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A Rotina na Educação Infantil: na Escola e no Contexto Familiar (página 3)


Dessa forma, diferentes autores concordam em identificar como as principais rotinas a trabalhar na Educação Infantil, tanto em nível curricular como a maneira de educação transversal e no lar, conforme segue (CAMPOS, 1994; BARBOSA, 2009; OSTETTO, 2008; HORN, 2009):

A ORDEM E ORGANIZAÇÃO
A ordem, não só referida ao ambiente físico, como também ao temporal através dos horários. A importância deste hábito vem marcada basicamente porque a organização e a ordem em sua vida cotidiana se refletirão em sua organização interior, o que proporcionará um maior nível de segurança que permitirá se orientar e desenvolver sua inteligência melhorando significativamente seu rendimento acadêmico.
Quanto a ordem do ambiente, não se trata de respeitar a ordem estética ao gosto dos adultos, mas de estabelecer um lugar para cada coisa facilitando sua disciplina interna. Algumas das condutas a considerar para contribuir e melhorar a organização do aluno são indicadas por Horn (2009):
- Estabelecer um horário o mais ordenado e claro possível respeitando-se ao máximo por todos.
- Organizar a classe estabelecendo um lugar para cada coisa e a seu alcance.
- Não amontoar materiais escolares nem jogos.
- Ensinar os alunos a pegar os brinquedos no seu lugar, a utilizá-los e a voltar a guardá-los no mesmo lugar.
- Estabelecer normas e limites com respeito ao horário, ordem e comportamento do aluno em classe de forma que tenham claro a todo o momento o que podem fazer e o que não devem fazer.

A HIGIENE
Algumas das atividades cotidianas relacionadas com a higiene que podem se trabalhar na Educação Infantil e são as seguintes, de acordo com Barbosa e Horn (2009):
- Controle de esfíncteres.
- Utilização correta do vaso sanitário.
- Lavar as mãos, rostos e dentes.
- Deixar limpo a pia e o vaso sanitário após utilizá-lo.
- Assuar o nariz, tossir, espirrar, pentear-se adequadamente.
Quanto à metodologia a empregar em classe para trabalhar estes hábitos Barbosa e Horn (2009) sugerem:
- Programar um tempo determinado para ensinar os hábitos de higiene em aula.
- Situar os alunos em semicírculo.
- Dramatizar a sequência de ações para a utilização do vaso sanitário, do lavabo e o asseio de forma autônoma.
- Realizar atividades para aprender cada movimento, tais como: cortar papel, dobrar as mangas, limpar a pia, fechar a torneira, etc.
- Utilizar o reforço positivo para motivar os alunos na aprendizagem.
- Aceitar os possíveis erros e ajudar-lhes a retificá-los.
- Felicitar-lhes explicitamente quando consigam a aprendizagem.

AS ROUPAS
Habitualmente, as crianças na Etapa de Infantil não chegam a assumir a responsabilidade de se vestir nem de cuidar suas roupas, deixando esta tarefa nas mãos dos adultos. No entanto é essencial trabalhar aspectos da vestimenta nestas idades para atingir um maior nível de segurança neles próprios.
Algumas das atividades que se podem trabalhar no ambiente da classe neste sentido são indicadas por Oliveira (2002):
- Calçar e descalçar os sapatos. Tirar e colocar as meias.
- Tirar e vestir a blusa ou a camisa.
- Tirar e vestir a roupa de abrigo.
- Abotoar e desabotoar os botões.
- Subir e baixar um zíper.
- Amarrar e desamarrar os cadarços.

A ALIMENTAÇÃO
Na verdade, o hábito de se alimentar não é apenas referido a que as crianças saibam utilizar os talheres sem ajuda, mas que aprendam a comer de tudo, que saibam comer a quantidade que cada um precisa e que o façam no tempo estabelecido, o que dificulta em maior medida a aquisição do hábito em seu conjunto.
Schmitz et al. (2008) indicam algumas atividades que podem ser trabalhadas em relação aos hábitos na alimentação podem ser:
- Utilização dos talheres (colher, garfo, faca).
- Descascar a fruta com as mãos.
- Abrir recipientes.
- Beber no copo.
- Servir-se da comida e da água.
- Utilizar o guardanapo.
- Recolher a mesa e os utensílios utilizados.
Igualmente, também se podem promover algumas normas de convivência associadas aos alimentos tais como:
- Comer sem levantar-se da mesa.
- Mastigar com a boca fechada.
- Esperar sua vez.
- Não invadir o espaço alheio.
- Comer cada um, a sua refeição.
- Não brincar com o alimento.

O DESCANSO
As crianças, igual aos adultos, devem compartilhar estados de agitação e atividade com estados de descanso, por isso é imprescindível estabelecer rotinas que favoreçam as crianças a irem para a cama, tranquilos e sempre na mesma hora.

A partir da sala de aula, algumas das atividades que podem ser realizadas para criar a rotina e o ambiente de repouso são indicadas por Debortoli (2008):
- Estabelecer um espaço da manhã em que tenham que relaxar-se (normalmente costuma coincidir com o último período letivo antes de sair do colégio).
- Colaborar na preparação e recolhida de colchonetes e almofadas.
- Calçar e descalçar-se.

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Como referenciar: "A Rotina na Educação Infantil: na Escola e no Contexto Familiar" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 23/04/2024 às 16:45. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/rotinaeducacaoinfantil/?pagina=2