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As Novas Tecnologias como Instrumentos de Aprendizagens dos Conteúdos Escolares (página 3)


2. Objetivos

2.1 Objetivo Geral

Os objetivos do projeto é aproximar os alunos aos novos recursos tecnológicos, ensiná-los a fazerem bom uso deles e através dessas tecnologias trabalhar os conteúdos das disciplinas de forma interativa e prática.

2.2 Objetivos Específicos

Dinamizar o ensino, buscando inserir as novas tecnologias no âmbito escolar;
Introduzir os computadores na vida escolar das crianças;
Estimular a mente da criança com o uso das tecnologias;
Promover aulas mais criativas, motivadoras e dinâmicas;
Oportunizar ao professor diferentes formas e recursos de melhorar o ensino;
Aumentar a qualidade de ensino e consequentemente a aprendizagem;
Expandir o acesso a informação.

IV. ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS

Os recursos tecnológicos devem ser utilizados como mais uma ferramenta na construção de conhecimentos. Através deste projeto os professores devem reconhecer que estão gerando autonomia e facilitando a aprendizagem.

O conhecimento prévio sobre as novas tecnologias abre um leque de oportunidades, facilitando a transmissão dos saberes de professor para aluno que podem ser desenvolvidos em várias áreas do ensino com crianças de 3º ano. As tecnologias inseridas em sala de aula despertam no aluno a curiosidade estimulando o desenvolvimento cognitivo para uma melhora na aprendizagem.

Em Computadores encontramos aplicativos básicos para editar textos, softwares de apresentação (PowerPoint) e recursos na internet em tempo real como mapas atualizados e notícias do mundo todo.

Envolver os alunos em métodos atuais como laboratórios de informática e apresentações em multimídia, programas ou jogos educativos com áudio e vídeo, auxilia na aprendizagem dos conteúdos das disciplinas de forma rápida e prática. Lembrando que o professor deve ser mediador na aproximação das crianças com as TICs (tecnologias da informação e comunicação), ensinando-as a fazerem bom uso delas.

Para melhor eficácia do trabalho de inclusão das tecnologias no interior das escolas, devem ser adotadas algumas atitudes e métodos em relação às práticas pedagógicas já desenvolvidas:

1. Analisar o comportamento dos alunos, a fim de detectar as dificuldades no decorrer da realização do projeto.

2. Separar pequenos grupos de alunos que tenham dificuldades semelhantes, promovendo melhor interação entre eles e facilitando o trabalho do professor.

3. Os gestores devem avaliar se os professores estão conseguindo atender os alunos com eficiência, caso contrário, é necessária a atuação de auxiliares de informática.

4. Promover a conscientização da comunidade escolar, promovendo palestras no interior da escola com professores, pais e alunos.

Ao fim dos estudos sobre as tecnologias podemos através de exposição de objetos utilizados na escola antigamente e os novos da atualidade e fazer uma comparação de como a tecnologia hoje em dia está muito avançada. Podemos trabalhar a aprendizagem sobre a tecnologia através de cartazes com textos, recortes de jornais e revistas sobre o assunto, produzidos pelos alunos.

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Como referenciar: "As Novas Tecnologias como Instrumentos de Aprendizagens dos Conteúdos Escolares" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 25/04/2024 às 20:57. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/novas_tecnologias/index.php?pagina=2