Você está em Artigos

Seja Ótimo Professor em 3 Tempos (página 2)


Ensino é comunicação

Se o professor tiver pelo menos o conhecimento básico do processo de comunicação, já encontrará boa parte das facilidades de ministrar ótimo ensino.

No processo de comunicação, o "emissor" envia uma "mensagem", - através de um "canal", - para o "receptor", - que deve recebê-la sem "ruídos", isto é, de maneira clara, sem distorções, exatamente com a intenção que o emissor quer comunicar.

Se a "mensagem" for assim recebida, há realmente comunicação.

Assim também, há realmente Ensino quando o professor, ao ministrar suas aulas, consegue fazer manifestar mudanças positivas e desejáveis no comportamento dos alunos.

"Se o aluno não aprendeu é porque não souberam ensinar" afirmava Maria Montessori, médica, uma das educadoras mais revolucionárias do Ocidente.

Seus alunos excepcionais concorriam com crianças normais nos concursos públicos, e eram aprovados. Ela provou que qualquer pessoa aprende (muda seu comportamento), se o ensino for ministrado com amor, - qualidade e - técnicas adequadas. 
   

Mudança do Comportamento Humano

As únicas coisas certas na nossa vida são as mudanças constantes. Elas acontecem diariamente permanentemente, mesmo que não tenhamos consciência delas.

Temos que compreender que as mudanças são inevitáveis.

Há duas maneiras das mudanças acontecerem no nosso comportamento:

1ª - Mudanças por maturação, que acontecem naturalmente, à medida do nosso amadurecimento, nosso crescimento e desenvolvimento natural.

2ª - Mudanças por aprendizagem, que acontecem no nosso comportamento, de forma dirigida estimulada e provocada. São mudanças sempre desejáveis e resultantes de experiências anteriormente programadas.

Então,

Aprendizagem é um processo de mudanças desejáveis, no nosso comportamento, resultante de experiências vividas programadas.

O sintoma de que houve realmente Ensino é a mudança de comportamento por aprendizagem.

As mudanças por aprendizagem são consideradas desejáveis porque devem nos tornar capazes de lidar em outros ambientes, com situações semelhantes às experimentadas durante o processo de ensino.

É importante:

1º - Saber que essas mudanças por aprendizagem, são:

* Sempre progressivas
* Raramente bruscas
* Raramente imediatas
* Raramente completas
*Sempre precisam de certo tempo.

2º - Saber que o nosso comportamento muda por aprendizagem, quando:

* Desejamos algo que satisfaça nossas necessidades, nossos motivos, nossas intenções.
* Observamos algo que satisfaça nossas necessidades, nossos motivos, nossas intenções.
*Fazemos algo que satisfaça nossas necessidades, nossos motivos nossas intenções.
* Obtemos algo que satisfaça nossas necessidades, nossos motivos, nossas intenções

3º- Saber que as mudanças por aprendizagem vão acontecendo através da repetição de três tipos de experiências:

Por exemplo: Você só aprende a dançar...

A - Como resultado das tentativas para satisfazer suas necessidades, seus motivos, suas intenções. (repetição)

B - Por sucessivas apresentações de uma mesma situação a vencer, os exercícios. (repetição)

C - Por repetidos esforços para enfrentar a situação de maneira mais perfeita, eficiente, uniforme, precisa, correta, direta à finalidade. Aperfeiçoamento.

É assim que aprendemos tudo que precisamos.

Anterior   Próxima

Voltar para a primeira página deste artigo

Como referenciar: "Seja Ótimo Professor em 3 Tempos" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 27/04/2024 às 02:48. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/otimoprofessor/index.php?pagina=1