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Reflexões Sobre a Prática de Educadores na Rede Regular de Ensino Quanto à Inclusão Social (página 3)

Com o passar dos anos muitas leis, decretos e convenções foram surgindo como vimos anteriormente e a sociedade tomou consciência do verdadeiro papel das pessoas com necessidades especiais verificando assim que estas também eram possuidoras de direitos e deveres de ser, estar e fazer parte como indivíduos democráticos. Toda esta transformação recai sobre a escola. Acredito que o momento que estamos vivendo não é mais de alongar as resoluções, leis, portarias, mas o de trabalhar com a práxis é o momento de ser, e fazer educação.

3.1 A prática do educador na escola dita inclusiva

 O processo de inclusão exposto em toda legislação que acerca o tema propõe basicamente que todos os indivíduos interajam em todas as situações fazendo que assim ele torne-se sujeito ativo no processo de aprendizagem. Incluir não é somente destinar a criança um espaço físico dentro das salas de aula, com uma classe e uma cadeira deixando-o lá esquecido e tornando-o como um mero receptor de conteúdos pré-estabelecidos sem nenhum significado, incluir é inserir o aluno de forma que toda aprendizagem promova seu desenvolvimento e remova as barreiras da aprendizagem tornando-o um sujeito ativo e participante em todo processo.

Ainda é comum vivenciarmos em nossas escolas muitos educadores com práticas alicerçadas na educação tradicionalistas onde eles eram detentores do saber, escolas onde a base educacional se emerge no professor como o transmissor de conteúdos e o aluno um reprodutor do conhecimento. Como as crianças aprendem desta forma?

Imagine crianças com necessidades especiais que não conseguem ser reprodutoras como a escola deseja, o que acontece com estes alunos, são excluídos, tornam-se repetentes ou são os considerados incapazes?

Ressalva-se que a educação tradicionalista assim como as demais tem grande influencia em nossa prática, o que não pode acontecer é nossos educadores deterem-se apenas a uma forma transmitir o conhecimento descartando as demais. Os educadores tem que refletir sobre seus papéis e acreditar que toda esta base educacional é fundamental para construirmos uma escola ideal.

Outro fator que se faz de suma importância na prática educacional, mas acreditamos estar esquecido é o fato das necessidades de cada alunado. Todo e qualquer indivíduo é dotado de limitações o que não significa que ele seja incapaz.  Está na hora dos educadores, equipe diretiva, a escola em si rever suas práticas desencadeando uma atitude reflexiva e crítica no ensino. Re-pensar e fazer uma diferenciação pedagógica antes de incluir uma demanda que não são capazes de atender e aqui mais uma vez concordo com Carvalho (2007) , todos os alunos mesmo os que possuem necessidades educativas especiais são capazes de aprender desde que contem com um programa educativo adaptado as suas necessidades, desenvolvido com os demais colegas de forma que juntos descubram o melhor caminho a percorrer.

3.2 O trabalho docente na escola inclusiva: Fios que tecem a prática inclusiva

"Não me pergunte quem sou, mas não me diga para permanecer o mesmo" (Foucault, 2007).

Vamos iniciar esta discussão sobre a prática educativa referenciado o que Baptista (2009)  destaca necessário nas escolas hoje, o repensar sua função curricular para assim podermos construir o papel central do educador inclusivo. De nada adianta trabalhar o educador, formar este profissional com vistas à inclusão se a escola continua centrada em práticas arcaicas e excludentes que não visam o desenvolvimento integral do aluno. Muitas escolas ainda acreditam ser inclusivas pelo simples fato de matricularem o aluno com necessidades especiais, porém esqueceram-se que seu principal compromisso com este aluno é o oferecimento de um ensino de qualidade respeitando-o como parte do processo ensino-aprendizagem.

Para Mantoam (1997)  o maior desafio da inclusão recai sobre o humano, mas por que no humano? Acredita-se que o professor é a peça fundamental do quebra cabeça que transformou a escola inclusiva. O ato de incluir requer um profissional com uma atuação baseada em princípios igualitários, bem como alguns aspectos técnicos que se fazem necessários para desenvolver uma educação de qualidade que atenda a todos sem distinção.

Sabemos que trabalhar com a inclusão é um desafio não só para educadores, mas principalmente para a instituição escola que ainda esta centrada em apenas transmitir os conteúdos e vencer os mesmos nos prazos pré-determinados esquecendo-se do tempo de aprendizado de cada aluno. No que tange o corpo docente, acreditamos ainda ser necessário aprender a trabalhar com esta nova perspectiva educacional, uma prática centrada nos quatro pilares da educação (Delors, 1999)  onde o educador estaria envolvido com o aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a conhecer, porém cabe ressaltar que para todos este processo ocorrer os professores tenham acima de tudo vontade de tornarem-se educadores inclusivos tornando-os agentes de transformação educacional.

Acreditamos que a escola ainda tem uma longa trajetória, porém cabe a todos os envolvidos unir forças, buscar idéias e alternativas para transformar e construir uma escola capaz de educar a todos sem distinção alguma, fazendo que estes aprendam dentro de suas capacidades e de seus tempos, porém com o respeito quão necessário neste fabuloso processo que é o ato de ensinar e aprender.

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Como referenciar: "Reflexões Sobre a Prática de Educadores na Rede Regular de Ensino Quanto à Inclusão Social" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 19/10/2025 às 17:34. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/rederegulardeensino/index.php?pagina=2