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Piaget e o desenvolvimento cognitivo da criança: primeiras aproximações (página 8)
Consideremos as contribuições de Piaget e Inhleder (1978, p. 79).
A despeito da espantosa diversidade das suas manifestações, a função semiótica apresenta notável unidade. Quer se trata de imitações diferidas, de jogo simbólico, de desenho, de imagens mentais de lembranças - imagens ou de linguagem, consiste sempre em permitir a evocação representativa de objetos ou acontecimentos não percebidos atualmente. Mas, reciprocamente, se possibilita, dessa maneira, o pensamento fornecendo-lhe ilimitado campo de ação, em oposição às fronteiras restritas da ação sensório-motora e da percepção só progride sob a direção e graças às contribuições desse pensamento ou inteligência representativa (PIAGET; INHLEDER, 1978, p. 79).
PERÍODO OPERAÇÕES CONCRETAS: (07 - 11/12 aproximadamente): neste período podemos observar que as delimitações que ocorriam nos períodos anteriores, se interiorizam e a capacidade de executá-los, se torna concreta. As relações de coordenação, e atividade de interação com o meio, é apresentada, ou seja, o egocentrismo estabelecido nos períodos que antecedem, passam por essa modificação, o que nos remete a concluir que a criança, demonstra interesse por particularidades do meio.
Assim como o egocentrismo, as atividades que no estágio anterior não havia êxito, como a organização mental, torna-se executável. A criança neste período já estabelece a fusão de atividades mentais, em síntese ela passa a obter relação de uma atividade realizável, com a capacidade de operá-la mentalmente. Caso que não ocorria no primeiro estágio, o sensório-motor, que designava-se, por atividades sensórias, ou seja, a criança realizava a atividade, baseada em estímulos físicos-sensórios.
A criança nesta etapa, já realiza a devida inferência, dos aspectos reais e irreais, ou seja, ela já estabelece relação do que é real do imaginário, este fortemente marcado no período que antecede. Desenvolve também aproximadamente aos 7 e 11 anos de idade, a atividade reversão, iniciada com algumas lacunas por a incapacidade de formar novos aspectos, apenas repetindo-os. O desenvolvimento e a atividade são inseridos nesta etapa, ou seja, a criança passa a estabelecer relação das ações, não apenas realizando a atividade, mas obtendo a devida forma de desenvolver as habilidades mentais, como: distância, medidas (menor/maior), alturas, sem a necessidade manuseio do objeto concreto.
Presente no estágio concreto a SERIAÇÃO, que é definida por número, ou a introdução do conceito de número e/ou lógica. Que nada mais é que a estabelecida reciprocidade das atividades sensórias, agora organizadas no que se refere aos aspectos cognitivos, que ocorre em um longo processo, com a durabilidade de vários anos, para que se realize concretamente.
Essa seriação e classificação é a capacidade concreta, de numeração, sem a existência do plano concreto. Exemplos de seriação, separação de categorias, datas, meses, anos, tamanhos (alturas) medidas (formas), ordens crescentes e decrescentes, diferenciação de cores, que a criança consegue exercer sozinha.
No operatório concreto, um aspecto que se adquiri, com a devida formulação, é o afeto que é o estágio de reversalidade, que se concretiza e se passa a tratar-se com a afetividade/lembrança. Exemplo: rever, relembrar, relacionar.
"A afetividade constitui a energética das condutas cujas, estruturas correspondem às funções cognitivas e se a energética não implica a estruturação nem o universo, nenhuma das duas poderia funcionar sem a outra" (PIAGET; INHLEDER, 1978, p. 97).
Além de a criança atribuir, a estabilidade de reversão e a atribuição de sentimentos anteriores, ela compreende as ações e transforma as atividades, desenvolvendo as atividades cognitivas.
As avaliações e a capacidade de inferir atividades morais, ou justiça, também são exercidas. É quando o período do egocentrismo se finaliza, e a atribuição de sentimento de respeito, e considerar o outro, torna-se presente. Esses conceitos serão transformados na medida em que a criança for obtendo uma maior significação e necessidade desses aspectos. A criança precisa estar em constante desenvolvimento dessas práticas.
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Como referenciar: "Piaget e o desenvolvimento cognitivo da criança: primeiras aproximações" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 16/10/2025 às 01:07. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/piaget_e_o_desenvolvimento_cognitivo/index.php?pagina=7