foi elaborada baseada no trabalho de construção que eles realizaram. Ela foi formulada com 5 questões em relação a perímetro, figura geométrica, ângulos e área.

Chamamos estes alunos de A, E, I, O e U. Nesse grupo todos os cinco alunos conseguiram realizar as atividades. Os alunos A, E e O realizaram a atividade em torno de 25 minutos, enquanto os alunos I e U utilizaram um pouco mais de tempo em torno de 45 minutos.

Podemos ver que neste grupo a aprendizagem foi muito maior e os resultados foram excelentes, embora haja sim dificuldades por parte dos alunos deste grupo, a aprendizagem do conteúdo foi visível, pois todos se empenharam em pesquisar no modelo a eles dado, e aplicar os conteúdos discutidos em sala.

Anterior   Próxima

Voltar para a primeira página deste artigo


Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106
Como referenciar: "Modelagem Matemática no Ensino Fundamental" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 26/10/2025 às 10:23. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/modelagem/index.php?pagina=4