A Pesquisa - Realidade Social (página 5)
Trabalhava na Educação de Jovens e Adultos, em Florianópolis, e lá a metodologia é a Pesquisa, só para conceituar. Com esse fato ocorrido, quero deixar claro, que devemos participar de todas as propostas da escola, mesmo que, não faça parte de nossos conhecimentos específicos. Temos o dever de colaborar, porque é isso que pedimos para os nossos alunos, não se omitir, e lógico, não devemos tomar essa atitude também.
Quero compartilhar a pequena colaboração:
O HOMEM PONTUA SUA PRÓPRIA VIDA
Têm horas que precisamos da vírgula, para respirar e retomar o trabalho.
Hora utilizamos a exclamação, porque nos surpreendemos com atitudes boas ou não de nossos alunos ou de nossos colegas.
Hora a interrogação. Esta a melhor pontuação, porque estamos nos questionando, nos analisando e todos nós precisamos desse tempo.
Já o ponto e vírgula, é o equilíbrio que aparece em nossas vidas.
A multiplicação, que é o processo da vida, nos fortalece.
A divisão é a mais humilde, porque só com muito amor no coração, você consegue ver o outro.
A soma é a união, a confraternização dos seres humanos.
A subtração é o sonho. Menos chatice, menos trânsito, menos chuva, menos incertezas, menos indiferenças.
E não posso deixar de falar sobre o teorema de Pitágoras, que são as três pessoas ou coisas que se unem, com vinculo; o professor, o aluno e o conhecimento.
Ah! A equação com todos os x e os y, as incógnitas, as dúvidas, os obscuros momentos de nossa vida, que precisamos passar para valorizar a felicidade, a alegria, o estar junto, o afeto, a compreensão, o carinho, que conquistamos, porque aqui na Educação de Jovens e Adultos , todos os dias abrimos espaços para novas conquistas e realizações.
Só vamos excluir o ponto final. Esse está fora de nossa meta, como nunca encerramos a pesquisa, o saber, o conhecimento, então reticências...
Um dia completaremos o nosso texto...
O professor, às vezes, não gosta de se expor. A exposição leva a crítica. Ficar omisso de algumas propostas pode parecer o melhor caminho. Mas, aí, ele não abre portas. Ele não dá chance para acertos ou erros. Fica estagnado. Por isso, vou sugerir uma poesia de Içami Tiba "Muito além de uma porta", faça essa leitura. Tenho certeza, que devemos nos dar momentos de relaxamento e leituras agradáveis devem fazer parte do nosso universo. Esquecer nossas disciplinas e não nos acostumar a ver tragédias, a entrar em filas para tudo, a tomar café correndo, a não almoçar. E esquecer de admirar o sol, o passarinho cantando, a observar a simetria das flores... e ficar atônito com a geometria da vida.
Não seja o milho da pipoca, que não quer estourar na panela. Abra caminhos novos, abra portas. Você ficará surpreso com tantas ramificações. Você pode mudar a sua aula. Com novas estratégias, novos textos. Pense como você reagiria se fosse aluno, com a sua metodologia? Coloque-se no lugar de seu aluno. Pense como ele, por uns segundos. Visualizou? Então mude. Faça diferente. Nenhum dia é igual, porque suas aulas devem ser. Invente. De uma aula na biblioteca, na quadra de esportes, na sala de informática, no refeitório, na sala de vídeo, coloque uma musica, reflita como será mais agradável, do que estar chamando a atenção dos alunos para se concentrarem nas atividades.
Faça avaliações diárias, observe os seus alunos no momento de alguma produção, como ele conduz a informação, qual a estratégia aplicada para chegar num resultado, quais os caminhos utilizados. A avaliação escrita, deve ter peso menor, o aluno é analisado como um todo, com suas habilidades múltiplas, com sua energia, com sua capacidade de filtrar as informações, e saber ponderá-las, e colocar em ordem de prioridades.
O aluno está muito voltado, para a nota da prova, precisamos mudar esse conceito. O aluno é observado diariamente mediante suas posições tomadas na sala de aula, no recreio, seu relacionamento com os colegas, sua convivência com o corpo docente, enfim, o professor precisa ser um analisador de atitudes, um psicólogo, um medico ou um amigo.
A vida é cheia de surpresas e devaneios, temos que encara-los com dignidade e respeito. Quando você for elaborar o Planejamento Anual, saiba filtrar os conteúdos, e lembre-se que nos livros didáticos aparecem assuntos que os nossos alunos jamais vão reverter para o cotidiano. Sobre o Currículo, vamos lembrar que é o esqueleto de seu trabalho. Ele vai dar sustentação para suas aulas. Mas, não esqueça que é mutável. Só você pode analisar os elementos principais para seus alunos, sua turma e a comunidade. Depois, de conhecer os seus alunos, elabore o currículo.
![]() |
![]() |
|
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106