Você está em Artigos

Os Desafios da Sustentabilidade e a Pluralidade Cultural (página 4)


Novas Exigências
Dentre as novas exigências que a atual conjuntura prepara ao definir os próximos padrões de valores, na transição para uma economia sustentável e de baixo carbono, está a imposição que todos evidenciem sua atuação no campo social e os efeitos de suas ações sobre o meio ambiente, quer sejam positivos ou negativos, em que pese a importância da preservação do meio ambiente, face à necessidade de exploração de matérias-primas para manter, e mesmo ampliar, o bem-estar nas nações emergentes. Os mecanismos de controle inexistem, são insuficientes ou inadequados para orientar a prevenção, a preservação e a recuperação do meio ambiente e para produzir o quadro das desigualdades sociais.

A sociedade pós-moderna demonstra interesse em trilhar rumo à sustentabilidade, que acena com a possibilidade de se manter práticas salutares, que propiciem avanços tecnológicos, conforto e, ao mesmo tempo, processem mudanças necessárias à conservação da natureza e ao desejável equilíbrio social.

Gênero, Racismo, Educação no Campo, Educação a Distância e Geopolítica.

A educação como promotora da cidadania tem o papel de proporcionar o desenvolvimento de uma consciência ética e moral de respeito às diferenças no âmbito escolar, aqui em questão, em que a educação possa preparar as pessoas para compreender os que são "diferentes", que fogem do estereótipo comum, por exemplo: os negros, os portadores de deficiência física ou mental, os muitos magros, gordos, diferentes gêneros...

Na medida em que os (as) professores (as) estiverem convencidos (as) de que a diferença não significa nenhuma hierarquização em termos inferior/superior, melhor/pior, terão melhores condições de contribuir para que todos os seus alunos possam aprender, a partir da diversidade e da diferença. (FERREIRA, 2004, p.47)

Dessa forma, respeitar as diferenças não está vinculada em mudar as pessoas, mas que essas possam a partir de sua vivência construir conhecimentos valorizando a sua identidade. A educação no campo tem características e necessidades próprias para o aluno do campo em seu espaço cultural, sem abrir mãos de sua pluralidade como fonte de conhecimento em diversas áreas. No Brasil o Pronacampo (Programa Nacional de Educação no Campo) tem como objetivo beneficiar as gerações do presente e as futuras, garantindo que o campo será um lugar digno de qualidade para se morar e criar seus filhos.

As tecnologias vêm como recurso para facilitar a transmissão e assimilação de conhecimentos, em consonância à elas a educação a distância que apesar das criticas é uma forma de democratização da educação, surge como uma alternativa de formação a um público que, anteriormente, estaria excluído da escolarização formal que por motivos de tempo disponível ou localização geográfica, não podiam se formar nos tradicionais cursos superiores.

Anterior   Próxima

Voltar para a primeira página deste artigo


Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106
Como referenciar: "Os Desafios da Sustentabilidade e a Pluralidade Cultural" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 19/10/2025 às 02:58. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/sustentabilidade/?pagina=3