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A Rotina na Educação Infantil: na Escola e no Contexto Familiar (página 4)


A CONVIVÊNCIA
Desde o nascimento, as crianças vivem com outros seres humanos com os quais precisam se comunicar e conviver, motivo pelo qual se torna necessário trabalhar desde o ambiente educativo algumas normas sociais que contribuam para uma convivência mais agradável para todos.
Maluf (2011) destaca alguns hábitos:
- Cumprimentar, saudar e despedir-se.
- Dizer: "por favor" e "obrigado" ao pedir algo.
- Subir e descer as escadas considerando outras pessoas.
- Esperar a vez na fila.
- Comportar-se nos transportes públicos.
- Atravessar uma rua, passear pelas ruas, etc.
- Não gritar, etc.
- Pedir permissão.
- Aprender a compartilhar.
- Colocar-se no lugar de outro (empatia).

A IMPORTÂNCIA DOS RITUAIS NAS FAMÍLIAS
A família que realiza rituais que envolvem todos seus membros gera um ambiente de segurança e confiança aonde as crianças vão ordenando sua vida e seus próprios atos. Sem a existência destas regras as crianças sentem-se instáveis, desenvolvem medos ou, inclusive, comportamentos tiranos.

Deve se lembrar que uma educação totalmente livre não garante crianças felizes. A família deve favorecer a criação de atos habituais que todos conheçam e cumpram. Alguns exemplos destes rituais familiares são: comer juntos na mesa, colaborar em colocar e recolher a mesa, regular a hora de dormir, etc (CRESPO, 2011).
Criar rotinas ajuda a desenvolver hábitos e atitudes que serão a fonte da formação do caráter. A rotina ajuda à aquisição de hábitos e estes facilitam a realização de atividades cotidianas como estudar, se alimentar e dormir. A carência destes hábitos produz um grande desgaste emocional em conflitos e discussões, tanto para os pais como para os filhos (FERNANDES, BOEHS e RUMOR, 2012).

A implantação de rituais familiares deve-se iniciar cedo com os filhos. Desde pequeno, a criança deve habituar-se a cumprir certas regras. Desta forma, sabem o que fazer o que se espera deles e, o mais importante, vivem num ambiente onde podem se predizer o que vai passar se forem ou não cumpridas as regras estabelecidas.

Estes rituais são a base para a criação dos hábitos que possuirão a partir da adolescência e que abarcarão qualquer aspecto de sua vida. Sobretudo, deve se lembrar que as crianças aprendem melhor se os adultos derem o exemplo.

Os atos habituais ficam de alguma maneira gravada na memória proporcionando uma verdadeira educação tanto aos pais como aos filhos. E se ademais, existe colaboração entre a escola e os pais, será viável estabelecer programas e estratégias que facilitem a formação do caráter de crianças e jovens.

Importante ressaltar que quando a ação educativa direta planeja desafios e se fazem propostas, geralmente aparecem as "famílias" pelo qual as atividades com as famílias não podem ser um fim em si mesma (CRESPO, 2012).

Zabalza (2009) oferece sobre este tema, uma série de nuances importantes. Por um lado afirma que o valor de boas relações entre a família e a escola, resulta no bem-estar da criança. Por outro lado, adverte que o rótulo "pais" apresenta uma uniformidade enganosa sendo conveniente planejar o momento de executar as atividades como a hora de valorizar o que parece que há detrás do que se denomina colaboração.

O autor compartilha com a família o trabalho educativo, completando e ampliando suas experiências formativas. A eficácia depende, em grande parte, da unidade de critérios educativos nos diferentes momentos da vida da criança, em casa e na escola. Para que isto seja possível é necessária a comunicação e coordenação entre educadores e pais.

O modelo educativo de atuação que proporcionam os adultos, tanto em casa como na escola, é um modelo fundamental para que as crianças desenvolvam atitudes de ajuda e colaboração, de higiene e manutenção da saúde, bem como de não discriminação para as diferenças de identidade e características dos demais.
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Como referenciar: "A Rotina na Educação Infantil: na Escola e no Contexto Familiar" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 03/05/2024 às 22:25. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/rotinaeducacaoinfantil/index.php?pagina=3