Você está em Artigos

Significar a Educação: Da Teoria à Sala de Aula (página 10)


MOMENTOS DE RELATIVA CONCLUSÃO

O que nos motivou nessas reflexões são nossas angústias profissionais na busca de respostas para históricos problemas na educação. Por um lado, nos livros, em estudos e reflexões, encontramos teorias muito importantes. Concordamos com elas, mais com umas, menos com outras. Nos últimos anos, principalmente, temos visto referenciais que vêm sempre mais ao encontro da natureza humana, trazendo orientações teóricas sobre o ensinar e o aprender. No entanto, no cotidiano escolar, temos nos debatido com o distanciamento entre a teoria e a prática.

Essa distância tem provocado angústias, insatisfações pessoais, pois, sempre mais, vemos colegas desgastados, alunos e professores desmotivados, críticas aos  professores, aumento da indisciplina. Em pesquisas, vemos o Brasil como um dos últimos colocados, quando se trata de produção de conhecimentos, compreensão e interpretação. Fomos sempre da opinião de que nenhuma teoria tem sentido sem a prática e, também, de que nenhuma prática é consistente sem uma boa teoria.

Então temos nos desafiado. Buscando avançar nos estudos teóricos. Escrevendo e publicando as reflexões. Levando para a sala de aula novas propostas,  não só no discurso, mas na prática. Percebendo as reações dos alunos. Discutindo com eles as propostas. Ouvindo suas opiniões. Reavaliando processos. Contribuindo com colegas. Escutando suas angústias. Esses movimentos tem-nos proporcionado muita satisfação, pois estamos em busca, mesmo sabendo que os processos são lentos. Plantamos e, às vezes, temos a impressão de que as sementes não germinam. Mas, mesmo assim, sabemos que vale a pena!

Ao chegar ao final das nossas reflexões, tendo presentes as idéias-chave dos teóricos, fazendo um paralelo entre as mesmas e nossa proposta de "significar a educação, da teoria à sala de aula" e, por fim, deixando algumas contribuições.

Apoiados nos referenciais teóricos elencados ao início, procuramos apontar limitações e caminhos que podem contribuir para que a escola se torne um lugar onde, tanto professores, como alunos possam sentir-se motivados pelo desejo de buscar respostas, sempre relativas, que dêem sentido ao seu ser e estar no mundo. É passo primeiro para a transformação, o que os diversos autores apontam para que se efetive um processo significativo de ensino e aprendizagem.

No entanto, nós nos propomos não analisar a teoria pela teoria, mas sim, a partir dela, construir propostas que possam ajudar os professores, fundamentados teoricamente, a tornar suas práticas significativas, não só para eles, mas também para os alunos.

Concluímos aqui nossas reflexões, alertando, no entanto, que para a concretização destas propostas, é preciso:

  • que a metodologia e a avaliação da formação dos professores no ensino superior não fique apenas no discurso dos formadores dos formadores, mas se transforme em um exercício real nas salas de aula;
  • que os professores, em todos os níveis, investiguem o contexto, as situações e os problemas que originaram o conteúdo que lecionam e busquem relacionar essas informações com as situações e os problemas que dão significado a esse conteúdo no presente; e
  • que a metodologia praticada pelos professores parta de situações e problemas significativos para os alunos; provoque as suas hipóteses; busque, na teoria, a referência para a compreensão e/ou solução dos problemas; exija dos alunos que comprovem/refutem/reconstruam as suas hipóteses iniciais; e exercitem, com base argumentativa, situações e problemas inúmeros, leve-os, enfim, a terem espírito crítico e serem agentes de transformação da realidade, capazes de exercer sua cidadania.

Assim, acreditamos estar mais próximos para responder significativamente as históricas indagações: Professor, para que serve isso? Qual é o significado disso? Por que estamos aprendendo isso?

Indagamo-nos nesse momento: Nossa proposta consegue responder a difícil temática: "Significar a educação: da teoria à sala de aula?" Em parte, acreditamos que sim. No entanto, é claro para nós que essa busca persistirá! Alcançaremos a resposta definitiva quando? Os teóricos nos sugerem: "Nunca". Mas essa é nossa utopia. Aliás, ainda bem que a temos! Pois ela significa que encontraremos sempre motivos de busca, de investigação. Surgirão sempre novas situações, novos problemas e novos referenciais teóricos que suscitarão em nós novos desejos de busca, de compreensão e de solução dos problemas da educação. Enfim, tudo aquilo que dá um sentido a nossa vida!

Anterior   Próxima

Voltar para a primeira página deste artigo


Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106
Como referenciar: "Significar a Educação: Da Teoria à Sala de Aula" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 19/10/2025 às 01:56. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/significar/?pagina=9