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O Uso de Atividades Lúdicas no Ensino de Língua Inglesa para Alunos do 6° Ano do Ensino Fundamental II (página 3)

Por esta razão, o currículo educacional passou por uma série de transformações na sua estrutura, buscando não somente repassar um conteúdo quantitativo, mas também privilegiar o qualitativo, que havia sido esquecido por muitos na área da educação. Os PCN de LE (1999, p. 29) afirmam que:

O currículo, enquanto instrumentação da cidadania democrática deve contemplar conteúdos e estratégias de aprendizagem que capacitem o ser humano para a realização de atividades nos três domínios da ação humana: a vida em sociedade, a atividade produtiva e a experiência subjetiva, visando à integração de homens e mulheres no tríplice universo das relações políticas, do trabalho e da simbolização subjetiva.

Os PCN de LE funcionam como um referencial curricular que possibilita aos educadores teorizarem sobre concepções de áreas, pressupostos relevantes, conteúdos, sequenciação, tratamento didático e avaliação. Têm como principal objetivo, nortear as ações dos educadores para um trabalho efetivo de inclusão  social do educando não sendo elemento impositivo, mas propositor de debates e formador de reflexões, visto que suas diretrizes estão alicerçadas nos princípios construtivistas.

Os conteúdos propostos para o terceiro e quarto ciclos, às avaliações e aos métodos didáticos, no que se refere às quatro habilidades comunicativas são: ler, escrever, ouvir, falar

  
O principal objetivo da educação moderna, agora, não é só passar conteúdos, mas desenvolver competências; habilidades nos alunos que os prepare para a vida. O professor brasileiro enfrenta o desafio de mudar sua postura frente à classe, ceder tempo de aula para atividades que integrem diversas disciplinas, e estar disposto a aprender com a turma. Entretanto, de nada adianta exigir mudanças do docente se a sociedade não se empenhar em definir quais competências e habilidades que os discentes devem desenvolver.

Assim sendo, os PCN (1999, p.153), estabelecem as competências e habilidades a serem desenvolvidas em Língua Estrangeira Moderna.

Veja tabela a seguir:

TABELA I - COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Representação e
Comunicação
  • Escolher o registro adequado à situação na qual se processa a comunicação e o vocábulo que melhor reflita a idéia que pretende comunicar.
  • Utilizar os mecanismos de coerência e coesão na produção oral e/ ou escrita.
  • Utilizar as estratégias verbais e não-verbais para compensar as falhas, favorecer a efetiva comunicação e alcançar o efeito pretendido em situações de produção e leitura.
  • Conhecer e usar as Línguas Estrangeiras Modernas como instrumento de acesso a informações a outras culturas e grupos sociais.
Investigação
E Compreensão

  • Compreender de que forma determinada expressão pode ser interpretada em razão de aspectos sociais e/ ou culturais.
  • Analisar os recursos expressivos da linguagem verbal, relacionando textos/contextos mediante a natureza, função, organização, estrutura, de acordo com as condições de produção/recepção (intenção, época, local, interlocutores participantes da criação e propagação de idéias e escolhas, tecnologias disponíveis).

Contextualização Sócio-cultural

  • Saber distinguir as variantes lingüísticas.
  • Compreender em que medida os enunciados refletem a forma de ser, pensar, agir e sentir de quem os produz.
FONTE: PCN DE LE (1999, p.153)

3. METODOLOGIA

A metodologia utilizada neste trabalho constitui-se de uma pesquisa qualitativa, na qual se utilizou o estudo de caso, uma modalidade desse tipo de investigação.

Dörnyei (2001) destaca que a característica principal do estudo de caso é a sua flexibilidade, que vem traduzida na grande variedade de técnicas de elicitação e coleta de dados.

Lüdke & André (1986, p.99), quando tratam a pesquisa em educação, indicam cinco características básicas para a pesquisa qualitativa, que esta proposta de trabalho procurará adotar. São elas:

a) a pesquisa qualitativa tem o ambiente natural como sua fonte direta de dados, e o pesquisador como seu principal instrumento; b) os dados coletados são predominantemente descritivos; c) a preocupação com o processo; d) o significado que as pessoas dão às coisas e a sua vida, são focos de atenção especial para o pesquisador; e) a análise dos dados tende a seguir o processo indutivo.

Serão considerados neste estudo, os ambientes, os recursos e as condições frente à prática pedagógica de docentes e alunos em situações teórico-práticas nas aulas de Língua Inglesa, pois o sujeito envolvido em um contexto de educação está a todo instante operando com processos que o levem em busca de novas metodologias de aprendizagem.

A pesquisa foi realizada em uma escola municipal na cidade de Taubaté, na qual foram assistidas aulas do 6º ano A, B, C e D do Ensino Fundamental II, totalizando quatro aulas.

A entrevista foi realizada com seis professores de Língua inglesa do 6º ano do Ensino Fundamental II.

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Como referenciar: "O Uso de Atividades Lúdicas no Ensino de Língua Inglesa para Alunos do 6° Ano do Ensino Fundamental II" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 28/04/2024 às 17:48. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/atividadesludicasnalinguainglesa/index.php?pagina=2