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Modelagem Matemática no Ensino de Funções Polinomiais do 2º Grau (página 6)

Realizar este trabalho foi de suma importância na nossa carreira profissional, pois ganhamos muita experiência. Aprendemos com os erros cometidos e com as dificuldades encontradas, tais como: indisciplina, falta de interesse e falta de motivação. A metodologia adotada foi um ponto positivo, pois ela possibilitou a execução de aulas dinâmicas e atrativas, diferentes das aulas tradicionais, contribuindo na melhoria da aprendizagem dos alunos.

No período de observação, percebemos que as aulas eram sempre as mesmas, possibilitando assim o desinteresse da turma. Por isso, no período de regência, propusemos uma metodologia diferente que oferecesse oportunidades as argumentações por parte do aluno. Com efeito, as aulas em que obtivemos maior sucesso foram aquelas nas quais utilizamos materiais concretos como: cartazes, embalagens, dentre outros, pois acredito que em nenhuma outra disciplina os alunos tinham contato com aulas desta magnitude. Contudo, a aula mais espetacular foi a que realizamos o trabalho de modelagem matemática, trabalho este que visava calcular as áreas de diversas embalagens retangulares. As embalagens foram levadas pelos próprios alunos. Neste trabalho de modelagem os alunos se dividiram em grupos e a partir da expansão de todos os lados das embalagens consideradas, deveriam encontrar uma lei de formação que expressasse as áreas das embalagens retangulares. O conteúdo abordado nesta atividade envolvia funções polinomiais do 2º grau, que foi trabalhado durante o período de regência.

Enquanto, futuro profissional pretendemos continuar utilizando de métodos educacionais que tragam aos alunos maior habilidade de desenvolver seu senso crítico, de argumentar e de resolver situação-problema. Pois acreditamos que a educação necessita de profissionais competentes e que obtenham facilidade em propor uma metodologia que seja adequada ao desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. Com aulas mais atrativas o interesse dos alunos as aulas ira aumentar, facilitando o desenvolvimento do ensino-aprendizagem, contribuindo assim para a formação do cidadão.

Bibliografia

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Como referenciar: "Modelagem Matemática no Ensino de Funções Polinomiais do 2º Grau" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 17/05/2024 às 02:50. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/modelagemmatematica/index.php?pagina=5