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Música e Educação: Contribuições da Prática Musical para o Processo de Formação do Indivíduo em Ambiente Escolar (página 7)
Indo além da lógica e do pensamento rotineiro, dominando procedimentos libertadores e otimizando funções cognitivas e criativas, a vivência musical que se pretende na educação não diz respeito exatamente ao exercício de obras caracterizadamente belas, assinaladamente bem-feitas, mas sim a todas as que motivam o indivíduo a romper pensamentos pré-fixados, movendo-o à projeção de sentimentos, auxiliando-o no desenvolvimento e no equilíbrio de sua vida afetiva, intelectual e social, contribuindo para sua condição de ser pensante (SEKEFF, 2002, p. 118).
Além do desenvolvimento da criatividade, reforçamos que o exercício da composição musical possibilita o ensino e a fixação de conceitos e proporciona ao aluno compositor a possibilidade de tomar decisões musicais, estéticas e culturais valendo-se, para isso, também de sua razão. Em seguida a autora infere:
Considerando que as limitações do trabalho pedagógico decorrem da complexidade da psique humana e dos obstáculos próprios ao processo de amadurecimento e que o educando no processo de seu desenvolvimento tem de se apropriar dos resultados de milhares de anos de evolução cultural, cabe viabilizar na educação as múltiplas possibilidades oferecidas pela música.
Como o processo de aprendizagem se subordina à razão que motiva a busca de conhecimento; como o desejo de saber se associa, entre outros, ao desejo de sublimar, movimento pulsional dirigido para objetos socialmente valorizados, como a atividade artística e a investigação intelectual; como o ato de aprender pressupõe uma relação com outra pessoa ou com alguma figura simbolicamente transmissora do saber; e, por último, como o educando pensa com sua mente e seu desejo, a prática musical se revela valiosa nesse processo, porquanto nada nela é gratuito, tudo é significante, especialmente se se tem em mente, como prega a teoria junguiana, que não é perfeição, mas totalidade, o que se espera do indivíduo (no caso, do educando) (idem, p. 83-84).
Para Sekeff, educar é um processo comunicativo e "toda comunicação envolve conflito, poder, ideologia, negociação" emergindo a necessidade do jovem "lidar com esses valores com competência e autonomia" (idem, p. 120).
Ao questionar-se sobre por que temos Música nas escolas, Schafer (1991) debruça-se no poder da Arte, temido pelos regimes totalitários, que "transporta os homens de um estado vegetativo para uma vida vibrante", apontando posteriormente para a ideia de que a Música seja "uma expressão idealizada das energias vitais e do próprio Universo". Por outro lado, liberta a arte musical de muitas "desculpas" advindas de um "complexo de culpa cultural" de pessoas "não musicais" que, por não conseguirem expulsarem a Música, são forçadas a justificar a sua presença nos currículos sem compreenderem sua verdadeira sua importância formativa. Segundo o autor:
A música existe para que possamos sentir o eco do Universo, vibrando através de nós. Para captar essas vibrações, precisamos de uma música arrojada - estimuladora da mente, heurística, imaginativa -, uma música na qual mente e corpo se unam em ações de autodisciplina e descoberta. Justificar a música fundamentalmente em bases que não sejam de sua importância para a estimulação e coordenação intelectual, muscular e nervosa leva a problemas que só podem ser resolvidos a longo prazo, por meios não musicais (SCHAFER, 1991, p. 295).
Assim, a Música enquanto elemento educacional, nos moldes até agora considerados, fundamenta-se por si, na prática de um fazer musical pautado em valores que dignificam o humano cultural que se sobrepõe ao humano biológico em seu processo de humanização, através da comunicação e da criação, unindo os homens através do diálogo, tendo como lastro a composição musical. Não é nossa intenção definir aqui fórmulas pedagógicas para serem aplicadas em sala de aula e sim, refletir sobre a forma do fazer musical enquanto parte importante do sistema educacional mediador. Por isso nos questionamos: quais princípios devem reger a prática musical escolar, particularmente para os adolescentes?
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Como referenciar: " Música e Educação: Contribuições da Prática Musical para o Processo de Formação do Indivíduo em Ambiente Escolar" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 21/10/2025 às 11:42. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/musica_educacao_contribuicoes/?pagina=6