Você está em Artigos
Resumo da História da Educação no Brasil (página 5)
Somente após 1772 o Brasil começa a ter um ensino público e a contratar
professores. Pombal atinge seus objetivos: transformou a colônia em
servil ao Rei D. José I e Portugal retira e depois vende o ouro, açúcar,
café, minérios, madeira para o mundo inteiro. Com o aumento
da urbanização na colônia, houve manufaturação, já adotado em Portugal.
Houve então uma educação profissionalizante para a manufaturação. O que
hoje é o SENAI, etc. Isso é o início da Revolução industrial, que aconteceu em todo o mundo e o fortalecimento do capitalismo.
Em 1772 Pombal aprova o modelo de aulas régias. As aulas régias era um ensino profissionalizante, a fim de fornecer manufaturados para Portugal, que vendia para o mundo e principalmente para a Inglaterra. Nessa época a Inglaterra a fim de facilitar a compra de ouro, minérios, café, açúcar e outros, investiu pesado em ferrovias. A Inglaterra vendia para o mundo o que comprava de Portugal. Em acordo com Portugal a Inglaterra fez ferrovias para o transporte até os portos. Temos parte dessas ferrovias até hoje, como em Paranapiacaba. As aulas régias era um ensino profissionalizante de quatro anos somente dado aos filhos dos colonos, com o intuito de formar manufatura para Portugal.
9. A EDUCAÇÃO APÓS DOM PEDRO I:
Em 1808 a família real chega ao Brasil, fugindo das invasões de Napoleão. A família real decide se proteger e vem se esconder no Brasil. Napoleão foi um imperador francês que lutou contra os liberalistas, mis tarde tornou-se imperador da França. Seus interesses era manter o comércio sob seu domínio. Napoleão então começa a invadir outros reinados. Napoleão foi vencido com a Revolução Francesa.
Com a chegada de Dom João VI houve abertura dos portos para o comércio, instalação de manufaturas no Brasil, criação da imprensa, museus, bibliotecas e universidades. Houve também uma maior dependência da Inglaterra que defendia Portugal das invasões napoleônicas por interesse nos produtos do Brasil. Assim a Inglaterra fortificou suas ferrovias a fim de levar principalmente o ouro em troca da proteção da família de Dom João VI. D. João VI volta para Portugal e deixa seu filho, Dom Pedro I no Brasil que proclama a independência em 22 de abril de 1822.
O grande salto para a educação no Brasil com a família real:
- Criação da imprensa (O Correio Brasiliense),
- Bibliotecas,
- Jardim Botânico (1810),
- Museu real (1818),
- Missão Cultural Francesa,
- Escola de Belas Artes,
- Forças Armadas,
- Academia Real da Marinha (1808),
- Escola Militar (1858) D. Pedro I,
- Cursos Médicos (1808),
- Cursos de química e agricultura (Bahia e Rio).
A Primeira Constituição do Brasil foi com D. Pedro I em 1824. A população rural era analfabeta, pois só interessavam-se na agricultura. O Decreto Imperial 1827 decretava que só os homens podiam ensinar. Dom Pedro I cria no Rio de Janeiro o Colégio Dom Pedro I.
No Decreto Imperial de Dom Pedro I é decretado que a educação deveria ser um sistema de educação pública. Em 1837 D. Pedro I cria o Colégio Dom Pedro I no Rio de Janeiro, onde foi adotado o Método Lancaster. Oriundo dos EUA, o Método Lancaster era uma maneira de ensinar em grupo. D. Pedro I criou também as Escolas Normais em 1835. As Escolas Normais tinham como objetivo formar professores. Não havia obrigatoriedade de ensino, o que gerava analfabetismo e instrução em casa. Aos filhos dos colonos não era preciso cursar o elementar e secundário criado pelo Decreto Imperial para ir à Universidade. Dom Pedro I renuncia e seu filho Dom Pedro II assume com apenas 14 anos, chamado Golpe da Maioridade. D. Pedro II teve muito apoio do Barão de Mauá, um banqueiro milionário, fundador do Banco do Brasil, telégrafo, trens a vapor, o que contribuiu para os centros urbanos.
O Marechal Deodoro da Fonseca (Dom Pedro II) Proclama a República em 1889 e daí para frente começou a se ter uma maior preocupação com a educação no Brasil. Após a Proclamação da República, D. Pedro II instituiu os grupos escolares. Os grupos escolares eram espaços criados por D. Pedro II destinados à educação. O primeiro grupo escolar surgiu em 1893 (D. Pedro II). Não havia valorização dos professores, o que ocasionou a evasão de professores homens. Devido a isso, D. Pedro II cria uma sessão feminina para a formação de professoras mulheres na Escola Normal da Província, semelhante ao magistério, mas as mulheres não podiam aspirar às universidades.
A Primeira República (D. Pedro II) foi chamada República café com leite, devido ao poder ser centralizado em Minas e São Paulo, seu regime era Federalismo Presidencial.
