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Pedagogia Educacional: da Supervisão à Gestão Pedagógica, uma profissão em evolução (página 3)

A supervisão, analisada sob o aspecto das relações humanas, vê o supervisor como aquele profissional que estabelece comunicação, articula ações, promove discussões entre os professores, ajuda os outros profissionais a melhorarem seu desempenho. O supervisor é um articulador de ações e reações dentro da escola, é um coordenador das relações.

A supervisão também é vista como uma forma de gerência, uma vez que a supervisão é encontrada em todo o sistema de organização. E essa organização é importante para a melhoria de todo o processo, buscando a eficiência.

A função de liderança vislumbra o aspecto de que o supervisor lidera os professores, orientando-os no desempenho de suas funções.

Sendo assim, a conceituação de supervisão pedagógica abrange diversos aspectos, e não há como separar, ou delimitar essa conceituação, pois o papel do supervisor possui muitas dimensões. E, como pudemos observar, tais dimensões vislumbram as funções administrativas, as curriculares, as instrucionais, as gerenciais e as relações humanas.

Segundo o autor brasileiro, José Leão Falcão Filho (2000), é possível perceber a supervisão pedagógica em três dimensões: dimensão política, humana e técnica.

A dimensão política identifica a capacidade do supervisor de perceber a escola, a sociedade e o sistema educacional como um todo. Inclui o entendimento e a compreensão de que a escola e todos os que nela atuam são interdependentes entre si e em relação à sociedade, pois estão inseridos em um contexto. Portanto, o supervisor, em suas ações, deve ter clareza dessa dimensão política, compreendendo bem as causas e as conseqüências de toda essa interdependência, tendo nítido para si que suas ações serão escolhas influenciadas e terão efeitos em todo o contexto escolar.

A dimensão humana baseia-se na capacidade do supervisor em trabalhar de maneira eficaz e eficiente com os professores, em base individual e em situações de grupo. Essa competência exige considerável compreensão, aceitação, empatia e consideração pelos outros. O supervisor deve ter a habilidade para motivar os professores, desenvolver atitudes favoráveis ao trabalho educativo, ao conhecimento e ao domínio de dinâmica de grupo, além da preocupação permanente com as necessidades humanas e o desenvolvimento das pessoas.

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Como referenciar: "Pedagogia Educacional: da Supervisão à Gestão Pedagógica, uma profissão em evolução" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 05/05/2024 às 05:58. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/pedagogiaeducacional/index.php?pagina=2