Você está em Artigos

A Pesquisa - Realidade Social (página 6)

Uma escola que pede antes, desse contato, fique alerta. Com certeza, ela precisa se atualizar. Fazer um plano de aula, também é recomendável. Você norteia o percurso das aulas. Nunca entre numa sala de aula sem saber o conteúdo e sem ter um esquema a seguir.

São pequenos passos que refletem no seu contato com os alunos. Pois, eles observam e criticam detalhes sobre a sua pessoa, seu modo de agir e seu modo de conduzir as aulas. Seja minucioso, detalhista e crítico com você mesmo. Nunca se ache melhor que os alunos. Existe uma troca de informações e todas elas são importantes para o crescimento mútuo. Fique aberto a escutar, a refletir e conhecer seus alunos, sua comunidade, seus anseios, suas expectativas e valorize essas informações.

Atualmente, sem contextualizar não há aprendizagem, E somos contra a memorização pela memorização, sem conter uma importância maior para suas vidas, para modificar o seu cotidiano. Já se foi o tempo, que estudávamos algo, sem contestar, sem questionar. 

Antes de introduzir um assunto, saiba muito bem, para que serve, de exemplos de situações que possam levar o aluno a compreender o por que. O professor, quando está recebendo formação continuada, ele questiona, ele interpreta, e consegue transformar de maneira adequada a seu cotidiano.  O aluno ainda não tem essa capacidade, por isso, você precisa orientá-lo, ajuda-lo a chegar a uma conclusão adequada.

Não espere que o aluno faça sozinho esse caminho, se você não estiver atento. Portanto, orientar e não desistir nunca daquele que tem mais dificuldade de entendimento, reforçar as orientações, estimular a sua mente.  Como nos falamos, dar um empurrãozinho, um carinho, uma palavra faz parte dos deveres dos professores comprometidos com sua profissão.

Por que a educação está nesse caos? O mundo mudou e a escola continua a mesma? Todos nos questionamos? Por que queremos que o governo resolva?  A administração não funciona? Nós fazemos a nossa parte? Comecei o artigo com perguntas e será que vou terminar com perguntas? NÃO! Quero terminar com um incentivo a todos nos. De mãos dadas poderemos enxergar mais longe. Sozinhos o caminho fica mais difícil. De mãos dadas poderemos modificar o mundo. Sozinhos a mudança acontecerá mais lentamente. De mãos dadas, somos mais forte. Sozinhos, a corrente se quebra. De mãos dadas o professor, o aluno e o conhecimento são imbatíveis. Quem somos sós? Somos um campo infértil. Somos nada, porque não compartilhamos. Não dividimos. Não nos comunicamos. Não socializamos. Para que serve o meu conhecimento? O nosso conhecimento? Se não posso mudar o mundo...

Ficaremos na janela, vendo a vida passar? Os nossos diplomas, as horas de estudo, para que servem? Só temos uma saída. Dividir, unir, potencializar, equacionar, multiplicar os nossos conhecimentos e AMAR a nossa profissão. A felicidade de sermos dignos e éticos perante nossos alunos e perante a uma sociedade corrupta. Vamos embarcar nessa?

Transforme a sua escola, a sua postura e verá que terá adeptos. Você não estará só, nunca.

Clique aqui para avaliar este artigo

Voltar para seção de artigos

Anterior  

Voltar para a primeira página deste artigo


Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106
Como referenciar: "A Pesquisa - Realidade Social" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 24/10/2025 às 07:51. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/pesquisarealidadesocial/?pagina=5