Você está em Artigos
Um Novo Olhar para a Educação Infantil (página 6)
Pesquisas neurológicas recentes reforçam a importância da aprendizagem nos anos iniciais. Porém, observa-se que poucas escolas preocupam-se com esta questão, tão pouco valorizada entre os profissionais de educação. A infância, certamente é a etapa mais importante na vida de todas as pessoas, pois é durante esta etapa, que todos aprendem, desenvolvem, compreendem, muitas habilidades, estas que serão imprescindíveis para a vida toda, e se acontece alguma falha durante este período, futuramente a pessoa pode sentir as consequências.
Nota-se que, as políticas públicas educacionais estão cada vez mais falando e investindo em educação infantil. Então, surge a questão: Qual realmente é a função da educação na vida de uma pessoa? E então analisamos os resultados de uma política pública educacional falida no Brasil.
É preciso desvendar os motivos pelos quais ocasionam o fracasso na educação infantil e consequentemente, no ensino fundamental. A grande dificuldade está na compreensão dos gestores em educação, pois eles precisam conhecer o problema de perto. Entender porque a educação nas séries iniciais está desacreditada, e, tantos projetos investidos nela, falidos e sem resultados positivos. Esse é o caminho, pelo menos o começo.
Com as atuais mudanças, percebe-se que o interesse do aluno é fundamental para a aprendizagem, mas, o que vivenciamos hoje é a falta desse interesse. O aluno perdeu esse encanto pela escola, e, demonstram ainda estarem nela por obrigação.
O professor é um líder na medida em que orienta e coordena os alunos em sala de aula. Para isso, é preciso que ele tenha capacitação profissional, condição básica de nortear o seu saber fazer, o como fazer, o porquê fazer e o para quem fazer.
A relação professor/aluno, envolvendo laços de afetividade é muito importante para que o caminhar do ensino ? aprendizagem torne-se um sucesso. Todos os segmentos da comunidade podem compreender melhor o funcionamento da escola, basta observar e compreender qual a principal dificuldade que ela enfrenta. Segundo a professora de ética e cidadania Silvânia da Silva Santos, "A escola é palco de constantes debates e trocas de opiniões, onde se busca desenvolver o sujeito pleno e atualizado, capaz de interagir com a sociedade". Entretanto, muita teoria não funciona na prática, e assim, o resultado torna-se negativo na educação por não acreditarem e investirem pedagogicamente em educação infantil.
Nota-se que, as políticas públicas educacionais estão cada vez mais falando e investindo em educação infantil. Então, surge a questão: Qual realmente é a função da educação na vida de uma pessoa? E então analisamos os resultados de uma política pública educacional falida no Brasil.
É preciso desvendar os motivos pelos quais ocasionam o fracasso na educação infantil e consequentemente, no ensino fundamental. A grande dificuldade está na compreensão dos gestores em educação, pois eles precisam conhecer o problema de perto. Entender porque a educação nas séries iniciais está desacreditada, e, tantos projetos investidos nela, falidos e sem resultados positivos. Esse é o caminho, pelo menos o começo.
Com as atuais mudanças, percebe-se que o interesse do aluno é fundamental para a aprendizagem, mas, o que vivenciamos hoje é a falta desse interesse. O aluno perdeu esse encanto pela escola, e, demonstram ainda estarem nela por obrigação.
O professor é um líder na medida em que orienta e coordena os alunos em sala de aula. Para isso, é preciso que ele tenha capacitação profissional, condição básica de nortear o seu saber fazer, o como fazer, o porquê fazer e o para quem fazer.
A relação professor/aluno, envolvendo laços de afetividade é muito importante para que o caminhar do ensino ? aprendizagem torne-se um sucesso. Todos os segmentos da comunidade podem compreender melhor o funcionamento da escola, basta observar e compreender qual a principal dificuldade que ela enfrenta. Segundo a professora de ética e cidadania Silvânia da Silva Santos, "A escola é palco de constantes debates e trocas de opiniões, onde se busca desenvolver o sujeito pleno e atualizado, capaz de interagir com a sociedade". Entretanto, muita teoria não funciona na prática, e assim, o resultado torna-se negativo na educação por não acreditarem e investirem pedagogicamente em educação infantil.
![]() |
![]() |
|
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106
Como referenciar: "Um Novo Olhar para a Educação Infantil" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 13/10/2025 às 01:51. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/um_novo_olhar/index.php?pagina=5