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O Papel do Tutor Mediador na Modalidade de Educação a Distancia (página 3)


3 O QUE SE ENTENDE POR MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA

O planejamento, a organização e o controle da produção, assim como a utilização dos vários instrumentos, de acordo com Rumble (2003), constituem uma parte importante do trabalho de EAD assim como sob a ótica desta modalidade de educação, é imprescindível que seja realizado um bom trabalho de mediação pedagógica, para que se garanta uma aprendizagem satisfatória dos alunos, e assim sucessivamente o êxito das atividades de cursos à distância.

O processo de mediação é enfatizado na Teoria de Vygotsk, (1984), que considera o homem como um ser social, que se constitui a partir das relações que estabelece com o outro e com o mundo, desempenhando simultaneamente o papel de produto e produtor destas relações sociais em um processo sócio histórico. Sendo assim, o aprendizado é resultante das relações sociais estabelecidas pelos indivíduos.

A EAD no Brasil  também apoia-se na teoria do autor Paulo Freire que diz que ninguém educa ninguém, que os indivíduos se educam na relação mediatizada pelo mundo, onde professor e aluno são sujeitos de um mesmo processo de via de mão dupla, mediando assim, "um" a aprendizagem do outro.

O filosofo racionalista Hegel (1974, p. 20) ao definir mediação discorre o seguinte;
Com efeito, a mediação nada mais é do que a igualdade consigo mesmo que a si mesma se move ou é a reflexão em si mesmo, momento do Eu existente- para-si, a pura negatividade, ou seja a negatividade reduzida à sua simples abstração, o simples devir. O Eu ou o devir em geral, esse mediatizador, é justamente, em razão de sua simplicidade, o devir da imediatidade e o próprio imediato.
Marx (1993), fez uma comparação do papel central da mediação do trabalho com o processo histórico da práxis humana, quando disse: "o primeiro ato histórico do homem foi a produção dos meios que permitem a satisfação de necessidades (...) e a criação de novas necessidades" (MARX, 1993, p. 42).

 Gomes (2004, p.119), discorre que:
[...] a mediação é um processo e nele intervêm diversos agentes com os objetos resultantes de suas atividades culturais e científicas. Os agentes são produtores e produtos de subjetivação que atuam possibilitando o encontro entre as pessoas.
A mediação realizada pelos Tutores na Educação a Distância é uma via de mão dupla, onde os mesmos têm por dever mediar à aprendizagem dos alunos, como também aprender e aprimorar sua prática pedagógica de acordo com as relações estabelecidas com os mesmos, fazendo assim com a busca de satisfação pessoal em produzir a aquisição do conhecimento.

Masetto(2000) define a mediação pedagógica na EaD como:
[..].a Atitude, o comportamento do professor que se coloca como um facilitador, incentivador ou motivador da aprendizagem que se apresenta com a disposição de ser uma ponte entre o aprendiz e sua aprendizagem.
Ou seja, não basta o tutor mediador possuir e transmitir uma grande quantidade de informações é preciso que estas informações sejam transformadas em conhecimento, contribuindo assim para a autonomia dos sujeitos.

A mediação pedagógica  deve ser baseada numa concepção de aluno produtor do próprio conhecimento, entendendo-o como um ser ativo e capaz de construir e subir os degraus e obstáculos que o levaram ao crescimento intelectual e profissional.

Para o autor Masetto (2000), o papel da mediação extrapola o âmbito da ação pedagógica, abrangendo também, outros fatores envolvidos no processo de ensino aprendizagem, como os materiais didáticos e de apoio utilizados, bem como também os alunos envolvidos.

4 O PAPEL DO TUTOR - MEDIADOR NA EDUCAÇAO SUPERIOR A DISTÂNCIA

Na educação a distância faz-se necessário conhecer e perceber a realidade dos alunos, e também encontrar as maneiras mais eficazes de se trabalhar com os mesmos visando à apropriação do conhecimento.

Sendo assim as tecnologias são ferramentas fundamentais para o desenvolvimento deste trabalho, assim como também a mediação que é realizada neste processo.

Cunha (2007, p. 04) relata que "no trabalho, aqueles que trabalham são ao mesmo tempo sujeito e objeto, deste trabalhar, sem que seja possível desembaraçar esses dois momentos".

Dessa forma compreendemos que todos os que se encontram envolvidos no processo de aquisição do conhecimento, precisam estar   engajados e comprometidos na busca do mesmo.

Ao mesmo passo que a tecnologia abre grandes leques de facilidade para os alunos, também requer uma atenção maior as mudanças que devem ser realizadas no trabalho dos que atuam na educação, pois devido ao fato de as salas serem virtuais, sem a presença de um professor presente fisicamente, oferecendo mais liberdade aos alunos, é preciso que alguém realize uma mediação neste processo de aprendizagem, buscando meios para motivar e estimular a vontade de obter conhecimento.

