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Os Entraves da Inclusão dos Alunos Surdos no Ensino Regular (página 7)

CONCLUSÃO

Este artigo, sobre os entraves da inclusão, teve o intuito de discutir a importância que a inclusão de estudantes com surdez, e especificamente, os surdos tem nos dias de hoje, uma vez que ainda falta muito a percorrer para o aprendizado linguístico de uma criança surda no ensino fundamental e o seu desenvolvimento.

Por essa razão é que os professores que atuam nessa área necessitam de uma formação de qualidade para que a inclusão ocorra verdadeiramente. Deste modo, a criança estará apta para viver em sociedade e desenvolver suas habilidades através do ensino interativo, social e de um rico repertório lúdico. Pode-se ressaltar que, quanto à oferta de papéis a serem desenvolvidos, há bons aspectos também, pois esses papéis estão ligados, geralmente, a sistemas de valores de uma sociedade em que a criança vive, fornecendo desta maneira, até mesmo esquemas de comportamento.

Ficou evidente que, os estudantes com surdez necessitam de uma metodologia diferenciada dos demais. Os professores devem fazer uso de recursos visuais sempre que possível em suas aulas para favorecer o aprendizado, sobretudo para os estudantes com surdez.  

É preciso acreditar que se pode melhorar a educação, com gestos e formas simples, que além de trazerem vários benefícios às crianças, ainda é uma  das formas expressivas da manifestação da alma infantil. Romper barreiras do ensino tradicional, favorecendo de alguma forma a comunicação e possibilitando a participação do estudante surdo na construção de sua aprendizagem.

Conclui-se que, este artigo foi de extrema importância para nossa atuação profissional, pois foi através das pesquisas para este artigo, que se amplia o conhecimento sobre a inclusão e a sua importância para o desenvolvimento na linguagem dos estudantes surdos.

Porém vale ressaltar que ainda se requerem muitos estudos nessa área, sendo importante a presença de intérpretes na Língua de Sinais na escola ou a aquisição desta língua por parte dos professores, através de cursos e/ou capacitações oferecidas pelos governantes, a fim de contribuir para o enriquecimento da aprendizagem e da inclusão de todas as pessoas. Por fim, ressalta-se o quanto ficou evidente neste estudo que a operacionalização de um projeto que assegure uma educação de qualidade aos estudantes surdos ainda encontra obstáculos.  

Ficou evidente que necessita de investimento nos recursos humanos e materiais, principalmente quando se trata da inclusão pela língua de sinais, que, como bem advertem autores aqui citados, requer um grande investimento na formação dos educadores e adaptações de materiais para melhor atender esses novos estudantes quem vem crescendo muito nos últimos anos.

Uma mudança na formação dos professores se faz necessária, para aspectos que possam garantir não só situações de interação em uma determinada língua, como também os objetivos acadêmicos no processo de escolaridade e assim incluir a todos numa realidade que vem cada vez mais crescendo nos últimos anos.



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Dados da autora

Ana Paula Quintanilha Bastos de Jesus, graduada em Letras.
Formada em Letras Português e Espanhol Universidade Unisa de Santo Amaro formação ano 2001.
Cursando o Mestrado na UNIVERSIT ANNE SULLIVAN.

[email protected]

11 41351033 OU 11 994349346

Endereço para correspondência

Estrada São Francisco nº 1668 apto 81 torre verde bloco 03
Jardim Henriqueta, Taboão da Serra, São Paulo CEP: 06764-290.





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Como referenciar: "Os Entraves da Inclusão dos Alunos Surdos no Ensino Regular " em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 16/10/2025 às 01:02. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/os_entraves_da_incluso_dos_alunos_surdos/?pagina=6