Você está em Artigos

O Papel do Tutor Mediador na Modalidade de Educação a Distancia (página 4)


5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Neste momento de reflexão em torno da produção deste artigo, foi imprescindível retomarmos a questão central formulada como nosso objeto de pesquisa: a compreensão da realidade educacional atual na modalidade de Educação a Distância, as condições de trabalho e as exigências para exercer a função de Tutor mediador na modalidade em EAD, assunto vastamente discutido.

Observamos como a Educação a distância vem se expandindo no cenário educacional, e as grandes contribuições da mesma para a Educação.

Percebemos também, o quão importante se faz a presença de um Tutor-mediador nesta modalidade, e as exigências para exercer este importante papel no processo de ensino-aprendizagem.

É necessário que sejam a eles direcionadas políticas de constantes capacitações e o auxilio de apoio técnico.

As instituições de EAD devem preocupar-se em formar  tutores através de cursos de capacitação e averiguar o seu desempenho. Faz-se importante que para se iniciar na tutoria aconteçam cursos preparatórios, para que os profissionais conheçam o funcionamento dessa modalidade de ensino.
 É preciso que de fato este ensino possa favorecer a todos os envolvidos, capacitando os alunos para a vida em sociedade onde todos sejam capazes de lapidar e reter os conhecimentos repassados.

Dessa forma, este trabalho buscou contribuir para um melhor entendimento sobre o papel do Tutor mediador na Educação a Distância, assunto que vem sendo muito comentado, porém pouco compreendido.

Espera-se que esse trabalho possa ser um referencial para outras pesquisas, considerando que a temática não se esgota aqui e ainda há muito que se discorrer e pesquisar.

6 REFERÊNCIAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇAO A DISTÂNCIA. Disponível
em: http://www2.abed.org.br/faq.asp?Faq_ID=8   Acesso em: 14 maio. 2014.
---------Avaliação do Ensino Superior a Distância no Brasil. Disponível
em http://www.eca.usp.br/prof/moran/avaliacao.htm. 2006. Acesso em 30 jun 2014
ARETIO, L.G. Educación a distancia hoy. Universidad Nacional de Educación a Distancia. 1994, IN GUAREZI, R.C.M; MATOS,M.M. Educação a distância sem segredos. Curitiba. Ibpex, 2009

BRASIL. Lei n. 9394 de 10 de dezembro de 1996. Estabelecem sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Poder Executivo, DF, 20 dez, 1996.

BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação. Parâmetros curriculares nacionais: adaptações curriculares. Estratégias para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais. Brasília: MEC, 1998.

CECHINEL, J. C. Manual do Tutor. Florianópolis: Udesc, 2000.

CUNHA, D. M. Saberes, qualificações e competências: qualidades humanas na atividade do trabalho. In XIV Reunião Anual da Anped. Anais do XIV Reunião anual da Amped Disponível em: www.anped.org.br/reunioes/28/textos/gt09/gt091188int.rtf Data de Acesso: 15. jun. 2014.

 FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005, 42.ª edição.

GUAREZI, R.C.M; MATOS,M.M. Educação a distância sem segredos. Curitiba. Ibpex, 2009.

GOMES, Christianne Luce. Significados de recreação e lazer no Brasil: Reflexões a partir da análise de experiências institucionais no âmbito das políticas públicas (1926-1964). Belo Horizonte: Faculdade de Educação/UFMG, 2003. (Tese, Doutorado em Educação).

GONZALES, Mathias. Fundamentos da Tutoria em Educação a Distância. São Paulo: Avercamp, 2005.

IBANEZ, Ricardo Marim. A Educação a Distância. Suas modalidades eeconomia. Tradução de Ivana de Mello Medeiros e Ana de Lourdes Barbosa Castro. Rio de Janeiro: UCB, 1996.

MARX, Karl.Manuscritos Econômicos e Filosóficos. Lisboa: Edições 70, 1993.

MASETTO, Marcos T. Mediação Pedagógica e o uso da tecnologia. In: Novas tecnologias e Mediação Pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.

MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediaçãopedagógica. Campinas: Papirus, 2000.

MAIA, Carmem. Guia Brasileiro de Educação a Distância. São Paulo, Esfera, 2002.

MOORE, Michael e KEARSLEY Greg. Educação a Distância: Uma visão Integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

NISKIER, Arnaldo. Educação a Distância: A Tecnologia da Esperança. São Paulo,Loyola, 1999.

PERRENOUD, P. Agir na Urgência: Decidir na Incertez: Artmed, Porto Alegre, 2001.

PRETTI, Orestes. Fundamentos e políticas em educação a distância. Curitiba: IBPEX, 2002.

RUMBLE, G. A gestão dos sistemas de ensino a distância. Brasília: Editora Universidade de Brasília:
Unesco, 2003.

VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. O Desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

Clique aqui para avaliar este artigo

Voltar para seção de artigos

Anterior  

Voltar para a primeira página deste artigo

Como referenciar: "O Papel do Tutor Mediador na Modalidade de Educação a Distancia" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 28/04/2024 às 10:41. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/tutoreducacaodistancia/index.php?pagina=3