No caso em especial da Educação a Distância, trata-se do Tutor-Mediador, responsável por mediar os processos de ensino e de aprendizagem.

Andrade (2009, p.04) afirma que o papel do tutor-mediador deve ser encarado da seguinte maneira:
Deve ser visto como um professor a distância, com um papel  similar ao professor do ensino presencial, sendo ele o responsável por promover a interatividade, pela troca de experiência entre os alunos e por reforçar a comunicação do grupo.
O tutor mediador tem papel fundamental, na aquisição do conhecimento tendo em vista que o aluno deve buscar a independência neste processo. Para tal é de suma importância que o mediador seja possuidor de habilidades pedagógica e metodológica, e de conhecimentos que correspondam aos quesitos desta modalidade de ensino.

Gonzalez (2005) nos mostra que necessariamente o mediador se torna um motivador da aprendizagem, para tanto é preciso que mediador seja colocado a cumprir funções múltiplas em condições diversas mesmo não sendo preparado para tal papel.

Perrenoud (1993, p.140) refere-se como
[...] ser professor hoje em dia significa saber exercer a profissão em condições muito diversas, utilizando uma pedagogia diferenciada, exigindo diferentes níveis de competências para alunos de diferentes capitais escolares.
Da mesma maneira que Cechinel (2000, p. 14), acreditamos que o professor tutor-mediador da Educação a Distância possui a função de ser um "facilitador, mediador, motivador, orientador e avaliador da aprendizagem". O tutor realiza um importante papel na direção dos alunos que buscam conhecimento científico, o que implica na necessidade ampliar de sua criatividade, e gerenciar o tempo e o espaço educativo.

Para atuar como mediador em cursos em EAD é necessário ser profissional atuante nas áreas cognitiva, psicomotora e afetiva.

Gonzales (2005, p. 40), define ao profissional;
Cabe ao professor mediar todo o desenvolvimento do curso. É ele que responde a todas as dúvidas apresentadas pelos estudantes, no que diz respeito ao conteúdo da disciplina oferecida. A ele cabe também mediar à participação dos estudantes em chats, estimulá-los a participar e a cumprir suas tarefas, e avaliar a participação de cada um. As dúvidas de cada um devem ser divulgadas a todos os participantes em um ambiente apropriado. Para isso, o professor-mediador  tem que se relacionar constantemente com o orientador de ambiente para que essas mensagens, contendo as dúvidas dos estudantes sobre o conteúdo, sejam trabalhadas e divulgadas em local apropriado [...]. Pode-se também atribuir ao professor-tutor a responsabilidade de avaliar os alunos sob sua tutela [...].
Nos dias atuais não é suficiente para um tutor mediados possuir apenas  conhecimentos da sua área de atuação, é necessário que ele conheça como se dá o processo de aprendizagem, e também se apropriar de  estratégias que estimulem a elaboração criativa e ativa do conhecimento, estimulando à resolução de problemas contextualizados.

O tutor mediador deve exercer a função de orientar os acadêmicos, acompanhar o desenvolvimento pedagógico e avaliar a aprendizagem dos alunos à distância. Para tanto o tutor deve possuir uma identidade com capacidades, habilidades e competências inerentes à função. É necessário que exerça uma atitude de receptividade diante do aluno e que seja capaz de assegurar um clima de motivação entre os alunos
Para que o ensino a distância alcance o potencial de vantagem que pode oferecer, é preciso investir no aperfeiçoamento do tutor e, sobretudo, regulamentar a atividade, além de definir e acompanhar indicadores de qualidade.

Neste sentido, Alves, 2003. P, 32 sugere algumas iniciativas:
- alfabetização digital - em todos os níveis de ensino, através da renovação curricular para todas as áreas de especialização, de cursos complementares e de extensão;
- geração de conhecimentos - voltado para a pós-graduação; e
- aplicação da tecnologia da informação e comunicação - desde o nível médio, especialmente nas áreas próximas das novas tecnologias.
    
Conforme Ibanez apud Aretio (1996), é de suma importância  a relação pessoal estabelecida entre os mediadores e alunos e os demais profissionais envolvidos no processo da Educação a Distância. Este processo requer certas habilidades de um tutor mediador, além de sua formação acadêmica, como maturidade emocional, capacidade de liderar, nível cultural adequado, capacidade de empatia, cordialidade e ser um saber ouvir de seus alunos.

Faz-se indispensável também para o trabalho do Tutor mediador que ele, saiba utilizar e tenha domínio de todas as tecnologias que estão ao seu dispor, para subsidiar e incentivar a aprendizagem dos alunos.
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Como referenciar: "O Papel do Tutor Mediador na Modalidade de Educação a Distancia" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 18/04/2024 às 21:29. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/tutoreducacaodistancia/index.php?pagina=2