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O Lúdico e o Papel do Jogo na Aprendizagem Infantil (página 3)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A pesquisa possibilitou educar nosso olhar para a prática educativa envolvendo o jogo. Não basta o professor somente ter a noção de que se faz necessário o jogo na educação das crianças, deixando-as a jogar. É importante criar situações de incentivo ao jogo, fazendo com que estas identifiquem e reflitam sobre o processo de ensino aprendizagem que o jogo pode proporcionar.

De acordo com Kishimoto (1999, p. 11):
                                      
  (...) o jogo e a criança caminham juntos desde o momento em que se fixa a imagem da criança como um ser que brinca. Portadora de uma especificidade que se expressa pelo ato lúdico, a criança carrega consigo as brincadeiras que se perpetuam e se renovam a cada geração.

Ainda complementando a fala Santos et al. (2010, p. 104) esclarece que "a brincadeira é a atividade mais nobre da infância", e recusar o seu papel na escola é talvez renegar a nossa própria história de aprendizagem.

A brincadeira é inerente à infância, desde o tempo dos nossos pais, avôs e bisavôs, ela existe. Acreditamos que devemos resgatar um pouco das brincadeiras do nosso passado afim de que possamos alicerçar o futuro das nossas crianças.

Desta forma esperamos que todos os adultos inseridos no contexto das instituições educativas sensibilizem-se e compreendam a importância do jogo e da brincadeira, para e pela as crianças.


REFERÊNCIAS

EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella. FORMAN, George. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artmed, 1999.

FANTIN, M. No mundo da brincadeira: jogo, brinquedo e cultura na Educação Escolar: Cidade Futura, 2000.

KISHIMOTO, Tizuko, Morchida et. al. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 1999.

LEVIN, E. A infância em cena: constituição do sujeito e desenvolvimento psicomotor. Petrópolis: Vozes, 1997.

PIAGET, J. A Formação do Símbolo na Criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1971.

______. Seis Estudos em Psicologia. Rio de Janeiro: Forense, 1969.

______. Et al. A Psicologia da Criança. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1969.

RAU, M. C. T. D. A Ludicidade na Educação: Uma Atitude Pedagógica. Curitiba: IBPEX, 2007.

RONCA, P.A.C. A aula operatória e a construção do conhecimento. São Paulo : Edisplan, 1989.

SANTOS, Jandira. I. G. et al. Ludicidade, Espaço e Aprendizagem: uma relação possível. In: Voos, Jordelina. B. A. e Becker, Rosana (Org.). Diálogos e Trajetórias: Da perspectiva individual à docência compartilhada. São Paulo: All Print, 2010.

VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

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Como referenciar: "O Lúdico e o Papel do Jogo na Aprendizagem Infantil" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 23/04/2024 às 15:59. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/o_ludico/?pagina=2