Reflexões Sobre a Prática de Educadores na Rede Regular de Ensino Quanto à Inclusão Social (página 7)
5.2.4 Eixo 4: Fatos Relevantes
Gráfico 9
O nono gráfico demonstra um fato muito relevante no processo inclusivo, pois, ele aponta como é o convívio destes alunos especiais com a turma. Dos entrevistados 60% dizem ser bem tranqüilo, seguidos de 20% que tratam os colegas com respeito e 10% excludente e complicado. Para Mantoan (1997) o convívio da turma pode ser considerado um grande fator excludente e de isolamento dos alunos especiais dentro das instituições, a maneira que estes são tratados pelos demais, muitas vezes os fazem sentirem-se minimizados por não serem "iguais" diante desta situação cabe refletirmos de que maneira estamos trabalhando o processo inclusivo na escola evidenciando sempre que todos nós somos seres diferentes dotados de características e potencialidades únicas, sendo assim não podemos ser iguais.
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS
A escolha do tema do presente artigo constituíram a mim um grande desafio, até mesmo por ser um tema o qual gera tanta polêmica dentro das instituições escolares e que se apresenta como um grande desafio dos profissionais que atuam nesta área, pois estes devem articular o que tem de ensinar com o que a criança já construiu.
Inclusão, um termo com tantos significados, porém ainda com uma longa caminhada dentro das instituições educacionais. Ao término da pesquisa realizada podemos constatar que mesmo com a exigência prevista na legislação, muitas escolas ainda têm um grande desafio tanto com profissionais qualificados como com as adequações necessárias para receber esta demanda de alunos.
Com base nos dados coletados podemos observar que muitos educadores somente aceitam estes alunos nos bancos escolares por eles terem um amparo legal, mas esquecem que necessitam de um trabalho diferenciado de forma a trabalhar todas as suas potencialidades deixando de lado suas "necessidades".
Muitos dos profissionais entrevistados ressaltam não estar preparados para atender esta demanda de alunos e mesmo assim tentam realizar o trabalho da melhor forma possível. Mas o que será "melhor" para estes educadores? Aqui cabe um questionamento da necessidade de contarmos com profissionais qualificados e preparados para trabalhar com esta diversidade de alunos. A qualificação profissional faz que exercemos nosso trabalho de maneira a atender e contemplar a aprendizagem de cada um, respeitando seus ritmos diferenciados bem como elaborando propostas que atendam as necessidades individuais de cada alunado.
Acreditamos também que as escolas têm de contar com um planejamento aberto e flexível assim como desenvolver atividades com especialistas, atentar a uma boa estrutura e trabalhar em conjunto com a família.
Detenho-me mais uma vez na necessidade de todos os alunos aprenderem juntos, pois, todos têm o direito a uma educação de qualidade com tratamento de forma igualitária e sem preconceitos. Sabemos que o processo inclusivo causa extremas mudanças e muitas vezes até mesmo um certo desconforto, porém, se faz necessário buscarmos novos conhecimentos os quais possibilitem um trabalho adequado que atenda a todos sem discriminação.
Acreditamos que todo conhecimento deve ser construído como já mencionava Vygotski (2007) , o trabalho docente exige dedicação, reflexão, busca e constante atualização visto que vivemos em uma sociedade transitória e de constantes mudanças às quais devemos acompanhar.
Mas o que é necessário para que este processo ocorra? Acreditamos para que realmente ocorra à inclusão em nossas escolas é imprescindível que exista formação e recursos, ou seja, uma equipe interdisciplinar atuando sempre que necessário perto do professor do ensino regular bem como contar com profissionais qualificados e com formação em cursos de graduação com ênfase em educação especial. Fica assim evidente, que é importante um bom planejamento educacional, sendo este coerente com o futuro social que desejamos. Se quisermos uma sociedade inclusiva, é preciso o favorecimento de valores na escola desde a educação infantil.
Para finalizar ressalto mais uma vez que é importante trabalharmos focados na incógnita a qual somos todos iguais em direitos, porém diferentes como pessoa, sendo assim, a educação obrigatória deverá atender a todos, bem como adaptar o sistema educativo ao aluno e não pretender que o aluno se adapte ao sistema. A estrutura escolar é quem deverá ajustar às necessidades de todos educandos favorecendo a integração e o desenvolvimento de todos. Nós, educadores deveremos ser desenvolvedores das ações do processo de inclusão, sempre focados em um princípio de dedicação, preparo e compreensão acerca da temática.
7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BAPTISTA, Cláudio Roberto (org), MACHADO, Adriana Marcondes. Inclusão e Escolarização: múltiplas perspectivas. Porto Alegre: Mediação: 2009
CARVALHO, Rosita Édler. Removendo barreiras para aprendizagem. Porto Alegre: Mediação, 2007.
DELORS, Jacques (org). Educação um tesouro a descobrir: Relatório para UNESCO da Comissão Internacional sobre a educação para o século XXI. São Paulo: Cortez, 1999
FACION, José Raimundo. Inclusão escolar e suas implicações. São Paulo: Ibpx, 2005.
MANTOAN, Maria Tereza Égler. Integração de pessoas com deficiência: contribuições para uma reflexão sobre o tema. São Paulo: Memnon, 1997
PORTO, Olívia. Bases da Psicopedagogia: diagnóstico e intervenção nos problemas de aprendizagem. Rio de Janeiro: Wak, 2005.
SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 2002
VYGOSTKY, Lev. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos superiores. São Paulo: Martins Fontes: 2007
Clique aqui para avaliar este artigo
![]() |
||
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106