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Um Estudo Sobre o Conhecimento do Sistema de Numeração Decimal: Um Olhar Sobre os Descritores do Gestar I (página 6)

5.0 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este trabalho teve como objetivo evidenciar e reunir dados que pudessem produzir indicadores para subsidiar discussões dentro e fora das escolas e que levem os participantes dessa discussão, corpo docente, corpo discente, comunidade, governantes a pensar e a traçar uma educação com qualidade superando os entraves e de gerar uma política educacional verdadeira. Isto significa pautar o trabalho nas necessidades pedagógica, econômica, financeira e estrutural, em que o aluno seja o centro e o que permear, seja para criar condições no potencial do seu processo de aprendizagem e que o professor, na condição de mediador desse processo tenha condições favoráveis para desenvolver um ensino profícuo.

Ainda, no campo do ensino e aprendizagem da matemática, podemos focar a metodologia como um ponto de diferenciação dentro do processo. Para Bruner (apud, Moreira, 2004) "O que é relevante em um uma matéria de ensino é sua estrutura, suas idéias e relações fundamentais". Nosso trabalho foi pautado na resolução de problemas e segundo Bruner (apud, Moreira, 2004):

"A condição básica para ativar a exploração de alternativas, em uma tarefa, é ter um nível ótimo de incerteza". Curiosidade é uma resposta à ambigüidade. Rotinas esclerosadas provocam pouca ou nenhuma exploração; rotinas por demais incertas despertam confusão e angústia, reduzindo a tendência a explorar. Uma vez iniciada a exploração, sua manutenção exige que os benefícios das alternativas exploradas excedam os riscos envolvidos. Aprender qualquer coisa com auxílio de um instrutor, desde que o ensino seja eficiente, deverá implicar menos perigo ou sacrifício que faze-lo por conta própria, ou seja, as conseqüências dos erros, ao explorar falsas alternativas, devem ser abrandadas em um regime de instrução, e os resultados a obter, nas alternativas corretas, correspondentemente aumentadas.

Dar direção consciente à exploração baseia-se em duas considerações interdependentes: o sentido da meta de uma tarefa e o conhecimento da importância de verificação, em resumo, o objetivo da tarefa precisa ser conhecido, com alguma aproximação, e a verificação das alternativas deverá sempre informa a posição com referência ao citado objeto.

Quanto à metodologia empregada, de acordo com a teoria de Gagné, (apud, Moreira, 2004), "qualquer habilidade intelectual pode ser analisada em termos de habilidades mais simples que necessitem ser combinadas para produzir sua aprendizagem".        

Sem o propósito de ser um estudo conclusivo, porém, um instrumento que possa polinizar para brotar a necessidade de rever o ensino do Sistema de numeração como um fator de barreira para o desenvolvimento do aluno no bloco de números e operações e consequentemente nas resoluções de problema.

6.0 REFRENCIAS BIBLIOGRAFICAS

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Como referenciar: "Um Estudo Sobre o Conhecimento do Sistema de Numeração Decimal: Um Olhar Sobre os Descritores do Gestar I" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 21/10/2025 às 14:57. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/numeracaodecimal/?pagina=5