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Música e Educação: Contribuições da Prática Musical para o Processo de Formação do Indivíduo em Ambiente Escolar (página 6)
O antropólogo Allan Merriam (1964) estabelece uma diferença terminológica entre "usos" e "funções" da Música, já que o uso da música pode determinar sua função, mesmo que, originalmente, a música não tenha sido elaborada com a finalidade de tal uso. Segundo o autor:
Ao observar usos da música, o aluno tenta aumentar diretamente o seu conhecimento factual; ao avaliar funções ele tenta aumentar indiretamente o seu conhecimento factual por meio da compreensão mais profunda da importância do fenômeno que ele estuda (MERRIAM, 1964, p. 219 - tradução nossa) .
No décimo primeiro capítulo (Uses and Functions) de seu estudo The Anthropology of Music (op cit), Merrian estabeleceu dez categorias para as "funções sociais da Música":
1) Função de expressão emocional
2) Função do prazer estético
3) Função de divertimento entretenimento
4) Função de comunicação
5) Função de representação simbólica
6) Função de reação física (comportamento)
7) Função de impor conformidade às normas sociais
8) Função de validação das instituições sociais e dos rituais religiosos
9) Função de contribuição para a continuidade e estabilidade da cultura
10) Função de contribuição para a integração da sociedade
O uso da Música com fins pedagógicos nos leva também ao questionamento de sua função na Educação. As funções sociais da música, segundo Merriam (idem), serviram como um marco de referência para se pensar a inserção da Música no contexto escolar observando a inter-relação entre cultura, indivíduo e sociedade.
Swanwick (2003) propõe uma prática pedagógica musical que transporte os sons do estado de signos para o patamar de símbolos proporcionando "mais liberdade de articulação e mais oportunidade para a invenção? (p. 48). Para o autor, a Música é uma linguagem e a educação musical tem como forte meta o desenvolvimento de habilidades criativas e a construção de conhecimento, o que aponta para uma opção por funções musicais transformadoras e criadoras de cultura. Por Swanwick:
Agora podemos voltar mais criticamente à lista de Merriam sobre as funções da música. Expressão emocional, prazer estético (como quer que seja definido), comunicação e representação simbólica, todas devem cair na órbita das formas simbólicas. Isso quer dizer que, de certo modo, elas podem envolver elementos do que Piaget chama representação interna, a manipulação de imagens, a produção de relações entre essas imagens, a criação e desenvolvimento de vocabulários, compartilhados e a negociação e troca de ideias com outros. Dentro de cada uma dessas "funções" existe, certamente, um componente reprodutivo, mas, existe, também, a possibilidade de realinhamento metafórico. Essas funções simbólicas têm potencial tanto para a transmissão como para a transformação cultural.
Em contrapartida, alguns dos itens da lista de Merriam tendem a estar vinculados a sistemas mais ou menos fechados de signos. O propósito destes é apoiar a reprodução cultural: reforçando a conformidade com normas sociais, validando instituições sociais, apoiando rituais religiosos, fazendo uma contribuição para a continuidade e estabilidade da cultura e para a integração da sociedade. Esses contextos funcionais não tendem a criar ou encorajar a exploração metafórica. Parece, portanto, inapropriado confinar a educação musical a essas funções, embora possam ser importantes em certos setores sociais, a menos que exista realmente algum "espaço" para o discurso real. E de fato pode existir, mas em situações indesejadas. (p. 49)
Ao observar usos da música, o aluno tenta aumentar diretamente o seu conhecimento factual; ao avaliar funções ele tenta aumentar indiretamente o seu conhecimento factual por meio da compreensão mais profunda da importância do fenômeno que ele estuda (MERRIAM, 1964, p. 219 - tradução nossa) .
No décimo primeiro capítulo (Uses and Functions) de seu estudo The Anthropology of Music (op cit), Merrian estabeleceu dez categorias para as "funções sociais da Música":
1) Função de expressão emocional
2) Função do prazer estético
3) Função de divertimento entretenimento
4) Função de comunicação
5) Função de representação simbólica
6) Função de reação física (comportamento)
7) Função de impor conformidade às normas sociais
8) Função de validação das instituições sociais e dos rituais religiosos
9) Função de contribuição para a continuidade e estabilidade da cultura
10) Função de contribuição para a integração da sociedade
O uso da Música com fins pedagógicos nos leva também ao questionamento de sua função na Educação. As funções sociais da música, segundo Merriam (idem), serviram como um marco de referência para se pensar a inserção da Música no contexto escolar observando a inter-relação entre cultura, indivíduo e sociedade.
Swanwick (2003) propõe uma prática pedagógica musical que transporte os sons do estado de signos para o patamar de símbolos proporcionando "mais liberdade de articulação e mais oportunidade para a invenção? (p. 48). Para o autor, a Música é uma linguagem e a educação musical tem como forte meta o desenvolvimento de habilidades criativas e a construção de conhecimento, o que aponta para uma opção por funções musicais transformadoras e criadoras de cultura. Por Swanwick:
Agora podemos voltar mais criticamente à lista de Merriam sobre as funções da música. Expressão emocional, prazer estético (como quer que seja definido), comunicação e representação simbólica, todas devem cair na órbita das formas simbólicas. Isso quer dizer que, de certo modo, elas podem envolver elementos do que Piaget chama representação interna, a manipulação de imagens, a produção de relações entre essas imagens, a criação e desenvolvimento de vocabulários, compartilhados e a negociação e troca de ideias com outros. Dentro de cada uma dessas "funções" existe, certamente, um componente reprodutivo, mas, existe, também, a possibilidade de realinhamento metafórico. Essas funções simbólicas têm potencial tanto para a transmissão como para a transformação cultural.
Em contrapartida, alguns dos itens da lista de Merriam tendem a estar vinculados a sistemas mais ou menos fechados de signos. O propósito destes é apoiar a reprodução cultural: reforçando a conformidade com normas sociais, validando instituições sociais, apoiando rituais religiosos, fazendo uma contribuição para a continuidade e estabilidade da cultura e para a integração da sociedade. Esses contextos funcionais não tendem a criar ou encorajar a exploração metafórica. Parece, portanto, inapropriado confinar a educação musical a essas funções, embora possam ser importantes em certos setores sociais, a menos que exista realmente algum "espaço" para o discurso real. E de fato pode existir, mas em situações indesejadas. (p. 49)
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Como referenciar: " Música e Educação: Contribuições da Prática Musical para o Processo de Formação do Indivíduo em Ambiente Escolar" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 21/10/2025 às 02:02. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/musica_educacao_contribuicoes/?pagina=5