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Pedagogia Educacional: da Supervisão à Gestão Pedagógica, uma profissão em evolução (página 4)

A competência técnica supõe compreensão e proficiência em métodos, processos, procedimentos e técnicas de organização de trabalho.

Essas três dimensões estão presentes, ao mesmo tempo, em todas as ações do supervisor pedagógico, sendo que podemos percebê-las nos seis conceitos citados anteriormente. Ao relacionarmos as dimensões aos conceitos, podemos fazer a seguinte análise:

a) A dimensão política engloba os atos curriculares, pois as opções de um currículo recebem influências políticas e das necessidades da sociedade e também dos atos de liderança, porque saber liderar um grupo é saber articular interesses e dirigir as escolhas eticamente corretas.

b) A dimensão humana está diretamente relacionada aos atos de relações humanas, pois o supervisor trabalha conduzindo um grupo de professores, e, saber gerenciar essas relações, é fundamental para o sucesso na condução do grupo.

c) A dimensão técnica abrange os atos administrativos, instrucionais, gerencias e também curriculares; é o saber fazer, quando fazer e como fazer.

Atualmente, a supervisão escolar no Brasil ainda possui resquícios do conceito inicial. Muitos professores, e até mesmo os supervisores, continuam a encarar a ação supervisora como fiscalização e coerção.

De acordo com a interpretação moderna, a supervisão pedagógica consiste em estimular, coordenar e dirigir as atividades docentes de forma cooperativa, levando todos que dela participam a trabalharem para o maior rendimento da situação ensino-aprendizagem. Ainda de acordo com essa visão, estamos abandonando a prática da supervisão  e assumindo a gestão pedagógica

Assim entendida, a pedagogia educacional não representa uma simples fiscalização das atividades docentes, nem a aplicação de penalidades que geram problemas de relacionamento humano. Ela deve criar um ambiente salutar de trabalho, onde todos sintam a necessidade de cooperar para o melhor desenvolvimento da ação docente. E, para melhor entendermos essa passagem da supervisão pedagógica para gestão pedagógica, podemos buscar o significado de tais expressões.

Enquanto supervisão pedagógica nos remete à idéia de uma super visão, de um olhar de cima, a gestão pedagógica nos traz a idéia de gerenciar, conduzir processos em consonância com o grupo. E, ao abandonarmos o antigo conceito de supervisão pedagógica e permitirmos o surgimento de um novo profissional, o gestor pedagógico, passamos a ter uma prática voltada para coordenação, condução de processos, que busca a qualidade do processo educacional.

Analisaremos, então, o caminho que a gestão pedagógica deverá tomar para atender às necessidades da sociedade do século XXI e quais competências o profissional gestor pedagógico deverá ter.

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Como referenciar: "Pedagogia Educacional: da Supervisão à Gestão Pedagógica, uma profissão em evolução" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 18/05/2024 às 14:30. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/pedagogiaeducacional/index.php?pagina=3