Você está em Artigos

O Aprimoramento das Novas Tecnologias no Ensino Superior (página 5)

Tendo como ponto de partida os fatores internos e externos que diretamente constituem-se desafios, para que as novas tecnologias sejam efetivadas na prática educativa, tem-se que dar especial atenção a todos os principais envolvidos nesse processo que vem avanço numa velocidade que muitos não conseguem acompanhar.  O que implica pensar em uma nova concepção de educação de ensino e de aprendizagem. Isto significa assumir uma formação de professores que supere o modelo tradicional. http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinppIII/html/Trabalhos2/Iracy_de_Sousa_Santos.pdf


Segundo Branson (1990 apud CANDAU, 1998) "é o paradigma baseado em tecnologia, que representa um processo interativo centrado no aluno" e em todos que necessitam de conhecimento através das tecnologias. Fazer com que as aulas se tornem interessante introduzindo tecnologias novas faz com que os alunos participem cada vez mais e melhor no processo de ensino, cabe ao professor descobrir suas habilidades e assim explorá-las no decorrer das aulas, mostrar aos alunos que eles podem mostrar seus potenciais através das redes sociais bem como o professor também pode usar a rede a seu favor cabe a cada um criar estratégias e colocá-la em pratica. Muitas vezes sabemos que o professor não gosta de usar as tecnologias em suas aulas, mas tem que rever esse conceito, pois as tecnologias estão ai e fazer uso delas e de grande valia par um aprendizado de qualidade, "uma vez que hoje a criança já nasce fazendo uso da tecnologia"(comentário meu).

Vale ressaltar aqui que o professor para ensinar tem que realmente está preparado para tal, ou seja, tem que ser conhecedor do que quer transmitir então não se atualizar não será possível uma aula de boa qualidade, como se pode verificar na citação abaixo, além da atualização o ambiente para uso tecnológico tem que ter boas condições de uso para professores e aluno desenvolverem bem sues projetos e aulas.

Lembrando que o conhecimento se constrói juntos e com a troca de experiência é muito importante para a qualidade das aulas, valorizando o conhecimento trazido pelo aluno faz parte do processo.

Nesta concepção, é necessário que exista um ambiente em condições tecnológicas favoráveis, para que o aluno desenvolva projetos individuais, receba orientação, assista às aulas, participe de discussões, faça avaliações, interaja com os colegas e professores, seja incentivado para o trabalho independente e cooperativo no sentido de internalizar e sistematizar as informações para criar conhecimento que podem ser aplicadas de maneira significativa e crítica, capaz de desmistificar o uso das tecnologias no sentido mercadológico e utilizá-lo em um projeto condizente com a realidade. http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinppIII/html/Trabalhos2/Iracy_de_Sousa_Santos.pdf.


Formar professores para atuar nesta perspectiva inclui parâmetros que favoreça esta mudança de postura frente à utilização das novas tecnologias, seja em formação inicial, continuada ou permanente, propostos pela instituição e a diversidade de fontes e informações contextuais, mudança imediata do papel do professor que deverá tornar-se um mediador e facilitador para divulgar o conhecimento, o aluno deve assumir seu papel ativo, no processo de aprendizagem em relação às novas tecnologias, preocupação constante em correlacionar teoria e prática, esta aberta ao uso de inovações busca constante de auto aperfeiçoamento, considerando o trabalho pedagógico cooperativo e, trabalhar com projetos interdisciplinares que posso inserir as novas tecnologias em seus projetos fica mais fácil o acesso a todos com essas novas ferramentas no pedagógico.

O processo de formação aos docentes supõe uma competência técnica que não se desvincula da realidade e permite interagir-nos diferentes aspectos da tarefa docente, estabelecendo a mediação entre o pedagógico, e o cultural, que como diz Levy (2000, p. 79), "o professor torna-se o ponto de referência para orientar seus alunos no processo individualizado de aquisição de conhecimentos e, ao mesmo tempo, oferece oportunidades para o desenvolvimento do processo de construção coletiva do saber através da aprendizagem corporativa". Sua competência deve deslocar-se, no sentido de incentivar a aprendizagem e o pensamento, sua atividade será centrada no acompanhamento e na gestão da aprendizagem. http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinppIII/html/Trabalhos2/Iracy_de_Sousa_Santos.pdf.

Observa- se que hoje o grande desafio para os professores assumirem uma nova ação docente mediada pela tecnologia reside no fato de lidarem com alunos os quais já possuem conhecimentos tecnologicamente avançados e acesso ao universo de informações em múltiplos espaços virtuais e outros que se encontra em plena exclusão tecnológica, sem oportunidade de vivenciar e aprender nesta nova realidade.

Considerando que a instituição de ensino pode e deve trabalhar um currículo flexível, utilizando diferentes meios para desenvolver a ação educativa e neste caso as novas tecnologias, o professor é o profissional que vai auxiliar na orientação, utilização, aplicação e avaliação crítica das "inovações" em sentido amplo, sem perder de vista a necessidade para mediar à construção do conhecimento em uma sociedade informatizada, sempre valorizando toda e qualquer informação trazida pelo aluno no âmbito escolar.

A interação dos professores e alunos, em uma nova ação docente, mediada pela tecnologia permite participar de um processo amplo de troca de conhecimentos entre, professor, alunos, comunidade e outros profissionais, sempre de forma crítica e reflexiva, diante desta nova realidade que avança muito rápido, muitas vezes não se consegue acompanhar essa velocidade.

Anterior   Próxima

Voltar para a primeira página deste artigo


Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106
Como referenciar: "O Aprimoramento das Novas Tecnologias no Ensino Superior" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 14/10/2025 às 22:01. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/o_aprimoramento_das_novas_tecnologias/?pagina=4