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A Produção de Textos no Contexto Escolar (página 3)

5. A PRODUÇÃO DE TEXTOS NA PRÁTICA

Para maior entendimento da produção de textos no contexto escolar, foi realizada uma pesquisa de campo, em uma escola da rede particular no município de Betim, em que houve entrevista e aplicação de questionário a uma professora responsável pelas produções de texto na escola em que trabalha. A escola abrange os alunos até o 9º ano, que possuem a disciplina de produção de textos específica separada da disciplina de Português. Na entrevista com a professora de produção de textos, focou-se a produção de textos dos alunos do 4º ano. Segundo ela, as suas propostas de produções são elaboradas a partir de tiragens de livros, procurando sempre trabalhar diferentes tipos textuais e temas. Com relação às correções das produções, a professora diz que ela valoriza a alfabetização do aluno, principalmente com relação a ortografia e atendimento da proposta da produção. A professora tem por costume de trabalhar em duplas, em que cada aluno corrige a produção do colega e após isso, ela faz a sua própria correção. Apesar da produção de textos, ser uma disciplina, essa não possui características punitivas, isto é, não cabe aprovação ou reprovação, servindo como complemento para o Português,  para o desenvolvimento da capacidade de escrita dos alunos. Como a disciplina tem papel complementar, não há tabela de correção definida das produções de texto dos alunos. Quando os alunos não atendem a proposta, a professora desenvolve um trabalho semelhante para os alunos, para que esses possam melhorar na escrita dos textos. Em todas as aulas são revisadas as propostas de texto anteriores, para que os alunos possam sempre relembrar o que aprenderam para praticar nas produções futuras.

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Por meio da concretização dessa pesquisa científica, pode-se observar que as maiores dificuldades com relação a produções de textos pelos alunos se deve a falta de objetivos claros nas propostas e inadequações dos temas propostos. A produção de texto na escola muitas vezes possui aspecto limitado, no qual são privilegiados alguns tipos e gêneros textuais, resultando em desconhecimento e insegurança por parte dos alunos ao se depararem com uma proposta de produção de texto. A produção textual é vista de maneira negativa pelos alunos, por ser na maioria das vezes, algo repetitivo e desgastante.   Diante disso, o professor precisa se preocupar em variar temas e tipos textuais, além de definir objetivos claros em suas propostas de produção de textos.

Com relação à correção e avaliação dos textos produzidos pelos alunos, compreende-se que o professor precisa se valer de diferentes critérios linguísticos claros, para que se possam identificar as dificuldades dos alunos e consequentemente pensar em estratégias de intervenção nessas dificuldades. Quando não há critérios de correção definidos, o professor seja de forma consciente ou inconsciente, fica desorientado, correndo o risco de não ter argumentos diante de questionamento de alunos e até mesmo de pais, com relação aos "erros de ortografia" e inadequações das propostas de textos.  E importante que o professor encare a produção de textos de forma qualitativa, para que sua avaliação tenha por objetivo de ajudar ao aluno e não reprová-lo.

Contudo a produção de textos na escola é algo de grande preocupação, por que durante todo o  tempo de escola, são feitas muitas produções de textos e ainda assim, muitas pessoas saem da escola inseguranças e incapazes de produzir bons textos. A competência de escrita de bons textos, de fato é, um aspecto importante e até mesmo decisivo no mercado de trabalho, por isso, desde cedo o trabalho com a produção de textos na escola seja ela pública ou particular, precisa desenvolver essa capacidade nos alunos, para que estes no futuro possam estar preparados e possam concorrer de forma justa com outros candidatos, na busca de uma colocação no mercado de trabalho.


7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula. Edição 4. São Paulo: Ática, 2006. p. 136.
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. A inter-ação pela linguagem. 11. ed. São Paulo: Contexto, 2012. 134p.

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Como referenciar: "A Produção de Textos no Contexto Escolar" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 15/05/2024 às 05:38. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/producao_textos_contexto/index.php?pagina=2