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Ensino Fundamental de Nove Anos Desafia a Gestão Escolar: da Sala de Aula e da Escola (página 10)

Neste momento onde a Lei 11.114/2005 impõe razoáveis modificações na estrutura e no funcionamento do ensino fundamental, as quais passam pela formação inicial e continuada de professores; a clareza quanto ao verdadeiro papel da escola ( construída no processo de consolidação da democracia e não apenas uma instituição que presta serviço...); a necessidade de uma proposta pedagógica apropriada (escola pública, escola do campo, da cidade...); reorganização dos espaços físicos; materiais didáticos apropriados entre vários outros aspectos nos questionamos. Quem dará as melhores respostas sobre os encaminhamentos e mudanças que devem ser feitos na escola? Com certeza estas respostas e caminhos serão encontrados nos momentos de formação continuada, porém estes devem fazer com que os professores reflitam criticamente sobre o seu fazer e o seu pensar docente, tornando-os assim produtores de conhecimentos que conduzam a reflexões coletivas e intervenções na prática pedagógica.

Em resumo, a formação continuada deve estar sempre articulada, visando ao desenvolvimento e a produção do professor como pessoa e como profissional, mas também objetivando o desenvolvimento e a produção da escola como instituição educativa responsável por grande parte das questões relacionadas à educação.

CONCLUSÃO

 
Gestar um prática educativa pautada numa política de implantação é um desafio posto para todas as escolas e eu considero principalmente um desafio para o profissional da educação que hoje não tem a sua formação acabada no momento que conclui a sua graduação. Hoje a realidade é diferente, pois devemos estar cientes que a nossa formação é permanente e deve ser integrada no dia-a-dia dentro das escolas. Nóvoa (2002, p. 23) diz que: "O aprender contínuo é essencial se concentra em dois pilares: a própria pessoa, como agente, e a escola, como lugar de crescimento profissional permanente."

Não há como pensarmos uma nova proposta educacional para o Ensino Fundamental de Nove Anos descolada da nossa realidade, pois, conforme Vygotsky sustenta em sua teoria do desenvolvimento intelectual, todo conhecimento é construído socialmente, no âmbito das relações humanas. O conhecimento que permite o desenvolvimento mental se dá na relação com os outros. Nessa perspectiva o professor constrói sua formação, fortalece e enriquece seu aprendizado. Por isso é importante ver a pessoa do professor e valorizar o saber de sua experiência.

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Como referenciar: "Ensino Fundamental de Nove Anos Desafia a Gestão Escolar: da Sala de Aula e da Escola" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 25/04/2024 às 21:20. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/ensinofundamentalnoveanos1/index.php?pagina=9