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O Aprimoramento das Novas Tecnologias no Ensino Superior (página 4)

METODOLOGIA

Para a elaboração desse trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica em jornais, revistas, livros, leis, sites da internet que falam do assunto.  Neste sentido, este artigo traz uma reflexão teórica e critica a respeito das novas tecnologias e sua aplicabilidade nos dias atuais.

Verifica-se que a instituição de ensino está efetivando a utilização muitas vezes por na saber utilizá-la e assim dificulta o trabalho dos professores, sendo que se tem que saber lidar com essas nos tecnologias, proporcionando uma capacitação não somente aos professores, mas também aos funcionários e assim fazer a inserção de todos os envolvida os no processo de ensino.

Considera-se que o avanço técnico no que se refere às redes sociais e de computadores, mostra uma realidade que se impõe na sociedade e na instituição de ensino, cobrando que a integre no processo educacional as novas tecnologias, fazendo uso dessa ferramenta em sala e em prol de uma aprendizagem de qualidade e assim integrar a todos no processo de inserção as tecnologias.

Percebe-se uma grande dificuldade para a instituição de ensino mudanças que vão desde o inicio da educação, de aprendizagem e de formação de professores, até a definição de políticas públicas que possam garantir e apropriação destas ferramentas em uma perspectiva crítica e reflexiva que venha a somar aprimoramento e seu uso em sala de aula e no dia a dia dos estudantes bem como de todos os envolvidos no processo de aprendizagem.

De acordo com as pesquisas ao exposto, é necessário conscientizar e informar que exigem análise e reflexão e aprimoramento sobre como a instituição de ensino poderá programar, em seu contexto, as novas tecnologias sem perder de vista os seguintes pontos, processo de democratização e acesso às novas tecnologias para todos que necessitam dessa ferramenta na instituição de ensino, na formação de professores e alunos que serão usuários dessas novas tecnologias para fins educativos, e assim ampliar seu conhecimento e atualizar-se no mundo tecnológico.

Para verificar-se posição, afirma-se que a não existência de recursos suficientes para equipar as instituições de ensino de acordo com padrões que seja desejável, colocá-las em condições desfavoráveis e, consequentemente, em desigualdade em termos de oportunidade de acesso à informação e ao conhecimento que as tecnologias podem proporcionar e assim fazer parte da formação dos professores para que os mesmos sejam divulgador do conhecimento.

Cabe ressaltar que existem casos de instituições de ensino bem equipadas de novas tecnologias e continuam a ensinar como sempre ensinavam,muitas vezes deixam um amontoado de equipamento se perdendo, levando-nos a acreditar que a questão não é apenas financeira, embora se perceba discordância entre os gestores e governantes que impõem novas regras todos os dias e muitas vezes não é possível acompanha a modernidade com tanta rapidez, visto que os investimentos mais intensos vão para as instituições privadas, ficando a escola pública em desvantagem em relação às demais, pois não tem condições de manter atualizadas as tecnologias, uma vez que requer um grande investimento o qual muitas vezes não chegam às contas das instituições de ensino e as mesmas tem que contar com contribuições das APMs (ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES), já que a velocidade e avanço dessas tecnologias ocorrem muito rápido e verifica-se que não há uma capacitação adequada a todos que terão acesso a esses materiais, como dito antes.

Sobre a utilização das tecnologias em contextos educativos é sempre importante levar em conta o conhecimento prévio dos alunos e apoiado em razões relacionadas com a modernização e o aumento da produtividade, em que as tecnologias da informação e comunicação propiciam um maior número de pessoas atendidas e assim fazer chegar o acesso a todos sem distinção.

Pode se lembrar de que existe também uma insegurança por parte dos professores, de não serem substituídos pela máquina e assim ser descartado ou não ser mais o principal detentor do conhecimento como a princípio, mas por outros professores, mais bem preparados, abertos à inovação, sem complexo para a utilização destas novas ferramentas, e com competências específicas para tirar proveito delas, colocando-as, sobretudo, a serviço da aprendizagem.

Nesse sentido, afirma Macedo (2000, p. 42): "a tecnologia não como artefato técnico, mas como uma construção social, dialética em sua própria natureza".

Entender as tecnologias nesta perspectiva é fazer uso dela não como acessório, mas também como objeto de conhecimento e instrumento necessário ao trabalho pedagógico para facilitar, diversificar e melhorar o nível de aprendizagem é muito importante para desenvolver uma boa transmissão dos conhecimentos e assim fazer a aula ser mais interessante, obtendo a atenção dos alunos para o conteúdo abordado.

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Como referenciar: "O Aprimoramento das Novas Tecnologias no Ensino Superior" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 15/05/2024 às 01:53. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/o_aprimoramento_das_novas_tecnologias/index.php?pagina=3