Você está em Artigos

Ensino Fundamental de Nove Anos Desafia a Gestão Escolar: da Sala de Aula e da Escola (página 9)

Nessa direção, projetar um novo currículo, no contexto do Ensino Fundamental de Nove Anos, significa falar de crianças em processos de aprendizagem nas diferentes linguagens. Na lógico matemática,  nas ciências sociais e humanas, na corporal e não apenas da escrita e da fala. Há que se considerar as especificidades das suas formas de comunicação verbal, características do desenvolvimento infantil, expressas na fala egocêntrica, no faz-de-conta, entre outras, presentes no processo de formação de conceitos, que se inicia no pensamento sincrético na infância.

Não se trata da diluição dos conteúdos do Ensino Fundamental de oito anos em nove anos, nem na inclusão da Educação Infantil nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; implica sim, na redefinição de quais serão conceitos e conteúdos para serem trabalhados ao longo desta etapa da Educação Básica.

Significa falar na constituição da identidade que se constrói no exercício da compreensão sobre sentimentos, nas variadas formas de expressão de idéias, na interação com o grupo, na internalização de regras e valores do âmbito das relações sociais e na prática do diálogo entre os diferentes. Vale ressaltar que é na relação entre o eu e o outro, mediados pela cultura, que se institui a identidade dos sujeitos.

As políticas públicas, geralmente, são pensadas por algumas pessoas e executadas por outras. Não raras vezes os professores são convocados a trabalhar numa perspectiva sem se quer terem sido convidados a pensar sobre a mesma e é neste âmbito de mudanças normativas e legais que precisamos debater, questionar, pesquisar, estudar e este processo de (re) acomodação dos atores escolares e dos órgãos centrais que compõe os sistemas de ensino precisa ser garantido dentro dos espaços/tempos escolares.

Porém os próprios documentos do MEC ressaltam a importância de pensar a inclusão desta criança seis anos num plano mais amplo onde o professor e responsável pela educação e o cuidado das mesmas. Mas que professor é este? Quais os conhecimentos que ele deve ter? Qual é a formação adequada? Não há um modelo de professor a ser buscado, entretanto é necessário assegurar ao professor o tempo para a formação continuada, pois a natureza do trabalho docente requer um continuado processo de formação dos sujeitos sociais historicamente envolvidos com a ação pedagógica, sendo indispensável o desenvolvimento de atitudes investigativas, de alternativas pedagógicas e metodológicas na busca de uma qualidade social da educação.

Segundo Veiga:

 "O projeto pedagógico da formação, alicerçado na concepção do professor como agente social, deixa claro que é o exercício da profissão do magistério que constitui verdadeiramente a referência central tanto da formação inicial e continuada como da pesquisa em educação. Por isso, não há formação e prática pedagógica definitivas: há um processo de criação constante e infindável, necessariamente refletido e questionado, reconfigurado".  (Veiga 2002, p. 85-86)

Conseguir assegurar o espaço de formação continuada e coletiva do professor dentro das escolas está sendo hoje mais do que nunca um desafio para a gestão, pois sabe-se da importância de o fazer pedagógico diário ser o objeto de reflexão, de estudos, de planejamento e de ações coletivas dentro da escola. A reflexão dos profissionais sobre a sua prática pedagógica consolida uma proposta pedagógica coerente com a escola.

 Assim, segundo Pimenta (1999, p.39), "o trabalho docente constrói-se e transforma-se no cotidiano da vida social" isto é, a prática pedagógica tem como ponto de partida e como ponto de chegada a prática social dos sujeitos, caracterizando-a como fonte de conhecimentos que produzem "mudanças qualitativas" municiadas de conhecimentos críticos aprofundados da realidade. Essa perspectiva revela a crença que devemos ter na importância da formação do professor como um dos pilares básicos para um trabalho docente de qualidade.

Anterior   Próxima

Voltar para a primeira página deste artigo

Como referenciar: "Ensino Fundamental de Nove Anos Desafia a Gestão Escolar: da Sala de Aula e da Escola" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 05/05/2024 às 10:23. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/ensinofundamentalnoveanos1/index.php?pagina=8