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Música e Educação: Contribuições da Prática Musical para o Processo de Formação do Indivíduo em Ambiente Escolar (página 8)

No modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick a composição, a apreciação e a performance, representadas respectivamente por suas iniciais C,A e P são grafados sem parênteses por serem considerados tópicos centrais pelo próprio autor. Já a literatura (literature studies) e as habilidades técnicas (skill), são compreendidas como necessárias, mas não permitem o contato direto com a música, tidas por assim dizer, como ferramentas/suportes para a construção do discurso musical. Por Swanwick e França:

O modelo carrega uma visão filosófica sobre educação musical, enfatizando o que é central e o que é periférico (embora necessário) para o desenvolvimento musical dos alunos. Implícito no modelo há uma hierarquia de valores e objetivos, na qual a vivência holística, intuitiva e estética nas três modalidades centrais deve ser priorizada (SWANWICK e FRANÇA, 2002, p. 18).
 
Diferentemente de um estudo musical especializado, onde a performance instrumental constitui-se a principal referência de engajamento e realização da Música, a educação musical presente no cotidiano escolar deve apoiar-se na composição, na apreciação e na performance, tidas como "processos fundamentais da música enquanto fenômeno e experiência". Segundo Swanwick e França, "cada uma delas, envolve diferentes procedimentos e produtos, conduzindo a insights particulares em relação ao funcionamento das ideias musicais" (SWANWICK; FRANÇA, 2002, p. 8)
   
Para o autor o ato de compor consiste em organizar um material sonoro, de forma criativa e expressiva, independente do grau de complexidade do objeto musical produzido. Por apreciação entende-se a maneira pela qual entramos em contato com o repertório musical criado pela humanidade em sua trajetória histórica, colocando-se em estado de contemplação a fim de concentrar-se no todo da experiência estética. A função da performance consiste em comunicar e ser o mediador entre a peça musical e o ouvinte. A análise de partituras, de performances, estudos históricos e toda a literatura sobre música em suas diferentes ramificações e intersecções, constituem o que Swanwick chama de literatura. Por fim, as habilidades técnicas (skill), capacitam a execução musical através de estudos técnicos, da familiaridade com a notação musical e da capacidade de tocar em grupo.
     
Ainda segundo Swanwick (2003), o valor principal da atividade de composição no ensino musical está no discernimento advindo dessa forma particular e direta de relacionar-se com a Música tratando, por princípio pedagógico, a linguagem musical como discurso simbólico. Outros dois princípios de sua pedagogia consistem em considerar o discurso prévio dos alunos, usando-os como base das decisões tomadas na construção/expressão de suas próprias criações,  buscando sempre a fluência musical, que consiste na "habilidade auditiva de imaginar a música, associada à habilidade de controlar um instrumento (ou a voz)" (p. 69).

Essa forma de composição pauta-se no potencial criativo, mas não se limita a ele, ao subjetivo ou à satisfação interna; direciona-se para o externo expressando desejos, opiniões e pensamentos, constituindo-se como a interação entre homem-meio para, num segundo momento, possibilitar a interação meio-homem. Ao mesmo tempo em que fixa conceitos musicais não se detém apenas a esse quesito teórico, mas os emprega de forma sábia e criativa com o objetivo final de obter êxito como discurso musical nas diferentes combinações subjetivas entre desejos e pensamentos, e nas múltiplas combinações objetivas entre comunicação, criação e intervenção política, artística, social e cultural. Nas palavras do autor:

A composição é, portanto, uma necessidade educacional, não uma atividade opcional para ser desenvolvida quando o tempo permite. Ela dá ao aluno uma oportunidade para trazer suas próprias ideias à microcultura da sala de aula, fundindo a educação formal com tendências musicais dos alunos, mas também, até certo ponto, de seus mundos social e pessoal (SWANWICK, 2003, p. 68).
    
Mais adiante Swanwick (op cit) refere-se à performance e à apreciação:

Tanto a composição quanto a performance, tomadas como atividades educacionais isoladas, nos limitam àquilo que podemos tocar ou cantar. Se a educação musical formal existe para contribuir para o discurso musical atual e contextualizado, ela precisa oferecer mais do que isso. Também no mundo fora das salas de aula há a "conversação" do pensamento musical de outras épocas e lugares, gravado e em performances ao vivo. O acesso a essa literatura deve também ser parte da experiência dos alunos na educação formal. Compor, tocar e apreciar: cada atividade tem sua parte a desempenhar. Dessa forma, as diferenças individuais dos alunos podem ser respeitadas (ibidem).

Ao referir-se ao músico-educador Hans-Joachim Koellreutter, Brito (2003) também apresenta a concepção de Música como "um sistema de signos"; linguagem essa que "organiza, intencionalmente, os signos sonoros e o silêncio, no continuum espaço-tempo", baseadas na composição e na improvisação (p. 26).

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Como referenciar: " Música e Educação: Contribuições da Prática Musical para o Processo de Formação do Indivíduo em Ambiente Escolar" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 21/10/2025 às 19:35. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/musica_educacao_contribuicoes/?pagina=7