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O RH e a Pedagogia Empresarial (página 2)

Em termos das gestões de pessoas ainda enumera:

- coordenação de equipes multidisciplinares no desenvolvimento de projetos;
- evidenciando formas educacionais para aprendizagem organizacional significativa e sustentável;

- gerando mudanças culturais no ambiente de trabalho;

- na definição de políticas voltadas ao desenvolvimento humano permanente;

- prestando consultoria interna relacionada ao treinamento e ao desenvolvimento das pessoas na organização.

As atividades do pedagogo empresarial relacionam-se a quatro áreas/campos à saber: atividades pedagógicas, sociais, burocráticas e administrativas. Essas atividades permitem a atuação do mesmo em empresas e escolas em função de natureza técnica pedagógica e administrativa; propor e coordenar atualização de profissionais em Empresas e Órgãos ligados à área educacional; coordenar serviços no campo das relações interpessoais; planejar, controlar e avaliar o desempenho profissional de seus subordinados; assessorar empresas e o entendimento de assuntos pedagógicos pessoais.

Quando se trata estreitamente do ambiente empresarial, primeira tarefa do pedagogo é fazer com que o chefe-líder/ empresário, perceba claramente, que o seu ideal de vida, suas aspirações e objetivos pessoais correspondem a uma questão ética e social na empresa. E fazer com que eles se conscientizem que os melhores chefes conseguem resultados positivos, porque são educadores.

O processo de influências recebidas pelos participantes de uma Empresa, durante todo o tempo em que trabalha nela, é educação (HOLTZ, 2006: 32).

Tendo conhecimento que a Educação é o processo de influências, sejam elas positivas ou negativas, na formação da personalidade humana, é possível dizer que a pessoa é educada pelos outros -hetero-educação- ou por si própria- auto-educação. A hetero-educação é dada por aprendizagem; quando recebemos do outras informações e por essas influências construímos nossa personalidade e identidade. E a auto-educação é dada por maturação; consiste em receber influências, buscadas por si mesmo, de dois modos: não intencional- por meios de participação em atividades de diversas naturezas- e intencional- por meio da busca de conhecimentos, sem o auxílio do outro, através de livros, revistas, internet, visitas à feiras, etc.

É válido ratificar, que o papel do pedagogo na empresa é educar de forma construtiva.

Para atingir o objetivo de mudança de comportamento das pessoas, para que haja a produtividade pessoal, é preciso educar e não somente instruir. A instrução não atende aos ideais do processo educativo, de influenciar positivamente e provocar a mudança de comportamento. Os que se limitam a instruir, não cumprem integralmente à missão de educar, ou seja, não estimulam para que ocorram as mudanças de comportamento necessárias que contribuem para melhorar a formação da personalidade.

A Educação Integral é a condição indispensável para melhorar a produtividade, ou seja a atenção do pedagogo empresarial ao processo de influenciar positivamente os funcionários em todos os aspectos da sua personalidade vai favorecer o desenvolvimento da produção profissional nas mais diversas atividades. Para isso o pedagogo deve saber que o ser humano é um ser complexo e que para desenvolver sua faculdade inata de produzir, necessita do desenvolvimento integral da sua personalidade. Portanto, deve deixar transparente com o seu trabalho prático, na empresa, os efeitos positivos da adoção das várias atividades educativas.

A necessidade de influenciar positivamente e desenvolver o homem na sua personalidade integral, fez com que o processo educativo fosse separado em várias partes (Educação Artística, Educação Científica, Educação cívica, Educação corretiva, Educação Doméstica, Educação dos Sentimentos, Educação Econômica, Educação Escolar, Educação Feminina, Educação Filosófica, Educação Física, Educação Funcional, Educação Intelectual, etc.). A Educação Integral promove o desbloqueio da produtividade inata da pessoa humana.

Produtividade é a faculdade inata da pessoa humana, de produzir, e ser rendosa, de ser proveitosa, a ser criativa, de ser elaboradora, de ser realizadora , em tudo o que sabe fazer. Sendo uma faculdade inata, é natural que sejamos produtivos em tudo o que sabemos fazer, seja em atividades pessoais em casa, seja em atividades profissionais no trabalho, seja em atividades sociais (HOLTZ, 2006: 44)

Contudo, podemos concluir que não precisamos aprender produtividade, e sim desenvolvê-la. Porém, nem sempre ocorre dessa maneira. Em alguns dias se é produtivo, em outros dias, não. O estado emocional/psicológico tem grande influência na capacidade de produzir, criar, desenvolver atividades, assim como na saúde.

Desenvolver é tirar o que está envolvendo, o que está escondendo (HOLTZ, 2006: 45)

Ratificando, desenvolver é abolir o que apaga a nossa iluminação e atrapalha o que está sendo produzido/ criado. É válido relembrar que cabe ao pedagogo empresarial criar técnicas de treinamento e de motivação para que haja desenvolvimento produtivo, e uma boa comunicação entre os membros (funcionários e chefia) da empresa.

 ...a necessidade de planejar estrategicamente com um olhar novo a respeito do mundo e do contexto em que cada instituição se insere. Além disso tudo, uma questão importante continuará presente nas organizações, que é a qualidade do trabalho em equipe. Isto é o que fará a diferença. E muito terá de ser feito, ainda, neste sentido. (VELOSO)

A parceria entre pessoas e organização faz com que estas sejam envolvidas de forma efetiva na melhoria e no aperfeiçoamento daquilo que fazem/produzem, assim como na criação de seu futuro.

O Processo de comunicação dentro das organizações é de suma importância para seu crescimento e desenvolvimento como um todo. Hoje com o crescimento da globalização e a concorrência cada vez mais forte, as palavras de ordem são Produtividade, qualidade e competitividade, neste contexto as pessoas passam a ser o grande foco de mudança dentro de uma empresa, alias são elas que se relacionam para o crescimento das organizações, elas são os únicos recursos vivos e inteligentes para enfrentar os desafios das empresas, assim a Pedagogia que já foi citada anteriormente como a ciência que estuda as maneiras de ensinar e a arte de socializar pessoas tem forte ligação nas empresas, e o departamento de Recursos Humanos este inserido como uma das principais áreas para absorver esses profissionais.

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Como referenciar: "O RH e a Pedagogia Empresarial" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 16/04/2024 às 09:26. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/rhpedagogiaempresarial/index.php?pagina=1