Um Estudo Sobre o Conhecimento do Sistema de Numeração Decimal: Um Olhar Sobre os Descritores do Gestar I (página 6)
5.0 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Este trabalho teve como objetivo evidenciar e reunir dados que pudessem produzir indicadores para subsidiar discussões dentro e fora das escolas e que levem os participantes dessa discussão, corpo docente, corpo discente, comunidade, governantes a pensar e a traçar uma educação com qualidade superando os entraves e de gerar uma política educacional verdadeira. Isto significa pautar o trabalho nas necessidades pedagógica, econômica, financeira e estrutural, em que o aluno seja o centro e o que permear, seja para criar condições no potencial do seu processo de aprendizagem e que o professor, na condição de mediador desse processo tenha condições favoráveis para desenvolver um ensino profícuo.
Ainda, no campo do ensino e aprendizagem da matemática, podemos focar a metodologia como um ponto de diferenciação dentro do processo. Para Bruner (apud, Moreira, 2004) "O que é relevante em um uma matéria de ensino é sua estrutura, suas idéias e relações fundamentais". Nosso trabalho foi pautado na resolução de problemas e segundo Bruner (apud, Moreira, 2004):
"A condição básica para ativar a exploração de alternativas, em uma tarefa, é ter um nível ótimo de incerteza". Curiosidade é uma resposta à ambigüidade. Rotinas esclerosadas provocam pouca ou nenhuma exploração; rotinas por demais incertas despertam confusão e angústia, reduzindo a tendência a explorar. Uma vez iniciada a exploração, sua manutenção exige que os benefícios das alternativas exploradas excedam os riscos envolvidos. Aprender qualquer coisa com auxílio de um instrutor, desde que o ensino seja eficiente, deverá implicar menos perigo ou sacrifício que faze-lo por conta própria, ou seja, as conseqüências dos erros, ao explorar falsas alternativas, devem ser abrandadas em um regime de instrução, e os resultados a obter, nas alternativas corretas, correspondentemente aumentadas.
Dar direção consciente à exploração baseia-se em duas considerações interdependentes: o sentido da meta de uma tarefa e o conhecimento da importância de verificação, em resumo, o objetivo da tarefa precisa ser conhecido, com alguma aproximação, e a verificação das alternativas deverá sempre informa a posição com referência ao citado objeto.
Quanto à metodologia empregada, de acordo com a teoria de Gagné, (apud, Moreira, 2004), "qualquer habilidade intelectual pode ser analisada em termos de habilidades mais simples que necessitem ser combinadas para produzir sua aprendizagem".
Sem o propósito de ser um estudo conclusivo, porém, um instrumento que possa polinizar para brotar a necessidade de rever o ensino do Sistema de numeração como um fator de barreira para o desenvolvimento do aluno no bloco de números e operações e consequentemente nas resoluções de problema.
6.0 REFRENCIAS BIBLIOGRAFICAS
BAHIA, Secretaria da Educação. Perfil da Educação na Bahia 2005. Salvador: Secretaria de Educação, 2006.
BIANCHINI,Edwaldo e PACCOLA, Herval. Sistemas de numeração ao longo da história. São Paulo : Moderna, 1997.
BORDEUAUX, Ana Lúcia. et al.Matemática na vida na escola: 4ª. Série. Rio de Janeiro: Editora do Brasil, 2003.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF,1998. 3v.
BRASIL, Ministério de Educação/Fundescola. Manual de operacionalização e monitoramento do Programa Gestão de Aprendizagem Escolar . GESTAR. Brasília: SEF, 2000/2002.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais (5ª a 8ª séries) : Matemática. Brasília : MEC / SEF, 1998. 148 p.
BRASIL. Ministério da Educação.Saeb Matemática 4ª Série. Brasília : MEC/SEF, 2001 e 2003. p. 34.
FUNDESCOLA . Fundo de Fortalecimento da Escola. Programa de Gestão da Aprendizagem Escolar . Gestar 1 . Guia Geral. Brasília:SEF, 2004.
http://www.inep.gov.br/pisa, obtido em 03, janeiro. 2007 01:15:27
http://www.numaboa.com.br/informatica/oicilis/assemblert/texto/binhexport.php no Google obtido em 12, março. 2006, 00:04:00 GMT.
ILHÉUS, Secretaria Municipal de Educação. Setor de Matricula e Estatística. Ilhéus. BA, 2006.
IMENES, Luiz Márcio e LELLIS, Marcelo. Matemática paratodos: 5ª série, 3ª ciclo. São Paulo: Scipione, 2002.
KAMII, Constance. A criança e o número: implicações educacionais da teoria de Piaget para a atuação junto a escolares de 4 a 6 anos. Tradução: Regina A. de Assis. 17. ed. Campinas, SP: Papirus, 1993.
KAMII, Constance; HOUSMAN, Leslie Baker. Crianças pequenas reinventam a aritmética: implicações da teoria de Piaget. Trad. Cristina Monteriro. 2. ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.
MOREIRA, Marco Antonio. Teorias de Aprendizagem. 2. ed. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 2004.
NASCIMENTO, Dinalva Melo do. Metodologia do trabalho cientifico: teoria e prática. Rio de Janeiro: Forense, 2005.
RANGEL, Ana Cristina Souza. Educação Matemática e a construção do número pela criança: uma experiência em diferentes contexto sócio-econômico. Porto Alegre : Artes Médicas, 1992.
SAVIANI, D. Pedagogia histórica - crítica: primeiras aproximações. 3. ed. São Paulo, cortez, 1992.
SCHIILEMANN, Analúcia e CARRAHER, David W. (org.) A compreensão de Conceitos aritméticos: Ensino e pesquisa. Campinas, SP : Papirus, 1998.
VERGNAUD, G. A Trama dos campos conceitos na construção dos conhecimentos. Revista do GEEMPA, Porto Alegre, nº 4, julho 1996, p. 6-19.
Clique aqui para avaliar este artigo
![]() |
||
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106