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O Aprimoramento das Novas Tecnologias no Ensino Superior (página 3)


A inserção de novas tecnologias na sala de aula promove a abertura de um novo mundo às crianças e jovens. O uso de recursos importantes como a televisão, computador conectado à internet, lousa digital, fará com que aumente as oportunidades de se obter conhecimento sobre os mais variados assuntos (DELACÔTE apud DELORS, 2005).

"Sendo assim, o professor deve ser um conhecedor da causa, já que é inadmissível um ensino de qualidade se o mediador não tem conhecimento do que deve ser feito. A disciplina Educomunicação é relativamente nova na grade curricular. O homem criou inúmeras fontes culturais, mas quase nada foi dito sobre como o professor ensina. Não se descobriu, por exemplo, o que os professores sabem sobre o que eles sabem, ou sobre como e por que ensinam da forma como ensinam. A experiência prática dos professores, sejam iniciantes ou experientes, assume um papel importante (SHULMAN, 1987 apud BETTI; BETTI, 1996)".

A tecnologia na educação almeja uma amplitude maior que envolva novas formas de ensinar e de aprender inerentes com a discussão da sociedade do conhecimento, caracterizada pelos princípios da diversidade, da integração e da complexidade. O uso da tecnologia propicia às pessoas de diferentes idades, classes sociais e regiões acesso à informação e vivência de conteúdos. Para tanto, os profissionais devem ter a competência pedagógica para implicar estratégias eficientes sem perder de vista o foco educacional. (TECNOLOGIA..., 2002).[...] Sendo muito importante o professor junto com a instituição integrar as tecnologias em sua metodologia e assim fazer as adequações necessárias em seu currículo[...].

Num mundo globalizado, objetos como computadores, televisão, telefax, celular e outros permitem conhecer novos horizontes, conhecer culturas e línguas, mercados e regimes de governo, permitem modificar signos e realidades que nos são apresentadas.

IANNI, 2001, ressalta que:

Dessa forma, é imprescindível que o sistema educacional se envolva com essas tecnologias de forma a criar novas formas de se ensinar. Dessa maneira cabe ao professor adequar e se aprimorar dessas novas tecnologias para ministrar suas aulas nos dias atuais. A tecnologia, em sua acepção, deve inovar. Na escola, proporcionar o conhecimento inovando. Segundo Hancock (apud DELORS, 2005), é inúmeras tecnologias a serem usadas. Cabe ao sistema educacional apresentá-las aos mediadores a fim de que o resultado seja satisfatório.  http://publicacoes.fatea.br/index.php/eccom/article/viewFile/243/202.

De acordo com a citação acima não podemos deixar de falar sobre o sistema educacional, o mesmo tem que fazer algumas capacitações e assim inserir o professor no mundo das tecnologias, por algum motivo o professor não se atualizou pode ser por falta de tempo ou outro motivo que não se sabe então cabe ao sistema dar esse subsídio ao professor e assim o mesmo poderá fazer uso dessas novas tecnologias em suas aulas fazendo as modificações necessárias em seu planejamento e colocá-las em praticas. Lembrando que os alunos hoje chegam a escola e/ou faculdades já bem familiarizado com essas novas tecnologias enquanto que o professor muitas vezes não tem acesso a nenhuma dessas tecnologias, conforme mencionado  por vários motivos não se atualizou.

A Declaração Mundial sobre a Educação para todos (UNESCO, 1990) afirma que "ao lado de suportes utilizados tradicionalmente, vale a pena explorar o potencial que oferecem as bibliotecas, a televisão, o rádio e os outros meios de informação para atender às necessidades educacionais fundamentais de todos".

Assim, pode-se definir que o processo de inserção de tecnologias nas instituições de ensino é recente. Alguns autores afirmam que essa inserção ocorreu no período Pós-Segunda Guerra Mundial quando a rádio educativa apareceu pela primeira vez. No entanto, a descendência mais coerente partiu da obra: Técnicas modernas a serviço de uma educação planejada, publicada pela UNESCO em 1967. Nesta, atribuem-se aos meios tecnológicos, funções importantes que implicam o ato no ato de educar em sentido estrito, que é transmitir conceitos sejam eles quais forem (HANCOCK, apud DELORS, 2005).

Hoje, a informação está disponível em vários lugares, sob diversas formas. Essa nova sociedade passou, então, a exigir muito mais dos alunos. Hoje, não basta ser o "melhor", é necessário que o aluno aprenda em um ritmo acelerado e de uma forma mais ampla a respeito de diversas áreas do conhecimento, então se tem que se aprimorar e se aperfeiçoar muito rápido porque as informações antes eram limitadas agora com avanço das novas tecnologias as informações chegam sem o professor esperar e o mesmo tem que estar preparado para sanar as duvida de seus alunos e assim construir um aprendizado de qualidade. http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/VI.encontro.2010/GT.17/GT_17_03_2010.pdf

Sabe-se que hoje existem novas formas de ensinar é aprender, então cabe ao professor buscar um aperfeiçoamento e ampliar seu conhecimento bem como estar sempre se informando de tudo e de todas as modernidades principalmente das novas tecnologias.

Cabem às instituições de ensino buscar novas formos e adequar o ensino a essa novas tecnologias, ensinar de maneira nova e assim atrair o aluno para ampliar seus conhecimentos Segundo Pierre Lévy (1993) o conhecimento poderia ser apresentado de três formas diferentes: a oral, a escrita e a digital. Então professor tem por obrigação fazer uso dessas maneiras de ensinar incorporando em suas aulas o que Lévy cita e assim preparar melhor seus alunos em relação ao conhecimento.

Por fim na revisão bibliográfica os autores afirmam que o uso de tecnologia nas instituições de ensino é pertinente, mas para se alcançar um resultado satisfatório há de ser bem aplicado e muito bem utilizado através de uma boa formação, como foi dito anteriormente terá que haver uma formação adequada aos professores que farão uso dessas novas tecnologias.

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Como referenciar: "O Aprimoramento das Novas Tecnologias no Ensino Superior" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 28/04/2024 às 22:56. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/o_aprimoramento_das_novas_tecnologias/index.php?pagina=2