Um Estudo Sobre o Conhecimento do Sistema de Numeração Decimal: Um Olhar Sobre os Descritores do Gestar I (página 4)
3.2 Universo de análise
O estudo foi realizado na rede municipal por hoje ser responsável por 79,35% das matriculas da rede publica no ensino fundamental e 91,90% quando a relação é da (1ª à 4ª série) do Ensino Fundamental na Bahia, isto é, o poder público municipal assumindo a responsabilidade , como prevê a Lei de Diretrizes e Bases (LDB). (Bahia, 2006).
O local escolhido para a pesquisa foi a rede Municipal de Ilhéus, que em 2006, na 5ª série, atendeu uma clientela de 2629 alunos matriculados, sendo 1770 na Zona urbana e 859 na Zona rural .(Ilhéus,2006).
Ainda, conforme a Secretaria de Educação de Ilhéus, em 2005 a movimentação e rendimento para um total de 1954 alunos matriculados na 5ª série do Ensino Fundamental, em porcentagem foram de: 28,58 de abandono; 9,76 transferência e 74,08 de aprovação na zona urbana, 62,29 na zona rural e uma reprovação de 25,92 na zona urbana e 37,71 na zona rural.
3.3 População e amostra
Dentro da Rede Municipal de Educação de Ilhéus, o estudo se restringiu aos alunos da 5ª série do Instituto Municipal de Ensino Eusinio Lavigne na cidade de Ilhéus, composta por uma população de 411 alunos, distribuídos em 12 turma. A amostra foi construída por duas turmas a 5ª A com 34 alunos e a 5ª E com 21 alunos, selecionados de forma intencional para observar a influência da idade, entre as turmas, como um fator de análise.
3.4 Forma de coleta dos dados
Os dados foram coletados através de teste de avaliação escrita, contendo 21 questões fechadas (Anexo 1). A organização e elaboração da avaliação estão baseadas nos Descritores de habilidades de números e operações do GESTAR I.
O procedimento adotado na coleta de dados foi o mesmo utilizado pelo GESTAR para avaliação Diagnóstica. Duas ou mais questões apresentadas em vários tipos de linguagem, como textos, ilustrações, gráficos, esquemas, tabelas, sobre um determinado descritor servem de referencia para determinar esse domínio. Para elaborar este instrumento foram utilizadas questões de avaliações de provas diagnóstica do GESTAR I, questões do Livro de Apoio Atividade de Aprendizagem AAA do GESTAR I e questões correlatas desenvolvidas no Programa por Formadores e Cursistas. No nosso instrumento em série de três questões, 1,2 e3 corresponde ao descritor 1; 4,5 e6 ao descritor dois e assim sucessivamente, contemplamos os sete descritores.
Com isso, pretende-se perceber como os alunos estão interpretando as situações propostas, como as estão resolvendo, mostrando assim que habilidades conseguiram desenvolver, ao longo da aprendizagem. (Guia Geral Gestar I, p. 48. 2002)
3.5 Formas de tratamentos dos dados
Os dados receberam tratamentos qualitativos e quantitativos, sendo utilizada a estatística para interpretá-los, com representação em tabelas e gráficos.
CAPITULO IV
ANÁLISE DOS RESULTADOS
4.1 Apresentação dos resultados
Os resultados foram analisados de forma individual e por média, comparando relações entre os descritores, números de acertos absolutos, relativos e percentuais. Objetivando obter um panorama das distribuições dos descritores organizamos a tabela 4, para garantirmos o anonimato, os alunos serão identificados por letra e números.
![]() |
![]() |
|
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106