10. ERA VARGAS:
A Revolução de 1930, realizada por Getúlio Vargas, foi um movimento de revolta armado ocorrido no Brasil em 1930, que tirou do poder, através de um Golpe de Estado, o presidente Washington Luiz. Com o apoio de chefes militares, Getúlio Vargas chegou à presidência da República. Com a Revolução de 30 surgiram movimentos infiltrados como o PCdoB e movimentos anarquistas e marxistas que eram oriundos da Revolução Russa de 1917. A Coluna Prestes foi um dos mais forte desses movimentos. O fim da primeira República ou República Velha se da com o Estado Novo de Vargas em 1930.
Em 1940 eclode a Segunda Guerra Mundial. Vargas governou até 1945. Apesar do autoritarismo de Getúlio, houve grande avanço industrial no Brasil e para acompanhar esse avanço, a educação industrial acompanhou esse processo. Com Kubitschek de 56 até 61, as indústrias estrangeiras entram no Brasil. Isso tudo faz com que o ensino privado para a indústria comece a tomar força, pois somente quem estudasse e fosse preparado para a indústria iria ter condições de emprego. Após Kubitschek veio Jânio em 1961 que renunciou, dando lugar ao seu vice João Goulart (Jango).
Com a Guerra Fria entre EUA, tanto os EUA quanto a URSS tinham interesses nos países emergentes e o Brasil eram um país emergente. Apesar de tanta exploração desde 1500, o Brasil ainda era fonte de muitas riquezas, muito ouro, minério, ferro, bauxita, madeira, mão de obra barata. O Brasil, como todos os países da América do Sul e Central se tornaram objetivo tanto dos EUA como da URSS, o que eclodiu em uma luta suja entre CIA e KGB. Membros da KGB se infiltravam em movimentos estudantis como UNE e formavam jovens em Cuba para o confronto armado. João Goulart era pressionado tanto pelos conservadores como pela esquerda armada, que planejava dar um golpe e dominar o país. Carros eram incendiados, grupos armados como o COLINA, o MR-8, o Val Palmares, dentre outros queriam que a URSS entrasse no governo brasileiro, alegando que o capitalismo gerava lucro apenas aos industriais. Diante desse descontrole, João Goulart é deposto e os militares assumem o poder, formando a ARENA e o MDB.
Em 1984 os militares saem do poder e o Brasil se torna democrático. Tancredo Neves misteriosamente morre e assume seu vice José Sarney, um dos "quatrocentões", ou seja, filho daquelas famílias antigas dos colonos. Sarney possui muitas terras no Maranhão. Durante o regime militar houve grande avanço na educação brasileira. O melhor Sistema Nacional de Ensino foi no regime militar. Após os militares, houve grande proliferação do ensino privado e até os dias de hoje. As conquistas feita pelo ensino público estão sendo ameaçadas pela política corrupta do atual governo (2016).
Em 1827 foi fundada a USP.
Em 1772 Pombal aprova o modelo de aulas régias. As aulas régias era um ensino profissionalizante, a fim de fornecer manufaturados para Portugal, que vendia para o mundo e principalmente para a Inglaterra. Nessa época a Inglaterra a fim de facilitar a compra de ouro, minérios, café, açúcar e outros, investiu pesado em ferrovias. A Inglaterra vendia para o mundo o que comprava de Portugal. Em acordo com Portugal a Inglaterra fez ferrovias para o transporte até os portos. Temos parte dessas ferrovias até hoje, como em Paranapiacaba. As aulas régias era um ensino profissionalizante de quatro anos somente dado aos filhos dos colonos, com o intuito de formar manufatura para Portugal.
9. A EDUCAÇÃO APÓS DOM PEDRO I:
Em 1808 a família real chega ao Brasil, fugindo das invasões de Napoleão. A família real decide se proteger e vem se esconder no Brasil. Napoleão foi um imperador francês que lutou contra os liberalistas, mis tarde tornou-se imperador da França. Seus interesses era manter o comércio sob seu domínio. Napoleão então começa a invadir outros reinados. Napoleão foi vencido com a Revolução Francesa.
Com a chegada de Dom João VI houve abertura dos portos para o comércio, instalação de manufaturas no Brasil, criação da imprensa, museus, bibliotecas e universidades. Houve também uma maior dependência da Inglaterra que defendia Portugal das invasões napoleônicas por interesse nos produtos do Brasil. Assim a Inglaterra fortificou suas ferrovias a fim de levar principalmente o ouro em troca da proteção da família de Dom João VI. D. João VI volta para Portugal e deixa seu filho, Dom Pedro I no Brasil que proclama a independência em 22 de abril de 1822.
O grande salto para a educação no Brasil com a família real:
- Criação da imprensa (O Correio Brasiliense),
- Bibliotecas,
- Jardim Botânico (1810),
- Museu real (1818),
- Missão Cultural Francesa,
- Escola de Belas Artes,
- Forças Armadas,
- Academia Real da Marinha (1808),
- Escola Militar (1858) D. Pedro I,
- Cursos Médicos (1808),
- Cursos de química e agricultura (Bahia e Rio).
