Você está em Artigos

Pedagogia da Contribuição das Forças Universais (página 6)

Deixando claro aos educadores

Definitivamente esta ideia não se opõe em hipótese alguma a políticas e propostas educacionais como a progressão continuada, ciclos, gestão democrática, aprendizagem significativa, o lúdico, a emancipação e autonomia humana, a construção do saber, projetos inter e transdisciplinares, avaliação diagnóstica para a aprendizagem, contextualização de saberes, multiculturalismo, e muitas outras. Apenas cita e lembra a importância e eficiência que a contribuição das técnicas de ensino podem proporcionar uma melhor aprendizagem para muitos alunos, principalmente aos que mais necessitam de ser socorridos em seu direito de aprender, sem prejudicar as propostas pedagógicas construtivistas estabelecidas.

Um exemplo típico dessa situação que ocorre com enorme frequência nas escolas é que um aluno que esteja no final segundo ano de ensino fundamental até então assistido em sua aprendizagem com a concepção pedagógica construtivista, mesmo após inúmeras tentativas de situações de aprendizagem regulares e de recuperação, diagnosticou-se através de avaliações, que ele não conseguiu o domínio mínimo esperado do código linguístico para a etapa em que se encontra, neste caso, porque não proporcionar a ele uma recuperação baseada na técnica da família silábica direta, já que para este aluno o método construtivista de alfabetização não funcionou, porque não tentar o outro método, logicamente isso seria o óbvio, assim sendo, é um absurdo social e humano deixar de usar outro tipo de método diferente somente para não contradizer uma base teórica que no fundo é uma postura política herdada dos dirigentes e pensadores de um passado recente.

Quem paga o preço desta postura radical ideológica egoísta é o humilde aluno com defasagem de aprendizagem, ceifado no seu direito de aprender, destruindo suas oportunidades e afastando ainda mais a escola de sua missão social.


Conclusão

Não há crescimento e bons resultados sem a contribuição de forças, que podem ser iguais e parecidas, mas são nas forças distintas até mesmo opostas, que a chance da grande evolução acontece. Trata-se da condição do universo, em tudo há de se achar essa condição para o verdadeiro progresso, seja de forma natural, espontânea ou produzida pelo homem, e a Educação pública deste presente tempo em que vivemos necessita dessa contribuição entre as forças das concepções pedagógicas distintas para o seu sucesso.


Referência

Não bibliográfica, e sim ao cotidiano profissional, epistemológico e pessoal de onze anos de situações presenciais nas escolas públicas.

Propostas do próprio autor, qualquer semelhança a textos produzidos antes deste trata-se de mera coincidência.




Autor: Prof. Alexandre Lopes Alves
Texto registrado no Oficial de Registro de Títulos e Documentos e Registro Civil de Pessoa Jurídica da Comarca de Lins-SP em 16/10/2014.

Clique aqui para avaliar este artigo

Voltar para seção de artigos

Anterior  

Voltar para a primeira página deste artigo


Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106
Como referenciar: "Pedagogia da Contribuição das Forças Universais" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 16/10/2025 às 14:53. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/pedagogia_da_contribuicao/?pagina=5