Você está em Artigos

Seja Ótimo Professor em 3 Tempos (página 4)


Reconquistando a Auto-Estima

Nos estudos sobre auto-estima e auto - rejeição, tem sido constatado que  favorece intensamente a formação de imagem positiva de si mesmo, e conseqüente auto-estima é o conhecimento a respeito de o próprio ser humano, da verdade da sua natureza e função, como criatura feita à "Imagem e Semelhança de Deus".

Estudando e trabalhando essa verdade criamos um sentimento interior de gratidão que estimula a formação da auto-imagem positiva, principalmente nas crianças, futuros adultos, para que realizem a sua verdadeira função, com facilidade e felicidade.

A Psicologia Educacional constata que as pessoas que foram incentivadas e elogiadas desde criança têm auto-imagem positiva e conseqüente auto-estima.

São adultos mais produtivos e com mais facilidade para o sucesso. Não sentem dúvidas com relação às suas qualidades naturais e seu potencial, aliás, igual em todos os seres humanos.

Gostam de si mesmas, são descontraídas e bem humoradas. Relacionam-se bem consigo mesmo, e, portanto, com os familiares, companheiros, com as pessoas em geral.

O importante é que não dão atenção aos insucessos.

Sabem que são fatos passageiros.

Sabem que os insucessos podem acontecer, porém, a nossa atenção deve ser dirigida para a verdade de que somos criaturas feitas à "imagem e semelhança de Deus", especiais para o sucesso.

Hoje existem treinamentos que ensinam os efeitos do elogio, para ajudar educadores e administradores a desenvolverem imagem positiva de si mesmo e dos outros.

Ensinam a expressar verbalmente (falar) para as pessoas com as quais convivemos, as qualidades que percebemos nelas. É como se iluminássemos as qualidades com um holofote, deixando os defeitos no escuro, que acabarão desaparecendo.

Como conseqüência natural, passamos a receber elogios.

Já está comprovado que os elogios apagam do nosso cérebro, gravações negativas de auto - rejeição e as substitui por gravações positivas sobre a Verdade do ser humano. Todo tem inúmeras qualidades.

Exercícios da auto-estima, feitos no espelho, têm conseguido mudanças incríveis, aumentando à segurança, a competência, a satisfação, e até a saúde das pessoas. (Ver último capítulo)

Conhecimentos sobre o poder criador das nossas palavras positivas e entusiastas (pensadas, imaginadas, sentidas e faladas), têm desenvolvido extraordinariamente a personalidade, possibilitando mais auto-estima e conseqüente sucesso nas atividades exercidas.

 

Motivações

São motivos para a nossa ação. As motivações são adquiridas por nós, nas experiências da vida, e são ligadas às nossas necessidades naturais. Já estão dentro de nós e, portanto não há necessidade de criá-las, e sim atingi-las.  

Para conseguirmos uma mudança de comportamento por aprendizagem, temos que:

1º Conhecer nossas necessidades naturais e

2º Atingir nossas motivações

Anterior   Próxima

Voltar para a primeira página deste artigo

Como referenciar: "Seja Ótimo Professor em 3 Tempos" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 09/05/2024 às 19:47. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/otimoprofessor/index.php?pagina=3