Reflexões Sobre a Prática de Educadores na Rede Regular de Ensino Quanto à Inclusão Social (página 4)
4 PSICOPEDAGOGIA E INCLUSÃO: A ARTE DE ROMPER BARREIRAS NA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA POSSÍVEL
A psicopedagogia é uma área de estudos que dedica-se a compreender os processos de ensino e aprendizagem humana. De acordo com Porto (2005) ela surgiu a partir da grande demanda de crianças com dificuldades de aprendizagem e seus estudos baseiam-se na Pedagogia e na Psicologia. Tratando-se de estudar as dificuldades de aprendizagem percebemos que ela tem um importante papel no processo de inclusão de pessoas com necessidades especiais.
O trabalho psicopedagógico poderá contribuir não só para o aluno com necessidades especiais (parte clínica), mas também para a escola e a família (parte institucional). Sua contribuição volta-se a auxiliar educandos e educadores a adaptarem-se com diversas atividades que tornarão a escola menos excludente desmistificando assim a classificação e rotulação dos alunos.
Acredita-se que a função da psicopedagogia no processo inclusivo venha como forma de orientar os educadores fazendo que estes não fiquem focados na "doença" dos alunos visto que muitas vezes este fato impõe limites que acabam trazendo impossibilidades para que o aluno aprenda. Sua função na escola inclusiva está alicerçada em um trabalho voltado para o desenvolvimento possível e não o que imaginem ser o ideal para que o aluno chegue ao esperado.
A escola necessita hoje de uma rede interligada de profissionais que juntos trabalhem para romper toda forma de discriminação e preconceito, focando o trabalho do educador na elaboração de estratégias que proporcionem o desenvolvimento integral do educando.
O trabalho psicopedagógico irá contribuir para desvendarmos muitos mitos ultrapassando o preconceito e realizando atividades a partir do potencial que cada aluno tem vendo ele como um ser capaz de aprender desde que seja respeitado seu tempo e suas limitações. Temos que trabalhar para por fim na idéia que uma criança com necessidades especiais tem de aprender apenas atividades rotineiras, é nosso dever como profissionais da educação capacitá-los ao convívio, participação e auto-sustentação na sociedade.
5 CAMINHOS DA PESQUISA: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE EDUCADORES NA REDE REGULAR DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE CANOAS/RS
"Cada um de nós é diferente. Tivemos experiências diferentes. Recebemos o sol de maneira diferente. Por que então não teríamos cores diferentes?" Buscaglia (1982).
A realidade educacional indica que ainda estamos vivenciando dilemas e desafios frente à inclusão de PNEE na rede regular de ensino. Estas questões vivenciadas cotidianamente nas escolas não afetam somente equipe diretiva e educadores como também os discentes e suas famílias que convivem diariamente com estes alunos e não sabem como recebê-los.
Sabemos que este é um fato o qual não envolve apenas a melhoria da qualidade do ensino, mas também, é necessária uma união por parte da escola e família assim como uma equipe educacional preparada para atender toda esta demanda de alunos que compõe nossa sociedade trabalhando assim as diferenças.
Com base no que foi exposto, cabe ressaltar que o foco desta pesquisa é investigar como é realizada a prática dos educadores nas escolas regulares da rede pública e privada do município de Canoas/RS, visto que muitos discursos vivenciados na atualidade retratam uma integração destas pessoas por parte das escolas e não a inclusão que está prevista na legislação.
A presente pesquisa a qual apresentaremos a seguir buscou também investigar se a prática educativa atende satisfatoriamente as pessoas com necessidades especiais, assim como verificar se as propostas pedagógicas das escolas estão adaptadas para atender esta demanda de alunos com projetos, salas e equipamentos os quais são de grande importância para aprendizagem e permanência destes em nossas salas de aula.
5.1 Metodologia
Nos período de junho á outubro do corrente ano realizou-se uma pesquisa qualitativa com aplicação de questionários e realização de observação com educadores e equipe diretiva de escolas da rede pública e privada do município de Canoas, com vistas a investigar como é realizada a prática bem como a capacitação docente na inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais.
5.2 Análise dos dados coletados
Para melhor apresentar os dados coletados nesta pesquisa o trabalho foi dividido por eixos os quais faremos uma breve reflexão sobre a temática abordada. O primeiro eixo destinado a "Educação Inclusiva" apresentará os questionamentos 'O que é inclusão. O que faz uma escola ser inclusiva. E A escola integra ou inclui?'.
O segundo eixo denominado "Capacitação do trabalho docente", o foco da presente pesquisa, investigou como é realizado o trabalho docente nas escolas quanto à inclusão social, para isto verificamos se os professores sentem-se preparados para trabalhar com PNEE?, Como é realizado o trabalho?, O planejamento conta com atividades diferenciadas? e como é o processo de avaliação destes alunos?
O terceiro eixo nomeado "Recursos da Instituição" buscou verificar o que a escola oferece para realização deste trabalho. E o quarto e último eixo denominado "Fatos Relevantes" investigou como é o convívio dos alunos especiais com os demais da turma.
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