Você está em Artigos
TDAH e Controle Inibitório: Relevância de um Programa Neuropsicopedagógico de Estimulação das Funções Executivas em Sala de Aula (página 6)
Pelos aspectos abordados sobre o a importância do controle inibitório de nossas crianças com TDAH e o impacto social e acadêmico que esse descontrole impõe, fica evidente nesse artigo a necessidade de um programa de estimulação das funções executivas em sala de aula.
Uma releitura de diversos autores norteou esse trabalho aliadas à pratica clínica fonoaudiológica voltada ao manejo de crianças com TDAH/I e suas dificuldades em sala de aula.
O entendimento e aprofundamento dos estudos sobre o controle inibitório e sua interface com as habilidades que compõe as funções executivas é fundamental para todos os profissionais que atuam na área de educação e saúde.
A neuropsicopedagogia em sua atuação clínica e escolar de posse desse conhecimento possibilitará estratégias assertivas para que o manejo dessa criança com TDAH/I seja eficiente e sua aprendizagem eficaz.
8. REFERÊNCIAS
BARKLEY RA et al. Transtornos de Déficit da Atenção/Hiperatividade. Manual para diagnóstico e tratamento.Porto Alegre: Artmed; 2008.
CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; DIAS, N. M. Desenvolvimento de habilidades atencionais em estudantes da 1ª a 4ª série do ensino fundamental e relação com rendimento escolar. Psicopedagogia. Associação Brasileira de Psicopedagogia, v.25, p.198-211, 2008.
DIAS, N. M. Avaliação neuropsicológica das funções executivas: Tendências
desenvolvimentais e evidências de validade de instrumentos. Dissertação de Mestrado.
Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento. Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2009.
DIAS, N. M., TREVISAN, B. T., MENEZES, A., GODOY, S.; SEABRA, A. Dificuldades de aprendizagem e funções executivas. Em F. C. Capovilla & J. M. Montiel (Orgs.), Transtornos de Aprendizagem. São Paulo: Artes Médicas, no
prelo.
FONSECA V.Cognição, neuropsicologia e aprendizagem:abordagem neuropsicológica e psicopedagógica. Petrópolis: Editora Vozes, 2008.
LENT, Roberto. Cem bilhões de neurônios: conceitos fundamentais. São Paulo: Atheneu, 2002.
MUSZKAT, Mauro.TDAH e Interdisciplinidade, intervenção e reabilitação.São Paulo: All Print Editora, 2012.
N.T. Rotta, L.Ohlweiler, R.S.Riesgo. Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2006.
OLIVEIRA, R. M.O conceito de Executivo Central e suas origens. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 23, n. 4, p. 399-406, 2007.
REBOLLO MA,MONTIEL,S. Atencion y funciones ejecutivas. Revista de neurologia 2006.
Uma releitura de diversos autores norteou esse trabalho aliadas à pratica clínica fonoaudiológica voltada ao manejo de crianças com TDAH/I e suas dificuldades em sala de aula.
O entendimento e aprofundamento dos estudos sobre o controle inibitório e sua interface com as habilidades que compõe as funções executivas é fundamental para todos os profissionais que atuam na área de educação e saúde.
A neuropsicopedagogia em sua atuação clínica e escolar de posse desse conhecimento possibilitará estratégias assertivas para que o manejo dessa criança com TDAH/I seja eficiente e sua aprendizagem eficaz.
8. REFERÊNCIAS
BARKLEY RA et al. Transtornos de Déficit da Atenção/Hiperatividade. Manual para diagnóstico e tratamento.Porto Alegre: Artmed; 2008.
CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; DIAS, N. M. Desenvolvimento de habilidades atencionais em estudantes da 1ª a 4ª série do ensino fundamental e relação com rendimento escolar. Psicopedagogia. Associação Brasileira de Psicopedagogia, v.25, p.198-211, 2008.
DIAS, N. M. Avaliação neuropsicológica das funções executivas: Tendências
desenvolvimentais e evidências de validade de instrumentos. Dissertação de Mestrado.
Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento. Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2009.
DIAS, N. M., TREVISAN, B. T., MENEZES, A., GODOY, S.; SEABRA, A. Dificuldades de aprendizagem e funções executivas. Em F. C. Capovilla & J. M. Montiel (Orgs.), Transtornos de Aprendizagem. São Paulo: Artes Médicas, no
prelo.
FONSECA V.Cognição, neuropsicologia e aprendizagem:abordagem neuropsicológica e psicopedagógica. Petrópolis: Editora Vozes, 2008.
LENT, Roberto. Cem bilhões de neurônios: conceitos fundamentais. São Paulo: Atheneu, 2002.
MUSZKAT, Mauro.TDAH e Interdisciplinidade, intervenção e reabilitação.São Paulo: All Print Editora, 2012.
N.T. Rotta, L.Ohlweiler, R.S.Riesgo. Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2006.
OLIVEIRA, R. M.O conceito de Executivo Central e suas origens. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 23, n. 4, p. 399-406, 2007.
REBOLLO MA,MONTIEL,S. Atencion y funciones ejecutivas. Revista de neurologia 2006.
Clique aqui para avaliar este artigo
![]() |
||
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106
Como referenciar: "TDAH e Controle Inibitório: Relevância de um Programa Neuropsicopedagógico de Estimulação das Funções Executivas em Sala de Aula" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 12/10/2025 às 23:06. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/tdah_e_controle_inibitorio/?pagina=5