Significar a Educação: Da Teoria à Sala de Aula (página 11)
UMA ÚLTIMA CONTRIBUIÇÃO
Para os colegas professores que queiram exercitar-se nessa caminhada, sugerimos:
a) Para significar o conteúdo:
Passo 1: Selecionem um conteúdo do seu componente curricular em uma determinada série. |
Passo 2: Investiguem o contexto, as situações e os problemas que deram origem a esse conteúdo. |
Passo 3: Busquem situações e problemas do contexto contemporâneo, onde esse conteúdo seja significativo para os seus alunos nessa série (respeitando o nível de desenvolvimento, contexto onde vivem, ...) |
b) Para desenvolver a prática pedagógica, tendo como referência o Arco de Maguerez, exercitem-se nos seguintes passos:
Passo 1: Peguem uma situação-problema e pensem como seria mais significativo apresentar essa situação-problema aos alunos. |
Passo 2: Imaginem que hipóteses teriam os alunos antes da teorização e como esse momento poderia ser desenvolvido. |
Passo 3: Apontem o conteúdo que será abordado para iluminar a compreensão e/ou a solução do problema e pensem como poderiam desenvolver esse momento. |
Passo 4: Imaginem que hipóteses fundamentadas teriam os alunos agora, após a teorização, e como esse momento poderia ser desenvolvido. |
Passo 5: Planejem como levar os alunos a produzir e a demonstrar sua capacidade de compreensão e/ou capacidade de solução do problema abordado. |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ANTUNES, Celso. As inteligências múltiplas e seus estímulos. Campinas: Papirus, 1998.
BERBEL, Neusi Aparecida Navas(org.). Metodologia da Problematização - Experiências com Questões de Ensino Superior. Londrina, PR: Editora UEL, 1998.
BORDENAVE, Juan Díaz e PEREIRA, Adair Martins. Estratégias de Ensinoe Aprendizagem. 22. ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2001.
CASTORIADIS, Cornélius. O mundo fragmentado - as encruzilhadas do labirinto/3. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.
DANIELS, Harry (org.) Vygotsky em Foco: pressupostos e desdobramentos. 4. ed. Campinas, SP: Papirus, 1999.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
GADOTTI, Moacir. Escola Cidadã. 2. ed. São Paulo:Ed. Cortez, 1992.
HENGEMÜHLE, Adelar. Gestão de Ensino e Práticas Pedagógicas. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2004.
MARQUES, Mario Osório. Conhecimento e Modernidade em Construção. Ijui: Editora Unijui, 1993.
MEIREU, Philippe. Aprender... sim, mas como? Trad. Vanise Pereira Dresch. 7 ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
MORETTO, Vasco Pedro. Prova um momento privilegiado de estudo, não um acerto de contas. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Trad. Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya; revisão técnica Edgard de Assis Carvalho. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000.
OLIVA, Alberto (org.). Epistemologia: a cientificidade em questão. Campinas: Papirus, 1990.
PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Trad. Bruno Charles Magne. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
POPPER, Karl e ECCLES, John. O eu e seu cérebro. Trad. Sílvio Meneses Garcia, Helena Cristina Fontenelle Arantes e Aurélio Osmar Cardoso de Oliveira. 2. Ed., Campinas, SP: Papirus, 1995.
ROSA, Sanny S. da. Construtivismo e Mudança. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1994.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Alienígenas na Sala de Aula. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
Clique aqui para avaliar este artigo
![]() |
||
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106