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Estimulando as Inteligências Múltiplas (página 3)

Nota-se hoje que o computador está cada vez mais, presente nas escolas. Muitas possuem laboratórios de informática completos (recursos, acessórios, softwares e componentes que fazem parte de um computador) e estes laboratórios são abertos a todos os educadores que se sintam motivados a trabalhar informática com seus alunos.
Em sites de busca podemos notar que há diversos projetos relacionados à tecnologia na educação disponíveis para pesquisa, projetos estes que foram criados e vivenciados por outros educadores que se permitiram fazer uso da informática educativa, sem receios ou resistências. Ao pesquisar temas relacionados a tecnologia e educação, nota-se que há diversos tópicos disponíveis, inclusive sites educativos que possuem várias atividades de alfabetização, artes, geografia, física, matemática, história, meio ambiente, dentre outras.

As tecnologias permitem um novo encantamento na escola, ao abrir suas paredes e possibilitar que alunos conversem e pesquisem com outros alunos da mesma cidade, país ou do exterior, no seu próprio ritmo. (MORAN, 1995)

Abrir as portas da escola para as tecnologias permite que um mundo de escolhas se apresente. Diversas são as possibilidades de interação, colaboração e troca entre os envolvidos neste processo. A escola permite aos educadores e alunos aprenderem com outros educadores e outros alunos de outras escolas, mesmo que estas estejam em bairros, cidades e até países diferentes.

Nota-se que as escolas hoje possuem os recursos necessários para adentrarem nesta rede de informações e comunicação, basta que os educadores busquem conhecer estas tecnologias e suas possibilidades potencializadoras da educação.

O papel do educador

O papel do educador é extremamente importante no processo ensino-aprendizagem dos alunos, principalmente quando este ensino é permeado pelas tecnologias educativas. Moran (1995) afirma que "(...) as tecnologias de comunicação não mudam necessariamente a relação pedagógica. As tecnologias tanto servem para reforçar uma visão conservadora individualista como uma visão progressista".

Muitos educadores ainda têm resistência em trabalhar com tecnologias na educação, desta forma ficam aquém das várias possibilidades que o uso do computador permite desbravar. O educador deve ter em mente que o computador em si não pode sozinho possibilitar o objetivo a que se propõe, este necessita do educador como mediador da aprendizagem do aluno, somente ele poderá direcionar o aluno na busca, na autonomia e no uso adequado do comutador.

(...) confiar no aluno; acreditar que ele é capaz de assumir a responsabilidade pelo seu processo de aprendizagem junto conosco; assumir que o aluno, apesar de sua idade, é capaz de retribuir atitudes adultas de respeito, de diálogo, de responsabilidades, de arcar com as conseqüências de seus atos (...) todos esses comportamentos exigem, certamente, uma mudança de mentalidades, de valores e de atitudes de nossa parte. (MASETTO, 2006, p. 142).

 

Os profissionais da educação que desejam fazer parte desta nova sociedade cada vez mais informatizada e interligada, deve transpor suas resistências em relação ao uso do computador e buscar meios para que este uso seja cada vez mais significativo e potencializador da educação.

O uso do computador e as IM

Pode-se notar que o uso do computador na escola já apresenta grande avanço, este possibilita ao educador criar aulas mais dinâmicas e criativas. Diversos são os projetos que se pode realizar com o auxílio do computador. Diversas são as IM que podem ser desenvolvidas através do computador, por exemplo quando o aprendiz está digitando um texto, ao fazê-lo ele já está colocando em prática sua habilidade corporal / Cinestésica e Linguística, se está criando imagens está desenvolvendo suas habilidades visuais, espaciais e motoras.

Ao criar um vídeo desenvolve habilidades Corporais / Cinestésicas, visuais, musicais, lingüísticas, dentre outras habilidades dependendo do conteúdo ao qual será apresentado. Desta forma há uma demanda de ferramentas tecnológicas, softwares, sites educativos, jogos pedagógicos para se oferecer aos aprendizes.
Moraes (2007) afirma que "Para entender esta demanda é necessário que os professores tenham uma formação que os levem a conhecer os potenciais educacionais do computador e a serem capazes de utilizá-los em benefício de suas atividades diárias".

O educador pode utilizar o laboratório de informática da escola para criar seus projetos e a partir daí utilizá-lo em atividades que permitem aos aprendizes desenvolverem suas diversas inteligências. Gaspary e Rupert (2009) afirmam que "O computador está integrando todas as mídias, tornando- se simultaneamente um instrumento de trabalho, de comunicação e de lazer".

Os educadores que pretendem seguir nesta corrente tecnológica que avança a cada dia, que pretendem fazer parte da era digital, devem buscar superar suas dificuldades tecnológicas e fazer uso freqüente do computador. Este pode facilitar diversos trabalhos e alavancar ainda mais a aprendizagem de alunos, além de desenvolver as inteligências destes, proporciona mais autonomia e criatividade aos aprendizes. Os professores do ensino fundamental, têm sob seus cuidados crianças entre 6 e 14 anos que são crianças e adolescentes em busca do novo.

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Como referenciar: "Estimulando as Inteligências Múltiplas " em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 02/05/2024 às 15:37. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/inteligenciamultipla/index.php?pagina=2