Reflexões Sobre a Prática de Educadores na Rede Regular de Ensino Quanto à Inclusão Social (página 6)
Gráfico 5
A apresentação do gráfico 5 buscou investigar como é realizado o trabalho em sala de aula, 34% dos entrevistados relatam ser de respeito ao ritmo de aprendizagem de cada um , seguidos de 22% que se dispõe fazer o melhor possível e 11% adaptam as propostas, relevam situações, atendem de forma diferenciadas e ministram aulas diversificadas. Baptista (2009) atenta que o trabalho docente na escola deve valorizar as características do aluno em seu contexto social, pois todas as crianças tem direito a educação, conforme consta na própria Declaração de Salamanca.
Gráfico 6
O gráfico 6, demonstrado acima questiona acerca de saber se o planejamento possui atividades diferenciadas, 56% dos entrevistados relatam não trabalharem de forma diferenciada e 44% proporcionam atividades diferenciadas aos seus alunos. Facion (2005) relata que o professor deve ensinar aquilo que o aluno necessita e não o que ele pensa que ele precisa. O autor acredita que o maior preconceito existente nas escolas é tratar igualmente aquele que não é igual. Quando nos remetemos ao ensino igualitário a todos estamos falando em atender os educandos da mesma forma, porém, cabe ressaltar que isto não significa que todos tem de aprender do mesmo jeito e com o mesmo ritmo (tempo), cada um de nós possuímos potencialidades e capacidades distintas o que nos fazem seres únicos.
Gráfico 7
O último questionamento deste eixo procurou investigar como é realizada a avaliação destes alunos. Mesmo não achando-se preparados para atender esta demanda de alunos, 40% dos educadores dizem avaliar os alunos baseado em suas potencialidades e limitações, 40% dizem realizar atividades diferenciadas. E os demais 20% dizem aplicar a mesma avaliação porém respeitando o ritmo de realização das tarefas de cada um.
5.2.3 Eixo 3: Recursos da Instituição
Gráfico 8
O presente gráfico apresenta os recursos que a escola oferece para os educadores trabalharem com as crianças especiais. Dos profissionais entrevistados demonstrados no gráfico 8, 34% relatam que as escolas não possuem recursos para atender esta demanda, seguidos de 11% que relatam ter acesso diferenciado, boa estrutura, trabalho com a família, especialistas, avaliação diferenciada e boa vontade. Neste eixo acreditamos ser de grande importância ressaltar que o primeiro passo para tornar-se uma escola inclusiva é contarmos com recursos tanto materiais quanto profissionais, visto que somente desta maneira poderemos realizar um trabalho qualificado focando-se no desenvolvimento das potencialidades de cada aluno.
![]() |
![]() |
|
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106