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O RH e a Pedagogia Empresarial (página 3)

A Expressão Recursos Humanos refere-se às pessoas que participam das organizações e que nelas desempenham determinados papeis (CHAVIENATO 2009). O RH é uma especialidade que surge para trabalhar com as complexidades organizacionais e para reduzir conflitos entre objetivos individuais e os interesses das empresas. Para Inovar as organizações precisam saber lidar com a subjetividade, gerar comprometimento e ter profissionais sensíveis a mudança no ambiente, para isso o setor de Rh precisa promover estímulos e motivação, além de gerar táticas de energia para o funcionamento da empresa. MCCLELLAND psicólogo americano famoso pela Teoria da Motivação fala sobre três tipos de necessidades que supridas podem obter bom desempenho nas pessoas que são o Poder (posição de influencia), afiliação (afeto) e realização (auto-estima), segundo ele cada pessoa tem um nível de necessidade diferente da outra. A base da Teoria afirma que quando um indivíduo consegue algo através de algum motivo, o mesmo meio será utilizado para resolver outros problemas. Dessa forma caracterizará o estilo da pessoa. As nossas motivações estão ligadas as nossas necessidades, de modo geral são impulsos interiores (de dentro para fora) que nos levam a ação, segundo STACY ADAMS em sua teoria da equidade, existem três níveis de necessidades básicas que são o Biológico que se refere aos nossos desejos e necessidades, o Psicológico que esta ligada aos sentimentos e por ultimo o espiritual que este diretamente ligado a nossa crença em algo, a nossa fé. Ao analisar essas teorias podemos considerar essas necessidades como forças e funções motivadoras de extrema importância, devem-se também levar em conta que as pessoas são diferentes uma das outras, cada um trás consigo valores, idéias enfim, um background cultural  diferente e isso devem ser respeitados dentro das organizações. É importante também ressaltar o espírito de liderança dentro das empresas, a liderança é indispensável para a eficiência, para os lucros e também para a  sustentabilidade da empresa aumentando a sua força de produtividade. Um líder deve primeiro conhecer a si mesmo, o autoconhecimento é essencial para uma boa liderança frente a grupos, assim a mais segurança na transmissão de conhecimentos. Segundo Idalberto Chiavenato (1999:553-627)

"a liderança é um processo chave em todas as organizações. O administrador deveria ser um líder para lidar com as pessoas que trabalham com ele. A liderança é uma forma de influência. A influência é uma transação interpessoal em que uma pessoa age para modificar ou provocar o comportamento de outra pessoa, de maneira intencional."

Um líder precisa ter visão organizacional, autoconhecimento, capacidade de motivação, facilidade na transmissão de seus conhecimentos, capacidade de ouvir as pessoas, engajamento na sociedade, saber pregar e aplicar seus princípios e idéias, pois é ele que conduz as pessoas e influencia diretamente com, a confiança também é muito importante ele precisa passar segurança em suas ações. Um líder precisa saber avaliar, analisar, recompensar, estimular e ate punir de forma responsável sem agredir sua imagem, convencendo o outro de que aquela foi à melhor forma, ele é um exemplo dentro das organizações, mais não pode causar medo e sim deve ser respeitado. Lideres ganham guerras, formam culturas organizacionais, conduzem pessoas de forma excepcional. A liderança é um assunto hoje muito debatido, alias com a crescente globalização e a tecnologia cada vez mais avançada o líder encontra pela frente muitas adversidades que podem ser visto como barreiras para a elaboração e execução de suas tarefas organizacionais. Hoje podemos notar uma grande banalização dos valores obtidos pela família (primeira instituição em que um indivíduo se encontra inserido), e também a falta de ética e solidariedade entre as pessoas, Além do forte poder da mídia e da internet que promovem alguns conceitos equivocados e deturpados que influenciam na maneira de agir, pensar e tomar decisões.

Atualmente as pessoas se comunicam cada vez menos, há uma grande dificuldade nas relações humanas, a comunicação entre pessoas é uma arte, mais é preciso entender que nesse processo há componentes que podem decidir uma boa ou má comunicação, os componentes são: Mensagem (aquilo que deve ser comunicado), Emissor (quem comunica algo), Receptor (quem deve receber a mensagem) e o Ruído (tudo que venha a interferir nessa comunicação), assim diminuindo os ruídos e sendo bem claros e objetivos nas mensagens a serem transmitidas conseguiremos manter uma boa comunicação, seja com um colaborador, cliente ou qualquer outra pessoa, aumentando nosso poder de influencia, o que pode definir um líder.

Muitas vezes há lideranças que são autoritárias e acaba prejudicando as relações nas organizações, segundo Chiavenato (s.d.), "o século XX foi o século da Administração. Foi nele que surgiram as principais abordagens administrativas e a Administração se desenvolveu de forma impressionante". A partir desse contexto surgem novas necessidades de rever conceitos e uma maior necessidade de entender as pessoas nas suas individualidades. A Teoria Behaviorista que a principio foi proposta por WATSON e logo depois desenvolvida por e outros psicólogos, ressalta alguns aspectos organizacionais como, o Processo decisório, onde as decisões particulares são reflexos de decisões globais, a Liderança, que é a capacidade de fazer a melhor escolha, uma característica dos lideres, e os Conflitos entre Objetivos que nada mais é do que o conflito que ocorre entre os objetivos nas organizações e os objetivos individuais de cada pessoa.

Toda Organização possui competências essenciais de grande importância para seu desenvolvimento, cabe ao gestor de RH identificar e fortalecer essas competências assim como promover estratégias para que novas competências sejam despertadas nas organizações.

Os programas de treinamentos que envolvem o RH têm como palavra chave a aprendizagem, para CHIAVENATO (1985, p.288): "Treinamento é o processo educacional, aplicado de maneira sistêmica, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidades em função de objetivos definidos". Para HAMBLIN (1978, p.15) "Treinamento abrange qualquer tipo de experiência destinada a facilitar um ensino que será útil no desempenho de um cargo atual ou futuro".


Esses treinamentos têm por objetivos ajudar as pessoas e a organização há terem novas atitudes e praticas possibilitando um bom desempenho e gerando uma maior qualidade na produtividade da empresa. Para ter vida longa à organização precisa estar preparada para enfrentar os desafios internos e externos, preparar seu pessoal de forma prazerosa e conhecer os fatores essenciais da organização para elaborar treinamentos coerentes e realistas para que ao final a avaliação seja positiva e o gestor possa obter um feedback  como resposta, além dos treinamentos o RH também tem como função a pesquisa de mercado, recrutamento e seleção, legislação trabalhista, avaliação de cargos, planos de carreira, higiene e segurança, benefícios sociais, etc.

O papel do RH é essencialmente educativo, ele trabalha na sensibilização e educação dos seus funcionários, lidar com pessoas é um de suas principais características e faz parte de um dos principais desafios de uma organização. Para CHIAVENATO (2009: p.254)

"Não há leis ou princípios universais para a administração das pessoas, nem normas para lidar com elas. A ARH (administração de Recursos Humanos) é contingencial, ou seja, depende do contexto situacional de cada organização: do seu ambiente externo, da cultura e mentalidade preponderante, do estilo de gestão adotado, da tecnologia utilizada pela organização, das políticas e diretrizes vigentes, da filosofia administrativa preponderante, da concepção a respeito das pessoas que existe na organização e, sobretudo, da qualidade e quantidade dos recursos humanos disponíveis".

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Como referenciar: "O RH e a Pedagogia Empresarial" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 29/04/2024 às 14:43. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/rhpedagogiaempresarial/index.php?pagina=2