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Pedagogia hospitalar: refletindo sobre o papel do professor junto à criança hospitalizada (página 2)

2.    OBJETIVO

Pesquisar o papel do pedagogo nas instituições hospitalares e os possíveis benefícios às crianças hospitalizadas, por meio de revisão bibliográfica.

Objetivos específicos:

- Contextualizar o que é Classe Hospitalar;
- Pesquisar as diferentes formas de atendimento do pedagogo em um hospital;
- Investigar as estratégias pedagógicas que podem ser utilizadas no atendimento de crianças/adolescentes hospitalizados.

3.    METODOLOGIA

A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando como instrumento a revisão bibliográfica de diversos autores sobre o tema para obter os dados de base. Para Moretti (2003) a pesquisa qualitativa é aquela que não é mensurável, em que o pesquisador é fundamental, pois irá interpretar os fatos descrevendo conforme a percepção das análises realizadas.

A pesquisa qualitativa considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números. A interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são básicas no processo de pesquisa qualitativa. Não requer o uso de métodos e técnicas estatísticas. O ambiente natural é a fonte direta para a coleta de dados e o pesquisador é o instrumento-chave. É descritiva. Os pesquisadores tendem a analisar seus dados indutivamente. O processo e seu significado são os focos principais de abordagem. (MORETTI, 2003, p. 8)

Juntamente à abordagem qualitativa, realizamos a revisão bibliográfica de vários autores sobre o tema Pedagogia Hospitalar, fazendo o levantamento de bibliografias já publicadas nos diversos gêneros tais como: revistas, livros, publicações avulsas e outros. A revisão bibliográfica tem por finalidade colocar o pesquisador em contato direto com aquilo que foi escrito sobre determinado assunto, neste caso sobre o papel do pedagogo nos hospitais e seus possíveis benefícios a criança hospitalizada.

4.    DESENVOLVIMENTO

O ATENDIMENTO HUMANIZADO

Antes de começarmos a discorrer sobre a atuação do pedagogo junto à criança hospitalizada, precisamos salientar, que é essencial um atendimento diferenciado para este publico infantil, principalmente por se tratar de um momento de dor e sofrimento, no qual a criança se vê obrigada a estar distante de amigos e familiares deixando seu cotidiano e estando, contra sua vontade, em um lugar estranho sendo submetida a tratamentos, muitas vezes, dolorosos. Por esta razão, Fontes (2010), destaca que a prática do pedagogo no atendimento de crianças e jovens enfermos, vai muito além de ensinar conteúdos escolares e avaliar resultados. Em seu fazer pedagógico, o docente fará a ligação, por meio de um trabalho integrado, entre profissionais da saúde, família e crianças, diminuindo o trauma da internação, utilizando-se de um atendimento humanizado. Viegas (2008), nos deixa claro o que é um trabalho humanizador quando escreve:

Humanização é respeitar alguém fragilizado, com naturalidade, sem parecer superior. No caso de pessoas doentes, procurar aliviar o seu sofrimento, ter compaixão no bom sentido, com atitudes positivas. Não é esmola, é realizar realmente alguma coisa para melhorar a sua qualidade de vida - um tratamento, um gesto de amizade, um conforto, uma atenção, uma palavra, um sorriso, uma esperança ou a explicação com delicadeza de uma situação grave. No caso de doentes sem possibilidades de viver, deixá-los morrer com dignidade. (p. 49)

E para este atendimento tornar-se humanizado, Viegas (2008, p. 51), considera que o pedagogo hospitalar necessita de qualidades especiais como ser amável, alegre e sensível, precisa gostar de crianças e de suas famílias, e entender o momento pelo qual estão passando, e, conforme ressalta Fonseca (2008), o educador, precisa ter conhecimento sobre a doença que agride cada aluno/paciente, as técnicas de tratamento e medicação que fazem parte da rotina da enfermaria, além de todo conhecimento que diz respeito a formação pedagógica. (FONSECA 2008, p. 29)

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Como referenciar: "Pedagogia hospitalar: refletindo sobre o papel do professor junto à criança hospitalizada " em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 02/05/2024 às 02:38. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/pedagogia_hospitalar_refletindo/index.php?pagina=1