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Piaget e o desenvolvimento cognitivo da criança: primeiras aproximações (página 12)
Piaget, mesmo tendo
reconhecido a consolidação de sua teoria e a mesma aplicada na
educação, é importante destacar que o próprio desenvolvimento de suas
teorias teve influência dos estudos anteriores na área de Filosofia e
Psicologia, que serviram tanto para confirmar suas hipóteses como para
descartá-las, proporcionando o avanço sobre a origem do conhecimento humano.
Na educação escolar o ensino é organizado a partir de diretrizes, decretos, leis, pareceres etc. Entretanto, como parte desta organização não podemos deixar de considerar as concepções de criança e aprendizagem que norteiam estas estruturas e organizações.
Na educação infantil e nas series inicias de ensino fundamental, é possível perceber com maior clareza determinadas concepções que fundamentam esta organização. É o caso da teoria piagetiana, enquanto sujeito cognocente, tem marcado a forma de repensar o processo de alfabetização. Sua influência, presente nos trabalhos de Ferreiro e Teberosky (1999), são institucionalizados pelas secretarias de educação, de Estados e Municípios, concretizando-se pela prática pedagógica como por exemplo, na realização de tentativa de escrita antes não realizada pelo método tradicional de ensino, no qual prevalece a ênfase na capacidade de memorização.
Portanto, este estudo possibilitou uma compreensão maior, da influência de Piaget na educação escolar, embora saibamos que seus estudos e pesquisas estavam mais voltados para formular uma teoria do conhecimento.
A contribuição de Piaget certamente marcou a historia da educação no Brasil, e ate hoje é motivo de debate e discussão dada a pertinência de seus estudos sobre o conhecimento. Neste sentido, é indispensável estudos desta natureza como parte da formação do educador.
Apesar dos debates, na contemporaneidade, sobre Piaget e Vygotsky, temos que reconhecer a importância e a contribuição de ambos, sem perder de vista o contexto e as concepções que fundamentam cada teoria, fundamentais aos estudos da educação no que se refere ao entendimento do indivíduo e da pessoa humana.
REFERÊNCIAS
CAGLIARI, L. C. Alfabetizando sem o bá-bé-bi-bó-bu. São Paulo: Editora Scipione, 2002.
DELGADO, E. R. R. O desenvolvimento cognitivo. In: CAMARGO, J. S.; ROSIN, S. M. (Org.). Psicologia e educação compartilhando saberes. Maringá: EDUEM, 2005. p. 51-62.
FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed Editora, 1999.
MICOTTI, M. C. de O. Piaget e o processo de alfabetização. São Paulo: Pioneira, 1980.
PALANGANA, I. C. Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vygotsky: a relevância do social. 5. ed. São Paulo: Summus Editorial, 2001.
PARANÁ. Secretaria da Educação. Currículo Educação Básica. Curitiba: SEED, 1998.
PIAGET, J. Psicologia e pedagogia. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1980.
PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1982.
PIAGET, J.; INHLEDER, B. A psicologia da criança. 5. ed. São Paulo; Rio de Janeiro: Difel Editorial, 1978.
Na educação escolar o ensino é organizado a partir de diretrizes, decretos, leis, pareceres etc. Entretanto, como parte desta organização não podemos deixar de considerar as concepções de criança e aprendizagem que norteiam estas estruturas e organizações.
Na educação infantil e nas series inicias de ensino fundamental, é possível perceber com maior clareza determinadas concepções que fundamentam esta organização. É o caso da teoria piagetiana, enquanto sujeito cognocente, tem marcado a forma de repensar o processo de alfabetização. Sua influência, presente nos trabalhos de Ferreiro e Teberosky (1999), são institucionalizados pelas secretarias de educação, de Estados e Municípios, concretizando-se pela prática pedagógica como por exemplo, na realização de tentativa de escrita antes não realizada pelo método tradicional de ensino, no qual prevalece a ênfase na capacidade de memorização.
Portanto, este estudo possibilitou uma compreensão maior, da influência de Piaget na educação escolar, embora saibamos que seus estudos e pesquisas estavam mais voltados para formular uma teoria do conhecimento.
A contribuição de Piaget certamente marcou a historia da educação no Brasil, e ate hoje é motivo de debate e discussão dada a pertinência de seus estudos sobre o conhecimento. Neste sentido, é indispensável estudos desta natureza como parte da formação do educador.
Apesar dos debates, na contemporaneidade, sobre Piaget e Vygotsky, temos que reconhecer a importância e a contribuição de ambos, sem perder de vista o contexto e as concepções que fundamentam cada teoria, fundamentais aos estudos da educação no que se refere ao entendimento do indivíduo e da pessoa humana.
REFERÊNCIAS
CAGLIARI, L. C. Alfabetizando sem o bá-bé-bi-bó-bu. São Paulo: Editora Scipione, 2002.
DELGADO, E. R. R. O desenvolvimento cognitivo. In: CAMARGO, J. S.; ROSIN, S. M. (Org.). Psicologia e educação compartilhando saberes. Maringá: EDUEM, 2005. p. 51-62.
FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed Editora, 1999.
MICOTTI, M. C. de O. Piaget e o processo de alfabetização. São Paulo: Pioneira, 1980.
PALANGANA, I. C. Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vygotsky: a relevância do social. 5. ed. São Paulo: Summus Editorial, 2001.
PARANÁ. Secretaria da Educação. Currículo Educação Básica. Curitiba: SEED, 1998.
PIAGET, J. Psicologia e pedagogia. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1980.
PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1982.
PIAGET, J.; INHLEDER, B. A psicologia da criança. 5. ed. São Paulo; Rio de Janeiro: Difel Editorial, 1978.
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Como referenciar: "Piaget e o desenvolvimento cognitivo da criança: primeiras aproximações" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 17/10/2025 às 11:09. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/piaget_e_o_desenvolvimento_cognitivo/index.php?pagina=11