Você está em Artigos

Reflexões Sobre a Prática de Educadores na Rede Regular de Ensino Quanto à Inclusão Social (página 5)

5.2.1 Eixo 1: Educação Inclusiva

Gráfico 1

Com base nos dados coletados conforme mostra o gráfico 1 a maioria dos educadores acreditam que a inclusão é desenvolver as potencialidades do PNEE, ou seja, trabalhar suas potencialidades na escola. Porém, para Sassaki (2002)  a inclusão é um processo de mudança do sistema social comum para acolher toda a diversidade humana. Também esteve presente dentre as respostas que a inclusão é a inserção ponderada, inovação educacional e a participação do convívio social dentre outras.

Gráfico 2

O segundo questionamento abordado nesta pesquisa procura evidenciar através do gráfico 2 o que faz uma escola ser inclusiva. Para 37% dos entrevistados, a escola torna-se inclusiva quando aceita todos os alunos, seguida de 27% dos que acreditam ser necessário uma formação adequada.  As respostas dos entrevistados são confrontadas com o pensamento de Facion (2005)  o qual acredita que uma escola só poderá ser chamada de inclusiva quando sofrer algumas adaptações concretas desde a educação infantil das quais a mais importante a salientar é o respeito à individualidade da criança. Para este mesmo autor, não basta apenas à boa vontade mas sim é de grande necessidade um trabalho em conjunto com todos os envolvidos neste processo.

Gráfico 3

O último questionamento abordado neste eixo o qual acreditamos ser de grande importância, busca saber se as escolas incluem ou integram.  Acreditam os entrevistados que 37% das escolas "excluem' os alunos PNEE, seguidos de 25% integradoras e 25% inclusivas. De acordo com Carvalho (2007) , a exclusão está presente em todos os processos de nossa sociedade e é muito visível através de preconceito e discriminação.

5.2.2 Eixo 2: Capacitação do trabalho docente

Gráfico 4

O primeiro questionamento deste eixo aborda se os professores sentem-se preparados para trabalhar com as crianças PNEE, 78% dos entrevistados relatam não estar preparados para este trabalho como mostra o gráfico 4, mas mesmo com o despreparo contam com alunos especiais em suas turmas visto ser uma exigência da legislação. Nesta questão voltamos a salientar a importância da qualificação dos educadores para o atendimento desta demanda de alunos, consideramos que para um ensino de qualidade é necessário uma formação adequada que atenda a todos sem distinção.

Anterior   Próxima

Voltar para a primeira página deste artigo


Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106
Como referenciar: "Reflexões Sobre a Prática de Educadores na Rede Regular de Ensino Quanto à Inclusão Social" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 19/10/2025 às 17:17. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/rederegulardeensino/?pagina=4