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Modelagem Matemática no Ensino de Funções Polinomiais do 2º Grau (página 5)

Figura 04: Caixa de uma calculadora científica

Após expandirem os três retângulos chegaram a conclusão que área total de qualquer caixa com o formato de um paralelepípedo retângulo pode ser dada através da fórmula abaixo:

Avaliação do Projeto de Modelagem

Nesse momento estamos fazendo uso da terceira etapa de modelagem para analisar a atividade proposta. Percebemos que este projeto proporcionou nos alunos a capacidade de interpretar e solucionar problemas, operacionalização com problemas numéricos, desenvolvimento do espírito comunitário, devido ao trabalho ter sido feito em grupos. Os alunos obtiveram exito na realização deste trabalho. Com isso, ficamos muito orgulhosos por termos alcançando nossos objetivos como estagiários, que era fazer com que os alunos  aprendessem Matemática e a sua importância no cotidiano deles.

Análise da Ação Pedagógica

O professor tem um papel de suma importância ao avaliar os progressos do alunado no decorrer do ano letivo, no sentido de atingir os objetivos de ensino. A avaliação é um processo necessário ao professor para verificar a aprendizagem e as dificuldades que, a partir da avaliação, devem ser superadas para que o processo de ensino-aprendizagem seja adequado as necessidades do aluno.

Sabemos que o processo de avaliação sempre esteve presente no cotidiano escolar, para melhor esclarecer esse processo MEDIANO (1994: p.133) afirma que:

"A avaliação é um processo presente em todos os aspectos da vida escolar: professores avaliam alunos, alunos avaliam professores, diretor avalia seus professores e estes o diretor, pais avaliam professores e escola. Entretanto, só a avaliação do aluno pelo professor parece ser um aspecto formalmente reconhecido na vida da escola."(MEDIANO, 1994, p. 133)

Com isso, os professores devem estar em constante observação quanto a realização das atividades propostas, observando alguns pontos importantes, como: o conhecimento que o aluno possui dos anos anteriores, a capacidade de receber e realizar tarefas, organização das ideias de forma verbal ou escrita, sua interação com os demais alunos, ou seja, capacidade de trabalhar em grupos, etc. Então, o professor deve usar o bom senso ao avaliar seus alunos e não usar a avaliação como um método de exclusão ou de punição.

No período de regência, os alunos da 1ª série do ensino médio foram avaliados continuamente. Eles fizeram uma avaliação escrita em duplas e com consulta (material didático) no valor de 3,0 pontos, além de serem avaliados quanto a participação e ao interesse, que juntamente com um trabalho em grupo, valeram 2,0 pontos. Com isso, a nota que o aluno poderia obter foi o somatório das notas das atividades propostas podendo alcançar um total de 5,0 pontos. Os alunos ainda foram avaliados de acordo com as atividades propostas pela professora supervisora, obtendo assim, os outros 5,0 pontos.

Considerações Finais

Modelagem matemática como metodologia de ensino: será uma proposta viável?

Com esta metodologia percebemos que a educação do país pode ter solução, restando aos professores serem criativos e inovadores e que sempre estejam em contato com novas práticas para ensinar os mais variados conteúdos. Principalmente, acreditamos que os professores devem trabalhar com amor. Porém, sabemos que é necessária uma reforma nesse modelo de educação atual, caso contrário o sucateamento das escolas públicas aumentará cada vez mais. Para que isto não ocorra, é necessário que o governo invista mais na educação pública do país, melhorando a qualidade do ensino e dando condições de trabalho aos professores, principalmente aumentando os cursos de formação. Assim, teremos profissionais que sempre estarão em contato com as mudanças nas metodologias de ensino, suas aulas certamente serão mais dinâmicas e voltadas para o cotidiano dos alunos, possibilitando o desenvolvimento do conhecimento e a formação do cidadão.

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Como referenciar: "Modelagem Matemática no Ensino de Funções Polinomiais do 2º Grau" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 02/05/2024 às 00:31. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/modelagemmatematica/index.php?pagina=4