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Música e Educação: Contribuições da Prática Musical para o Processo de Formação do Indivíduo em Ambiente Escolar (página 9)
Conclusões
O ser natural da espécie humana, que nasce em sociedade e nela se desenvolve, passa por um "processo de humanização" que transforma em bio-sócio-cultural o que, inicialmente, era apenas biológico. O ser humano quando alcança uma existência pautada em valores positivos que dignificam seu meio, seus semelhantes e o próprio indivíduo humaniza-se, pois o homem se faz interagindo com a realidade, transformando-a e transformando-se.
A música encontra-se presente na realidade do homem, em suas diferentes etapas de vida, difundindo ideias, valores, conceitos com diferentes estéticas; enquanto arte, sublimando emoções, ressignificando experiências e expressando o "eu"; enquanto ferramenta pedagógica, articulando pensamentos (domínio dos símbolos) e sentimentos (experiências), propiciando o exercício da espontaneidade, da criatividade, do desenvolvimento e da formação de valores sociais. Poeticamente podemos vê-la no poema abaixo como um rio que banha de forma peculiar o espaço entre o indivíduo e o coletivo:
Eis que no árido espaço
De nossa aparente separação
Um rio sonoro começa a correr
O barco da criatividade nele navega
Nos banhamos de água mágica
Mudamos o rio e o rio nos muda
A sede de sermos quem somos
Se sacia com a escuta
Histórias que o rio traz
Para a fome, esperança
Para o medo, confiança
Sementes da flor do desejo
Desejo de renovar
Transformar e transcender
Alquimia de sonho em realidade
Novos sons, um novo olhar
Toco a sua felicidade
E o rio corre em mim
Em busca do oceano
Princípio e fim da existência
Cantamos juntos, o rio que somos
("O Rio", Carlos Amaral)
Na medida em que a Música interfere na dinâmica entre indivíduo e coletivo também recebe e é influenciada por estes, unindo-os em movimento dialético apontado por Severino. No poema acima, a Música mata a sede do "ser mais", possibilitando ver e perceber o mundo de outro modo, com novas perspectivas, florescendo assim, a renovação, a transformação e o desejo de transcendência.
Ao voltar para o microcosmo da escola, concluímos que o fazer-musical consiste em importante ferramenta pedagógica na medida em que aumenta a gama perceptual e as possibilidades de expressão, criação, reflexão e fruição do educando. Nas palavras de Keith Swanwick, (2003) a Música "realiza um trabalho especial, a fim de que palavras ou imagens visuais sejam menos satisfatórias ou, frequentemente, impossíveis" (p. 23). Além disso de maneira metafórica consiste em plena ressignificação, através da composição, análise e apreciação musical, garantindo ao jovem a possibilidade da reexistência crítica e de ver o mundo de maneira diferente, para pensar coisas novas.
De todo o exposto, ao mesmo tempo em que torna-se evidente o potencial que a música disponibiliza para a formação do ser humano, aponta-se para a importância do papel dos educadores musicais nesse diálogo formativo. Elemento fundamental para o ato de mediar - esclarecer com qualidade e responsabilidade na educação "com" os jovens, proporcionando-lhes oportunidades de expressão, possibilidades de escolhas e de criações, na medida em que conduz professor e alunos, em seus respectivos processos de humanização, buscando a dignidade existencial que lhes proporcionam "serem mais".
O ser natural da espécie humana, que nasce em sociedade e nela se desenvolve, passa por um "processo de humanização" que transforma em bio-sócio-cultural o que, inicialmente, era apenas biológico. O ser humano quando alcança uma existência pautada em valores positivos que dignificam seu meio, seus semelhantes e o próprio indivíduo humaniza-se, pois o homem se faz interagindo com a realidade, transformando-a e transformando-se.
A música encontra-se presente na realidade do homem, em suas diferentes etapas de vida, difundindo ideias, valores, conceitos com diferentes estéticas; enquanto arte, sublimando emoções, ressignificando experiências e expressando o "eu"; enquanto ferramenta pedagógica, articulando pensamentos (domínio dos símbolos) e sentimentos (experiências), propiciando o exercício da espontaneidade, da criatividade, do desenvolvimento e da formação de valores sociais. Poeticamente podemos vê-la no poema abaixo como um rio que banha de forma peculiar o espaço entre o indivíduo e o coletivo:
Eis que no árido espaço
De nossa aparente separação
Um rio sonoro começa a correr
O barco da criatividade nele navega
Nos banhamos de água mágica
Mudamos o rio e o rio nos muda
A sede de sermos quem somos
Se sacia com a escuta
Histórias que o rio traz
Para a fome, esperança
Para o medo, confiança
Sementes da flor do desejo
Desejo de renovar
Transformar e transcender
Alquimia de sonho em realidade
Novos sons, um novo olhar
Toco a sua felicidade
E o rio corre em mim
Em busca do oceano
Princípio e fim da existência
Cantamos juntos, o rio que somos
("O Rio", Carlos Amaral)
Na medida em que a Música interfere na dinâmica entre indivíduo e coletivo também recebe e é influenciada por estes, unindo-os em movimento dialético apontado por Severino. No poema acima, a Música mata a sede do "ser mais", possibilitando ver e perceber o mundo de outro modo, com novas perspectivas, florescendo assim, a renovação, a transformação e o desejo de transcendência.
Ao voltar para o microcosmo da escola, concluímos que o fazer-musical consiste em importante ferramenta pedagógica na medida em que aumenta a gama perceptual e as possibilidades de expressão, criação, reflexão e fruição do educando. Nas palavras de Keith Swanwick, (2003) a Música "realiza um trabalho especial, a fim de que palavras ou imagens visuais sejam menos satisfatórias ou, frequentemente, impossíveis" (p. 23). Além disso de maneira metafórica consiste em plena ressignificação, através da composição, análise e apreciação musical, garantindo ao jovem a possibilidade da reexistência crítica e de ver o mundo de maneira diferente, para pensar coisas novas.
De todo o exposto, ao mesmo tempo em que torna-se evidente o potencial que a música disponibiliza para a formação do ser humano, aponta-se para a importância do papel dos educadores musicais nesse diálogo formativo. Elemento fundamental para o ato de mediar - esclarecer com qualidade e responsabilidade na educação "com" os jovens, proporcionando-lhes oportunidades de expressão, possibilidades de escolhas e de criações, na medida em que conduz professor e alunos, em seus respectivos processos de humanização, buscando a dignidade existencial que lhes proporcionam "serem mais".
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Como referenciar: " Música e Educação: Contribuições da Prática Musical para o Processo de Formação do Indivíduo em Ambiente Escolar" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 22/10/2025 às 04:44. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/musica_educacao_contribuicoes/?pagina=8