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O Aprimoramento das Novas Tecnologias no Ensino Superior (página 6)
CONSIDERAÇÕES FINAIS
De acordo com as discussões presente nesse artigo pode-se verificar que a aplicação das novas tecnologias nas salas de aula é conveniente, porém parte do ponto de que há a necessidade de se implantar uma estrutura adequada para que o investimento não se perca, depende de políticas publicas para que ocorra sem prejuízo para ambas partes.
Fica bem evidente que os professores precisam de preparo adequado, que muitas vezes não ocorre. Não adianta impor o uso de computadores, meios impressos, DVDs entre outros, se o professor que deveria transmitir conhecimentos não está preparado e capacitado par usar essas novas ferramentas no ensino.
Conformes os autores afirmam que o uso de tecnologia nas instituições é conveniente, mas para se alcançar um resultado satisfatório há de ser bem aplicado, porém em determinado momento não ocorre por diversos motivos que foram discutidos no decorrer desse artigo.
Sabe-se que, a Internet proporciona novas possibilidades e ações tanto no campo educacional como no social, configurando-se como um espaço de comunicação bem avançados, do qual nada é excluído, nem o bem, nem o mal, nem suas múltiplas definições, diz Lemos (2010), onde as distâncias culturais podem manter ligações cotidianas de comunicação, ficando claro que cada vez mais ocorre um distanciamento e simples assimilação de seu acolhimento muitas vezes individualizado com a implementação das novas tecnologias.
O estudante, em contato com essas novas ferramentas tecnológicas, tem possibilidades de articular as experiências com o novo e trocar experiências adquirindo conhecimentos novos e assim poder dividir o aprendizado com todos envolvidos no processo. O ponto primordial nesse trabalho não foi pontuar especificamente esta ou aquela tecnologia, mas refletir sobre a utilização da mesma na instituição de ensino e seus impactos, também, para o professor e aluno que fazem parte deste processo, uma vez que o avanço tecnológico é muito rápido e cabe aos professores se atualizar para fazer parte dessa nova maneira de aprendizado, sempre se capacitando para tal função.
Contudo deve-se entender por informação qualquer comunicação ou transmissão de notícia ainda mais num mundo globalizado que muda a todo o momento. Conhecer é explorar, é buscar com mais vigor, ir fundo, além do superficial, é se inteirar realmente do assunto e assim poder discutir tudo e qualquer assunto sem o constrangimento de não esta atualizado nas novas tecnologias.
O conhecimento decorre do uso da informação e atualização, sendo a informação processada de acordo com o seu significado, permitindo identificar e definir melhor a atuação para interagir com as novas ferramentas, assim construir o aprendizados juntos, ou seja, todos devem estar inseridos no processo de aprendizagem juntos com as novas tecnologias, uma vez que se deve lembrar que o professor e a peça fundamental para que esse avanço ocorra de forma adequada e consciente na Educação, para que seu uso seja feito realmente em prol da aprendizagem, sempre fazendo uso de tudo e de todo conhecimento que tiver ao alcance do professor, lembrando que o mesmo sempre tem que estar em formação e assim poder ser um mediador atualizado sempre com as novas tecnologias.
Fica bem evidente que os professores precisam de preparo adequado, que muitas vezes não ocorre. Não adianta impor o uso de computadores, meios impressos, DVDs entre outros, se o professor que deveria transmitir conhecimentos não está preparado e capacitado par usar essas novas ferramentas no ensino.
Conformes os autores afirmam que o uso de tecnologia nas instituições é conveniente, mas para se alcançar um resultado satisfatório há de ser bem aplicado, porém em determinado momento não ocorre por diversos motivos que foram discutidos no decorrer desse artigo.
Sabe-se que, a Internet proporciona novas possibilidades e ações tanto no campo educacional como no social, configurando-se como um espaço de comunicação bem avançados, do qual nada é excluído, nem o bem, nem o mal, nem suas múltiplas definições, diz Lemos (2010), onde as distâncias culturais podem manter ligações cotidianas de comunicação, ficando claro que cada vez mais ocorre um distanciamento e simples assimilação de seu acolhimento muitas vezes individualizado com a implementação das novas tecnologias.
O estudante, em contato com essas novas ferramentas tecnológicas, tem possibilidades de articular as experiências com o novo e trocar experiências adquirindo conhecimentos novos e assim poder dividir o aprendizado com todos envolvidos no processo. O ponto primordial nesse trabalho não foi pontuar especificamente esta ou aquela tecnologia, mas refletir sobre a utilização da mesma na instituição de ensino e seus impactos, também, para o professor e aluno que fazem parte deste processo, uma vez que o avanço tecnológico é muito rápido e cabe aos professores se atualizar para fazer parte dessa nova maneira de aprendizado, sempre se capacitando para tal função.
Contudo deve-se entender por informação qualquer comunicação ou transmissão de notícia ainda mais num mundo globalizado que muda a todo o momento. Conhecer é explorar, é buscar com mais vigor, ir fundo, além do superficial, é se inteirar realmente do assunto e assim poder discutir tudo e qualquer assunto sem o constrangimento de não esta atualizado nas novas tecnologias.
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Como referenciar: "O Aprimoramento das Novas Tecnologias no Ensino Superior" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 15/10/2025 às 04:16. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/o_aprimoramento_das_novas_tecnologias/?pagina=5