O Uso de Atividades Lúdicas no Ensino de Língua Inglesa para Alunos do 6° Ano do Ensino Fundamental II (página 3)
Por esta razão, o currículo educacional passou por uma série de transformações na sua estrutura, buscando não somente repassar um conteúdo quantitativo, mas também privilegiar o qualitativo, que havia sido esquecido por muitos na área da educação. Os PCN de LE (1999, p. 29) afirmam que:
O currículo, enquanto instrumentação da cidadania democrática deve contemplar conteúdos e estratégias de aprendizagem que capacitem o ser humano para a realização de atividades nos três domínios da ação humana: a vida em sociedade, a atividade produtiva e a experiência subjetiva, visando à integração de homens e mulheres no tríplice universo das relações políticas, do trabalho e da simbolização subjetiva.
Os PCN de LE funcionam como um referencial curricular que possibilita aos educadores teorizarem sobre concepções de áreas, pressupostos relevantes, conteúdos, sequenciação, tratamento didático e avaliação. Têm como principal objetivo, nortear as ações dos educadores para um trabalho efetivo de inclusão social do educando não sendo elemento impositivo, mas propositor de debates e formador de reflexões, visto que suas diretrizes estão alicerçadas nos princípios construtivistas.
Os conteúdos propostos para o terceiro e quarto ciclos, às avaliações e aos métodos didáticos, no que se refere às quatro habilidades comunicativas são: ler, escrever, ouvir, falar
O principal objetivo da educação moderna, agora, não é só passar conteúdos, mas desenvolver competências; habilidades nos alunos que os prepare para a vida. O professor brasileiro enfrenta o desafio de mudar sua postura frente à classe, ceder tempo de aula para atividades que integrem diversas disciplinas, e estar disposto a aprender com a turma. Entretanto, de nada adianta exigir mudanças do docente se a sociedade não se empenhar em definir quais competências e habilidades que os discentes devem desenvolver.
Assim sendo, os PCN (1999, p.153), estabelecem as competências e habilidades a serem desenvolvidas em Língua Estrangeira Moderna.
Veja tabela a seguir:
TABELA I - COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Representação e Comunicação |
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Investigação E Compreensão |
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Contextualização Sócio-cultural |
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3. METODOLOGIA
A metodologia utilizada neste trabalho constitui-se de uma pesquisa qualitativa, na qual se utilizou o estudo de caso, uma modalidade desse tipo de investigação.
Dörnyei (2001) destaca que a característica principal do estudo de caso é a sua flexibilidade, que vem traduzida na grande variedade de técnicas de elicitação e coleta de dados.
Lüdke & André (1986, p.99), quando tratam a pesquisa em educação, indicam cinco características básicas para a pesquisa qualitativa, que esta proposta de trabalho procurará adotar. São elas:
a) a pesquisa qualitativa tem o ambiente natural como sua fonte direta de dados, e o pesquisador como seu principal instrumento; b) os dados coletados são predominantemente descritivos; c) a preocupação com o processo; d) o significado que as pessoas dão às coisas e a sua vida, são focos de atenção especial para o pesquisador; e) a análise dos dados tende a seguir o processo indutivo.
Serão considerados neste estudo, os ambientes, os recursos e as condições frente à prática pedagógica de docentes e alunos em situações teórico-práticas nas aulas de Língua Inglesa, pois o sujeito envolvido em um contexto de educação está a todo instante operando com processos que o levem em busca de novas metodologias de aprendizagem.
A pesquisa foi realizada em uma escola municipal na cidade de Taubaté, na qual foram assistidas aulas do 6º ano A, B, C e D do Ensino Fundamental II, totalizando quatro aulas.
A entrevista foi realizada com seis professores de Língua inglesa do 6º ano do Ensino Fundamental II.