A Pesquisa - Realidade Social (página 2)
Apoiar um projeto pessoal do aluno, tendo idéia de que hoje a sociedade precisa de cidadãos críticos, conscientes e produtivos. A relação circular do ensino-aprendizagem significativa começa a aparecer naturalmente, tendo em vista que ocupamos lugares diferentes na sociedade, pois ora estamos ensinando, ora estamos aprendendo. É isso que nos torna importante, pois estamos sempre dispostos e abertos a essa troca.
Conhecer o aluno, saber suas escolhas, vincular-se a ele, aceita-lo para poder ajudá-lo a alcançar a maturidade profissional, é um passo muito importante. Devemos transformar a sala de aula em canteiro, plantando e cuidando todos os dias de suas mudinhas.
A escola é um sistema vivo, com entradas e saídas, existe trabalho humano de ambas às partes. O professor também pesquisa, se atualiza e o aluno deve absorver tudo como, conhecimentos, valores, regras de conduta, sonhos e realizações.
GOETHE dizia: "O que quer que você possa fazer ou sonhar que possa - COMECE. A audácia tem, em si, talento, energia e magia. Comece agora".
A pesquisa desafia o estudante a usar métodos de investigação ligados diretamente ao tópico central de uma ou mais disciplinas. Desenvolvem habilidades de raciocínio e hábitos mentais superiores, usam competências que são valorizadas em empresas e organizações como trabalho em equipe, uso de tecnologia, solução de problemas e comunicação, assim como, habilidades organizacionais e de autogestão e espera-se que os estudantes, através de apresentações, desenvolvam um senso critico do mundo real.
Para se formar um cidadão, precisamos considerar que ele:
- faça leituras - seja um questionador
- se relacione bem
- busque seus direitos
- saia do senso comum
O conhecimento avança à medida que o seu objetivo se amplia, como a árvore, que alastra as raízes em busca de novas e mais variadas interfaces. A relação entre educação e comunicação é bastante complexa, porque temos muitos meios de comunicação e pouca coisa para comunicar de relevante, e isso é perigoso.
Cabe aos educadores críticos e comprometidos denunciar os limites com que as mídias representam a realidade, mostrar o "mundo" ou "um mundo" que não valorize celebridades somente, mas o seu "eu", a sua realidade.
A educação e o trabalho devem estar conectados. Por que muitas vezes, a educação parece arcaica e a sociedade acelerada? Estão em séculos diferentes? A escola não acompanha as evoluções do mundo?
A pesquisa é uma metodologia que ajuda o aluno a refazer um texto, adquirir o domínio da defesa, tomar posições contra ou a favor sobre qualquer assunto e se colocar perante um público, ou seja, tudo que a sociedade atual exige de uma pessoa, que se candidate a uma vaga de trabalho. O jovem se não for um articulador, um leitor, um pesquisador ele se exclui do mercado de trabalho e ainda mais, conhecer, manipular a "máquina", é imprescindível. O trabalho ligado a educação ou a educação ligada ao trabalho, seria perfeito. Mas, precisaríamos modificar o currículo escolar. Este é o ponto primordial.
As empresas deveriam ser mais acessíveis, pois, jovens desempregados representam que não houve horas dedicadas ao estudo, o que muitas vezes não é a verdade.
A escola renovadora seria:
- pesquisa - história, geografia e ciências;
- oficinas - matemática e português;
- curso de informática
- pesquisa individual - assuntos de interesse do aluno, com produção de texto próprio;
- projeto social - engajamento em entidades ligadas a comunidade;
- produto final - apresentação ( jornal, folder, gibi, livreto, etc.)
Seria um sonho, o aluno pesquisar, produzir um texto próprio. O jovem precisa estudar e trabalhar e logicamente, conseguir pagar seus livros e seus cursos. E consequentemente, diminuir a idade de acesso ao estágio.
Estou defendendo a pesquisa, desde o ensino fundamental, a reformulação da grade escolar e a priorização dos conhecimentos adquiridos pelos próprios alunos. Chega de alunos sentados diante do professor, escutando as informações e entediados. A sala de aula deverá ser dinâmica, viva e produtiva. Os alunos questionando, produzindo e principalmente alegres com o conteúdo apresentado, pois ele fará parte do seu dia a dia, estará vinculado com o objetivo do mercado de trabalho. Se a sociedade precisa de cidadãos críticos e conectados com o mundo, nada melhor que a escola produza e apresente essas informações. Para isso, precisamos de professores com o comprometimento de sua função, isto é, um professor pesquisador e leitor. Claro que as cobranças serão maiores de ambas as partes, e se omitir desta realidade é estar do outro lado da extremidade.
Hoje nos temos algumas inversões de valores, que é o aluno do ensino médio procurar uma universidade imediatamente e logo perceber que será mais um desempregado. O aluno deveria procurar um curso técnico e se especializar, porque é mais fácil encontrar um trabalho e somente depois uma universidade. Mas, os nossos alunos não são informados sobre esse fato e a escola deveria ter esse compromisso, abrir os caminhos ou no mínimo informar.
Um desenvolvimento afetivo, intelectual, social e cultural são pontos primordiais para a conquista da cidadania e a escola deve estar ligada a esse compromisso, com o processo de elaboração de conhecimentos e aquisição de habilidades necessárias para acontecer uma transformação social.
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