A Primeira Constituição do Brasil foi com D. Pedro I em 1824. A população rural era analfabeta, pois só interessavam-se na agricultura. O Decreto Imperial 1827 decretava que só os homens podiam ensinar. Dom Pedro I cria no Rio de Janeiro o Colégio Dom Pedro I.
No Decreto Imperial de Dom Pedro I é decretado que a educação deveria ser um sistema de educação pública. Em 1837 D. Pedro I cria o Colégio Dom Pedro I no Rio de Janeiro, onde foi adotado o Método Lancaster. Oriundo dos EUA, o Método Lancaster era uma maneira de ensinar em grupo. D. Pedro I criou também as Escolas Normais em 1835. As Escolas Normais tinham como objetivo formar professores. Não havia obrigatoriedade de ensino, o que gerava analfabetismo e instrução em casa. Aos filhos dos colonos não era preciso cursar o elementar e secundário criado pelo Decreto Imperial para ir à Universidade. Dom Pedro I renuncia e seu filho Dom Pedro II assume com apenas 14 anos, chamado Golpe da Maioridade. D. Pedro II teve muito apoio do Barão de Mauá, um banqueiro milionário, fundador do Banco do Brasil, telégrafo, trens a vapor, o que contribuiu para os centros urbanos.
O Marechal Deodoro da Fonseca (Dom Pedro II) Proclama a República em 1889 e daí para frente começou a se ter uma maior preocupação com a educação no Brasil. Após a Proclamação da República, D. Pedro II instituiu os grupos escolares. Os grupos escolares eram espaços criados por D. Pedro II destinados à educação. O primeiro grupo escolar surgiu em 1893 (D. Pedro II). Não havia valorização dos professores, o que ocasionou a evasão de professores homens. Devido a isso, D. Pedro II cria uma sessão feminina para a formação de professoras mulheres na Escola Normal da Província, semelhante ao magistério, mas as mulheres não podiam aspirar às universidades.
A Primeira República (D. Pedro II) foi chamada República café com leite, devido ao poder ser centralizado em Minas e São Paulo, seu regime era Federalismo Presidencial.
10. ERA VARGAS:
A Revolução de 1930, realizada por Getúlio Vargas, foi um movimento de revolta armado ocorrido no Brasil em 1930, que tirou do poder, através de um Golpe de Estado, o presidente Washington Luiz. Com o apoio de chefes militares, Getúlio Vargas chegou à presidência da República. Com a Revolução de 30 surgiram movimentos infiltrados como o PCdoB e movimentos anarquistas e marxistas que eram oriundos da Revolução Russa de 1917. A Coluna Prestes foi um dos mais forte desses movimentos. O fim da primeira República ou República Velha se da com o Estado Novo de Vargas em 1930.
Em 1940 eclode a Segunda Guerra Mundial. Vargas governou até 1945. Apesar do autoritarismo de Getúlio, houve grande avanço industrial no Brasil e para acompanhar esse avanço, a educação industrial acompanhou esse processo. Com Kubitschek de 56 até 61, as indústrias estrangeiras entram no Brasil. Isso tudo faz com que o ensino privado para a indústria comece a tomar força, pois somente quem estudasse e fosse preparado para a indústria iria ter condições de emprego. Após Kubitschek veio Jânio em 1961 que renunciou, dando lugar ao seu vice João Goulart (Jango).
Com a Guerra Fria entre EUA, tanto os EUA quanto a URSS tinham interesses nos países emergentes e o Brasil eram um país emergente. Apesar de tanta exploração desde 1500, o Brasil ainda era fonte de muitas riquezas, muito ouro, minério, ferro, bauxita, madeira, mão de obra barata. O Brasil, como todos os países da América do Sul e Central se tornaram objetivo tanto dos EUA como da URSS, o que eclodiu em uma luta suja entre CIA e KGB. Membros da KGB se infiltravam em movimentos estudantis como UNE e formavam jovens em Cuba para o confronto armado. João Goulart era pressionado tanto pelos conservadores como pela esquerda armada, que planejava dar um golpe e dominar o país. Carros eram incendiados, grupos armados como o COLINA, o MR-8, o Val Palmares, dentre outros queriam que a URSS entrasse no governo brasileiro, alegando que o capitalismo gerava lucro apenas aos industriais. Diante desse descontrole, João Goulart é deposto e os militares assumem o poder, formando a ARENA e o MDB.
Em 1984 os militares saem do poder e o Brasil se torna democrático. Tancredo Neves misteriosamente morre e assume seu vice José Sarney, um dos "quatrocentões", ou seja, filho daquelas famílias antigas dos colonos. Sarney possui muitas terras no Maranhão. Durante o regime militar houve grande avanço na educação brasileira. O melhor Sistema Nacional de Ensino foi no regime militar. Após os militares, houve grande proliferação do ensino privado e até os dias de hoje. As conquistas feita pelo ensino público estão sendo ameaçadas pela política corrupta do atual governo (2016).
![]() |
![]() |
|
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106
Como referenciar: "Resumo da História da Educação no Brasil" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 16/10/2025 às 00:13. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/resumo_da_historia/index.php?pagina=4